TOP 10 JRPG para 2021

2021 promete ser um bom ano para os fãs de JRPG. Existem várias propostas já no horizonte e muitas mais devem surgir entretanto.

Existem também vários jogos que deram já a cara, mas que duvido muito que venham a ser lançados este ano. Jogos como Final Fantasy XVI, Legend of Heroes Hajimari no Kiseki ou Digimon Survive, podem muito bem passar este ano à frente.

Como grande fã de JRPG, resolvi escolher os 10 jogos que mais estou entusiasmado para meter as mãos em cima. É uma lista pessoal, mas são jogos que devem ter em conta caso gostem do estilo japonês de fazer as coisas. Se querem saber de outros menos japoneses, terei uma lista sobre esses em breve!

 

 

10 – Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster [Nintendo Switch, PS4] Primavera

Se nunca jogaram o primeiro na PS2 então não sabem o que perderam. Originalmente conhecido como Lucifer’s Call na Europa, Shin Megami Tensei III Nocturne HD foi um dos primeiros JRPG com teor verdadeiramente negro que joguei e um brilhante sucessor para a saga.

O Remaster vai permitir que todos possam ver o quão bom e estranho este episódio era, agora com melhor visual e várias melhorias. Um dos melhores JRPG da PS2 que vai mostrar mais algumas das bases que serviram para sagas como Persona.

 

 

09 – Tales of Arise [PC, PS4, PS5, XB1, Xbox Series] Data a confirmar

Tales of Arise é um jogo estranho. Feito a pensar como uma revolução na série Tales, ainda muito pouco foi confirmado ou revelado sobre este lançamento.

O simples facto de ser um Tales, já aumenta a curiosidade mas ainda existe uma certa reticência no ar, o que o afasta dos lugares mais altos. Existe expectativa, mas não nos deixemos entusiasmar para já. Como fã de Tales of Xillia e Tales of Berseria, há muito que esta série pode dar.

 

 

08 – Scarlet Nexus [PC, PS4, PS5, XB1, Xbox Series] Data a confirmar

Scarlet Nexus surge no encalço dos novos IPs da Bandai Namco como foi Code Vein antes dele. Embora não estejam ligados, existem aqui muitas semelhanças. Scarlet Nexus está muito mais ligado à acção rápida e o facto de ser um dos primeiros grandes jogos da companhia a explorar as plataformas de nova geração.

O que vi até agora de Scarlet Nexus promete, especialmente por ter alguns elementos que me lembram Freedom Wars. Vamos ver se o resultado vai estar ao nível das expectativas.

 

 

07 – Ys Ix: Monstrom Nox [Nintendo Switch, PC, PS4] Fevereiro

Embora não seja o maior fã da série Ys (mesmo tendo gostado bastante de Ys VIII: Lacrimosa of Dana), o facto de ter ficado cada vez mais fã da Falcom devido a The Legend of Heroes, faz com que Ys Ix: Monstrom Nox esteja mais alto na minha lista de interesses para este ano.

Continuo a não gostar muito de jogos onde o protagonista é do tipo silencioso, mas depois da experiência com Ys VIII, espero que a Falcom tenha feito magia novamente.

 

 

06 – Bravely Default II [Nintendo Switch] Fevereiro

Bravely Default 2 é daqueles jogos que merece estar na lista nem que seja pelo facto de mostrar à Square-Enix que queremos JRPG por turnos. Bravely Default é genial e Bravely Second: End Layer é bastante bom, por isso este terceiro tem obrigação de ser pelo menos muito bom.

Por agora parece que está tudo no bom caminho e a Demo parece ser aquilo que se espera. Já não falta muito para descobrir.

 

 

05 – Atelier Ryza 2: Lost Legends & The Secret Fairy [Nintendo Switch, PC, PS4, PS5] Janeiro

Atelier Ryza 2: Lost Legends & The Secret Fairy tem um nome desnecessáriamente longo, mas tendo em conta que o primeiro também tinha, não é de estranhar.

Atelier sempre foi uma série de altos e baixos e o maior alto foi feito com o primeiro Atelier Ryza que foi até um dos meus jogos do ano no ano em que foi lançado. Só por isso já vale a pena apostar que será ainda melhor.

 

 

04 – Cris Tales [Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, XB1, Xbox Series] Data a confirmar

Desde a primeira vez que vi Cris Tales em movimento, fiquei encantado com o projecto. Estando em desenvolvimento já há algum tempo, este é daqueles jogos que pode muito bem vir a ser um daqueles indies que vai apanhar muita gente de surpresa.

Apesar de ser visualmente impressionante, o facto de utilizar um sistema de combate por turnos inovador é algo que ainda me deixa mais entusiasmado. Se tudo correr bem, será já este ano que vamos poder jogá-lo por inteiro (existe uma demo disponível).

 

 

03 – Persona 5 Strikers [Nintendo Switch, PC, PS4] – Fevereiro

Quando comecei esta lista, Persona 5 Strikers estava praí em oitavo lugar, neste momento, já está no terceiro lugar. Como? Simplesmente por fazer parte do universo de Persona 5. Basta pensar no jogo original, ver o que foi feito com Royal e relembrar a qualidade dos Spin-offs de Persona 4 para saber que vamos ter aqui jogo.

Curiosamente, Persona 5 Strikers vai ser lançado também no PC e Nintendo Switch. Será que já não estava na altura de uma versão de Persona 5 Royal para essas plataformas?

 

 

02 – Nier Replicant Ver.1.22474487139… [PC, PS4, Xbox One] Abril

Ainda antes de Nier Automata ser uma coisa real e ter despertado o mundo para a mente criativa de Yoko Taro, já outros como eu tinham jogado e adorado Nier (conhecido no Japão como Nier Replicant). Por cá o jogo era algo diferente, mas igualmente impactante.

Ainda hoje a temática e a banda sonora são das melhores da sua geração. Agora que os bolsos estão mais fundos e podem fazer jus ao jogo, vamos ver como Nier Replicant vai conseguir estar à altura de Automata.

 

 

01 – Shin Megami Tensei V [Nintendo Switch] – Data a confirmar

Shin Megami Tensei 5 é o jogo que me levaria a comprar uma Nintendo Switch se ainda não tivesse uma. É dos meus jogos mais aguardados no geral e a cada mês que passa e Nintendo Direct que evapora, a espera fica cada vez mais penosa.

Depois de ter passado pela Nintendo 3DS com Shin Megami Tensei IV que até teve um lançamento “manhoso” na Europa, está na altura de termos acesso a um jogo de alto gabarito. Entre todos os jogos que estão planeados para este ano, se este vier a cumprir a promessa de lançamento em 2021, então será um JRPG a não perder.

——

 

Fiquem atentos ao PróximoNível para outros TOPs que iremos lançar ao longo do ano tal como estes:

Quais os vossos jogos esperados para 2021

TOP 10 jogos mais esperados para 2021

 

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram