Foi Há 20 Anos #6 – Scrubs e Samurai Jack

Nota: Rubrica feita pelo André Miranda e por mim, por esta ordem, nos dois temas escolhidos. Dez edições estão previstas no total: poderão sair entre Sábado a Segunda.

Depois de uma incursão pelas franquias de 2001, reparei que quase passei a oportunidade de falar de uma das minhas séries favoritas de sempre. Sim. Scrubs – Médicos e Estagiários. Salvo erro, chegou a dar na SIC Radical.

A série é inteligente, o diálogo cru, as personagens envolventes e as ocasionais mudanças de tempo, entre a seriedade de um médico e a loucura de um jovem, são do que fazem desta série uma das mais reais e tocantes que já pude experienciar. Nota-se, também, que não houve muito investimento na série, então é possível notar uma coerência total ao longo das temporadas.

As personagens seguem sempre o seu papel, sem grande alteração da sua química. A relação complicada entre o Dr. Cox e o JD é um prazer de assistir e, ainda hoje, nos enchem a internet memes e gifs dignos. A Elliot, faz o papel de uma médica emocionalmente desequilibrada. O Turk e a Isabella fazem o casal improvável. Cox é o mal humorado. Kelso, o patrão que está mais na reforma, do que no trabalho. O Janitor, é o enigma. JD, é a personagem principal mais instável que vemos, sempre a duvidar de si.

Não, não vi a série de início a fim na SIC Radical… vi-a na net. 2001 não tinha gravações. No entanto, ainda bem que decidi apanhar a série na internet para ver e rever as 8 temporadas. Um dia, terei que perdoar a 9 temporada. Talvez. Talvez não.

Aviso que a série tem o melhor episódio de despedida que já vi. Simplesmente, lindo e metódico a tocar no coração.

Apesar do foco que temos dado tanto a jogos, bem como a filmes, a verdade é que também as séries tiveram algo a dizer neste ano. De entre as tantas que podíamos falar, decidi trazer uma que já falei aqui no PN, refiro-me ao Samurai Jack. Lançada originalmente na Cartoon Network pelas mãos de Tartakovsky, a série rapidamente se tornou um sucesso. Mesmo sendo um canal com o público juvenil em mente, a verdade é que a produção conseguiu explorar outras vertentes um pouco mais densas e diferentes na altura.

Jack, um samurai do Japão feudal, vê-se preso numa linha do tempo que não é a sua. Tudo devido a um demónio poderoso, o temido Aku, que por não conseguir derrotar o nosso protagonista no passado (presente da época) decide enviá-lo vários anos no futuro. Assim consomando o seu domínio no mundo. Cabe agora ao Samurai Jack travá-lo. Esta breve premissa dá mote a todas as quatro primeiras temporadas, onde cada episódio colocará o jovem samurai frente a frente a um novo desafio, podendo ser uma missão de auxílio ou simplesmente contra um inimigo super poderoso.

Tudo aqui é de excelente qualidade: Animação e estilo artístico únic0, uma história que se leva a sério, uma personagem principal que evolui a cada episódio (sendo o payoff da última temporada muito recompensante) e sobretudo, muita criatividade envolvida de todas as partes. Até aos dias de hoje, pouco ou nada conseguiu emular o espírito que Samurai Jack trouxe à tona no início dos anos 2000, sendo que se mantém algo intocável e completamente díspar no ramo de animação. A última temporada, uns anos depois, não desiludiu, conseguiu fechar a história de forma adequada, embora a reta final tenha deixado a desejar.

Não me é difícil recomendar esta série, ainda para mais se gostarem de consumir conteúdo de animação mais sério. Mesmo que não tenham paciência para ver tudo, não há problema, visto que tirando os três primeiros episódios e a última temporada (quinta) podem ver os episódios soltos. Cada um contará uma aventura contida, que acrescenta ao desenvolvimento de Jack, e a todo o world building. Por isso, vejam e aproveitem. Fiquem com a abertura.

Se quiserem entrar na nostalgia e ver que mais andou por aí a sair em 2001, eu deixo-vos aqui os links necessários:

Edição nº 1 – Gran Turismo 3 e Harry Potter

Edição nº 2 – Grand Theft Auto 3 e Spirited Away

Edição n º 3 – Xbox/GameCube e Jak And Daxter

Edição nº 4 – Silent Hill 2 e Super Smash Bros. Melee

Edição nº 5 – Max Payne e Lord Of The Rings: The Fellowship Of The Ring

João Luzio
Latest posts by João Luzio (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram