Análise – Penny Dreadful T1-3

No passado fiz uma análise às duas primeiras temporadas de Penny Dreadful que podem consultar aqui. Como podem ver tinha muitos elogios a tecer e mal podia esperar pela terceira temporada… se soubesse o que sei hoje preferia continuar à espera.

Acontece que nas duas primeiras temporadas as personagens são devidamente desenvolvidas, interagem entre si numa panóplia de situações, e apesar desses laços serem visíveis e contribuírem positivamente para a terceira temporada, a história que nos é contada nesta derradeira temporada é muito, muito fraca. Antes que afiem as forquilhas deixem que me explique. A terceira temporada divide as personagens em 4 grupos, cada um destes grupos tem um objectivo e mantém os seus caminhos separados até ao último episódio da série, onde todas convergem.

O problema nesta separação de personagens é que dedicaram quase todos os episódios da terceira temporada a atar pontas soltas quase desnecessárias, focaram-se nas personagens individuais e negligenciaram o grupo como um todo. Não me agradou em nada ver as personagens separadas durante tanto tempo, ver uma ameaça a crescer e deixar que Vanessa Ives (Eva Green) a resolvesse sozinha.

penny dreadful pn ana (1)

Isto leva a alguns episódios muito bem produzidos, e que eu adorei. Os segmentos individuais das personagens são interessantes, bem produzidos e têm o seu devido mérito. O problema está mesmo em deixar que a essência da série morra de uma forma desastrosa. A última temporada, seja de que série for, tem a obrigatoriedade de deixar uma marca pela positiva, de celebrar o que foi feito de melhor e entregar uma experiência inesquecível. Aqui o que temos é uma temporada que falha redondamente em entregar essa experiência, pois com a separação das personagens existe um corte nas suas relações e por consequência a inserção das novas personagens não tem tanto tempo para ser desenvolvida e pretendem que nós, espectadores, as aceitemos de imediato sem perceber exactamente quem são e porque estão ali.

Gostei do tom desta última temporada enquanto desenvolvimento mas falta-lhe uma grande conclusão, se me dissessem que iria existir uma 4ª temporada que realmente entregá-se a derradeira aventura com todas as personagens a lutar em conjunto contra uma grande ameaça, então a 3ª temporada de Penny Dreadful teria sido bastante boa, como conclusão antes preferia ter visto a série ser cancelada após a segunda temporada, foi um fim inglório para todas as personagens e um gasto de dinheiro supérfluo para produzir um conjunto de episódios que fica muito abaixo do esperado.

Como já disse, aceito o destino das personagens, mas não aceito a forma como foi realizado. A pior parte é que todos nós somos levados a temer o derradeiro vilão desta série e quando a cortina cai, não só foi um erro de casting ou uma má direcção ou guião, como tudo o que envolve o vilão se torna ridículo. Esta parte é explicada em detalhe na análise em vídeo que contém spoilers.

penny dreadful pn ana (2)

No entanto nem tudo é mau, o desenvolvimento das personagens e os seus problemas pessoais são interessantes. Acompanhar Ethan Ledger e Sir Malcolm ao Velho Oeste para finalmente acertar contas com o pai foi interessante, se bem que era escusado estar acompanhado por uma certa e determinada personagem que nada acrescentou ao momento para além de momentos que aumentam o desespero da personagem e a enfraquecem tendo em conta o passado das mesmas. Dr. Frankenstein tal como Dorian e Lily têm uma narrativa comum que tem um desfecho igual ou pior que o começo. O monstro de Frankenstein apercebe-se do que já sabia. E Vanessa Ives que está sozinha a início e rodeada de personagens novas com o tempo tem o seu tempo para brilhar e uma história interessante para contar, pena que no penúltimo episódio tenha ido tudo por água abaixo.

Infelizmente e apesar do destaque visual de Penny Dreadful e grandes performances de muitos actores, o facto de separar todas as personagens nos seus pequenos mundos como um final foi uma péssima decisão e eu não tenho como dizer que gostei. Como já disse, aceito o destino das personagens mas a execução deixa imenso a desejar e como um todo é uma boa série, como temporada individual é apenas razoável sendo que o desenvolvimento de personagens atenua uma história global bastante fraca.

Positivo

  • Prestação dos actores com destaque para Eva Green
  • Desenvolvimento das personagens e das suas histórias pessoais
  • Visuais continuam deslumbrantes

Negativo

  • É suposto sentirmos uma ligação profunda às novas personagens?
  • O grande Antagonista parece uma piada de mau gosto
  • Porquê separar todas as personagens na última temporada!?
  • Como conclusão é uma temporada que deixa imenso a desejar

*A nota reflecte apenas a 3ª temporada da série, sendo que como um todo é uma Boa série.

pn-razoavel-2016

Alexandre Barbosa
Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram