Análise – F1 Race Stars: Powered Up Edition

f1-race-stars-powered-up-edition-rev-top-pn

A Formula 1 é o maior e mais conceituado espectáculo de automobilismo. A Codemasters adquiriu os direitos de produzir jogos oficiais da marca em 2008 e no ano seguinte saiu F1 2009. Os anos seguiram-se sempre com um jogo na manga e com grande enfoque na simulação e no espectáculo, mas entre 2012 e 2013, a Codemasters tentou algo diferente.

f1-race-stars-powered-up-edition-rev-3-pn

Eis então que nasceu F1 Race Stars, um jogo de corrida altamente arcade e bem ao estilo de séries como Mario Kart. Basicamente pegaram nos pilotos, transformaram-nos em bonecos e criaram um jogo onde vamos conduzir em pistas fora do normal e impedir ao máximo que os nossos adversários consigam atravessar a meta primeiro que nós.

Neste jogo não existe a preocupação em fazer treinos cronometrados antes das corridas, afinar o carro ou até preparar a prova com cuidado, basicamente temos de nos fiar nas armas que vamos apanhando pelo chão e tentar atrasar os nossos adversários com tiros laser, bolhas especiais ou explosões. Podemos apanhar essas armas e mantê-las em nossa pose para usá-las numa altura específica, ou então gastá-las instantâneamente, é como desejarmos.

f1-race-stars-powered-up-edition-rev-1-pn

As pistas são baseadas em localizações oficiais onde decorrem as provas oficiais do Grande Prémio, mas possuem uma vertente mais louca para este jogo. A construção dos circuitos é feita para oferecer não só um maior espectáculo visual mas também para haver uma maior competição em pista, onde as inclinações e saltos vertiginosos são o prato do dia, mas é interessante ver como reciclam partes do circuito original.

F1 Race Stars é um jogo bastante banal, medíocre em grande parte dos aspectos da jogabilidade. O facto de apanharmos poderes no chão e andarmos contra os nossos adversários como se de carrinhos de choque tratassem é uma fórmula bastante batida, e este jogo não traz nada de novo para tentar melhorar isso. Existem coisas novas como as zonas KERS e que são baseadas na modalidade oficial, mas não são uma adição de peso para ajudar o jogo.

f1-race-stars-powered-up-edition-rev-2-pn

Esta versão de F1 Race Stars é a Powered Up Edition, uma versão especial e exclusiva para a Wii U que traz várias adições onde algumas tiram partido da consola. Opções como o controlo através do giroscópio do GamePad para conduzir, a utilização do nosso Mii como piloto ou podermos ver o jogo a correr apenas no GamePad são sempre bem vindas.

Outro ponto que também podia ter sido melhorada era a quantidade de modos. Infelizmente temos presente alguns modos básicos e o jogo falha em trazer qualquer tipo de multiplayer online ao jogo. Entretanto e se quiserem trazer mais dois amigos para partilharem a experiência, não se sentirão defraudados.

f1-race-stars-powered-up-edition-rev-4-pn

Um dos pontos mais altos deste jogo é sem dúvida o grafismo. Toda esta adaptação para um estilo mais cartoonesco e com versões caricaturadas dos pilotos oficiais dá um certo charme ao jogo. É também um jogo muito colorido e com um conjunto de efeitos visuais bastante interessantes. A banda sonora e efeitos de som cumprem bem o seu papel.

F1 Race Stars: Powered Up Edition é uma experiência medíocre que peca por trazer algo de novo a uma fórmula altamente utilizada e reciclada. Sem dúvida que é um jogo divertido, mas se querem algo novo e fresco, então é melhor esperarem por Mario Kart 8.

Positivo:

  • Experiência divertida
  • Multiplayer local é sempre uma mais valia
  • Estética visual

Negativo:

  • Mal aproveitado
  • Experiência demasiado banal
  • Poderes em pista básicos
  • Multiplayer Online?

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram