Domingo Nostálgico #3 – Master System e Sonic the Hedgehog

A minha entrada pelo mundo da SEGA pode ser considerada mais como um desvio do que propriamente uma entrada premeditada. Sempre fui um fã fervoroso da Nintendo, e ver as demo units da Super Nintendo em super-mercados na altura deixou-me sempre a sonhar com a possibilidade de ter uma no meu quarto. Infelizmente era uma das consolas mais caras e nem sempre os nossos pais nos podiam fazer as vontades. Mesmo assim, eles nunca me deixaram de mãos vazias e foram para a segunda opção que na cabeça deles fazia mais sentido, a Master System.

Sendo assim, enquanto muitos estavam a saltar para a Mega Drive ou até mesmo para a Super Nintendo, recebi num natal a consola de gama mais baixa da SEGA na altura, a Master System II, um modelo mais aprimorado da consola. Esta aposta não me deixou desapontado de maneira nenhuma, até porque pude experimentar jogos incríveis.

Eu, estando familiarizado com os comandos da velhinha NES, adorei a consola rapidamente. No que toca a capacidades gráficas e sonoras, esta plataforma pode bem ser comparada com a NES, sendo também uma plataforma 8 bits e que foi lançada originalmente no ano de 1987 em território Europeu.

Alguns dos jogos que pude jogar baseavam-se em adaptações para a consola, seja de Ivan Ironman’s Super Offroad, Prince of Persia, Mortal Kombat, Mortal Kombat 2, Altered Beast e até California Games. Realmente as limitações técnicas da consola notavam-se quando comparando estes jogos com as suas versões originais, mas em grande parte destes jogos acabei por não encontrar algo que me irritasse nestes downgrades ou que me fizesse desistir completamente delas..

Na verdade joguei muito pouco de outros clássicos como era o caso de Columns, Alex Kidd, Super Hang-On, Shinobi, mas a certa altura acabei por testá-los fosse na casa de um amigo, ou mais tarde numa outra plataforma. Realmente de todos os jogos que perdi, sinto que podia ter arranjado maneira para experimentar e acabar Alex Kidd in the Miracle World em particular, isto porque sempre achei que era um jogo com um espírito e ambiente fantástico.

Sonic the Hedgehog foi uma experiência que me marcou completamente. Esta versão da Master System que supostamente deveria ser pior e altamente inferior, acabou por ser um dos meus jogos favoritos de sempre. Tal como eu acredito que a Nintendo parece conseguir puxar um pouco mais das suas consolas em jogos de destaque como Super Mario, Sonic the Hedgehog é uma obra prima da Master System.

Todos os cenários são vibrantes, coloridos e com uma performance excelente para um jogo que requer uma imensa rapidez. Uma salva de palmas para quem produziu esta versão, pois conseguiu transportar um jogo da Mega Drive para uma consola inferior sem arruinar todos os elementos que tornam Sonic the Hedgehog marcante. Ingenuamente sempre achei que este era a primeira aventura do ouriço azul, mas a realidade é que chegou meses mais tarde depois do lançamento origina na Mega Drive.

Os restantes jogos não ficaram atrás, pelo que Sonic the Hedgehog 2 da Master System também se mostrou como uma valente aventura da mascote da SEGA. Apesar de tecnicamente parecer um jogo um pouco mais deslocado, a rapidez, banda sonora marcante e os cenários continuam fortes. Sonic Chaos foi o que se seguiu mas apesar de ter acabado o jogo, foi dos que menos me impactou.

Destaque também para a versão de Jurassic Park que estava disponível na consola. Era um jogo bastante acessível e com uma jogabilidade por vezes estranha, em específico nos saltos da personagem, mas sempre vi como uma versão bem competente e divertida que tem uma banda sonora que ainda hoje aprecio. O facto de precisar de capturar os vários dinossauros por uma ordem específica deixou-me bastante intrigado e abriu os horizontes para aquilo que seria a maneira tradicional de completar e enveredar um jogo.

Aquilo que parecia ser um passo atrás para alguns foi para mim uma oportunidade para experimentar novos jogos. A Master System continua a ocupar um espaço importante na minha infância, e tal como acontece com outras pessoas, consegui encontrar pessoas para trocar jogos e experiências enquanto pude desfrutar da plataforma.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x