Sábados de Loucura #18 – Garry’s Mod 2

Garry’s Mod é algo tão mítico quanto Half-Life 3 pelas diferentes razões. GMod, tal como o nome indica, é um mod feito por uma pessoa chamada Garry. Este era-é um mod sandbox de Half-Life 2 onde o jogador pode usar os modelos de vários jogos da Valve como a série Half-Life e até Counter-Strike bem como múltiplas ferramentas para criar o que bem lhe apetecer.

O mais popular na altura, isto é, há 10 anos atrás, era tirar screenshots com as personagens e criar uma espécie de história com música no fundo. Mas logo depois as pessoas foram ganhando mais experiência e começaram a fazer uso das várias ferramentas para gravar as coisas em tempo real.

Tanto o podiam fazer com os modelos ou então iniciar uma sessão multijogador e criar algum tipo de cenário com os vossos companheiros. O jogo (mod) permitia que visitassem a história de Half-Life 2 e fazer parvoíces na mesma com as ferramentas que tinham ao vosso dispor, e a certa altura fãs começaram a criar novos mapas ou até outros mods para o jogo.

Também não demorou muito até os fãs começarem a criar experiências dentro deste mod, com as mais populares a serem TTT (Trouble in Terrorist Town) e Prop Hunt. TTT É basicamente uma versão e Werewolf, Mafia, Salem e etc mais activa. Dependendo do número de jogadores uma ou mais pessoas podem ser o traidor que tem como dever eliminar todos os outros jogadores, enquanto que o detective tem de descobrir quem é quem.

Prop Hunt por outro lado coloca um jogador à procura dos restantes jogadores que estão disfarçados como objectos ou mobília. Ambos os modos de jogos são bastante populares e uma das principais razões pela qual GMod continua activo hoje em dia. Existem outros tipos de jogo e até servidores dedicados a roleplay (Soviet Russia era bastante popular até ser fechado) mas hoje em dia não atraem muita gente.

Devido às várias maneiras de abordar GMod até hoje não tem havido grande razão para pedir por um novo jogo, não importa o quanto arcaíco a coisa esteja, embora não opinião de alguns (minha incluída) podia contar com algumas mudanças e uma revisão. E eis que Garry’s Mod 2 poderá estar ao nosso alcance.

Pode ter sido um teaser ou apenas uma piada, mas GMod 2 pode vir a acontecer quer antes ou depois de Half-Life 3, e isto devido a Half-Life: Alyx que finalmente demonstrou que os vários anos que a Valve demorou a inovar o Source Engine para a sua segunda geração valeram a pena.

GMod 2 poderá ser apenas um salto gráfico para abordar os novos modelos de personagens e mudanças que o Source Engine 2 oferece, ou então poderá continuar a utilizar o Source Engine original mas reformulado de uma maneira completamente diferente do primeiro. Pelo menos fico curioso em ver o que uma nova versão de um mod que chegou a criar vários tipos de jogos poderá oferecer caso este utilize o novo motor de jogo da Valve.

Vejam aqui os 5 artigos anteriores:

17 – Mini Direct

16 – O que jogaram até agora

15 – AI Dungeon

14 – Bandas e YouTube

13 – Minecraft

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram