Star Wars Celebration – Datas de Lançamento, Opinião e Novidades do Evento

Após um hiato de três anos, Star Wars Celebration está de volta, em formato presencial. Sendo que a edição deste ano é a segunda a ocorrer no centro de convenções de Anaheim nos EUA, entre os dias 26 e 29 de Maio. Trata-se do maior evento, à escala mundial, dedicado à Saga Star Wars e todas as suas ramificações no entretenimento, que vão desde filmes, séries e jogos a livros, cosplays e muito merchandising.

Sem antes deixar de destacar dois marcos importantes para os fãs da maior franquia de ficção científica, que marcam este mês de Maio: O recém lançamento da série live-action, Obi-Wan Kenobi, dedicada à personagem de mesmo nome, cujos dois primeiros episódios, de seis, chegaram ao Disney Plus esta semana. E também, o facto de A New Hope (1977) ter feito 45 anos de existência no passado dia 25 de Maio, celebração da qual também dediquei um artigo especial que podem ler ao clicar aqui.

Cada edição anual é dedicada a um grande lançamento que se aproxima, no entanto, em 2022 o foco é mais disperso por uma variedade de produções a chegar entre este e o próximo ano. Sendo que além de Star Wars, e tendo em conta a aquisição da Lucasfilm em 2012 por parte da Disney, também outras propriedades deste estúdio têm o devido espaço para brilhar aqui.

 

Star Wars: Andor

O primeiro grande anúncio foi a série que, provavelmente, ninguém pediu, mas que agora todos os fãs querem ver. É a quarta produção live-action da Lucasfilm, que explora uma lacuna entre os episódios cinematográficos. Esta série de Andor é basicamente um spin-off de outro spin-off, aprofundando-se no passado da personagem antes dos eventos de Rogue One: A Star Wars Story (2016).

Tony Gilroy, argumentista desse filme, irá ser o responsável por esta nova aposta no universo de Star Wars. De acordo com o mesmo, a série irá explorar como Cassian Andor se envolveu com a Rebelião, cinco anos antes de o termos visto no cinema, e simultaneamente, do impacto que tem o recém criado Império em toda a galáxia.

Quanto ao elenco, além de claro Diego Luna, também marcará presença Genevieve O’Reilly, como Mon Mothma, uma personagem chave para a liderança dos rebeldes e futuros feitos em Star Wars: Rebels (2014-2018) e na trilogia original. Sabe-se que Saw Gerrera interpretado por Forest Whitaker marcará presença também. E em papeis com poucas informações, Adria Arjona, Fiona Shaw, Denise Gough, Kyle Soller e o ilustre Stellan Skarsgard.

A Lucasfilm tem tanta segurança nesta aposta que já se adiantou e confirmou uma segunda temporada com o mesmo número de episódios. Assim abrangendo um total de 5 anos de horizonte temporal no universo de Star Wars, sabendo-se já que o último episódio ligar-se-á diretamente a Rogue One.

Andor terá 12 episódios e chegará exclusivamente ao Disney Plus a 31 de Agosto deste ano.

 

The Mandalorian Terceira Temporada

Depois de duas temporadas bem conseguidas, sem grandes surpresas a Lucasfilm irá continuar a expandir as aventuras de Mando naquela que foi a primeira série live-action deste mundo. Foi confirmada a presença do famoso Grogu, popularmente conhecido como Baby Yoda e também Bo-Katan interpretada por Katee Sackhoff.

Tim Meadows, famoso comediante, foi confirmado nesta nova temporada, cujo papel ou importância não foram reveladas. A atriz Bryce Dallas Howard foi confirmada como uma das argumentistas da temporada. Ressalva-se que Jon Favreau, o diretor das temporadas anteriores, já confirmou que está a trabalhar no argumento da quarta temporada.

The Mandalorian T3 chegará ao Disney Plus em Fevereiro de 2023.

 

Star Wars: Skeleton Crew

A implosão de séries pós-Clone Wars continua a dar frutos. Desta vez caberá a Jon Watts, infame realizador da nova trilogia de Spider-Man do MCU, levar a cabo a mais recente série animada, Skeleton Crew. A história irá ter fortes inspirações no clássico filme The Goonies (1985), e terá quatro jovens como protagonistas.

Foi também revelado que o ator Jude Law, conhecido por The Talented Mr. Ripley (1999), terá um papel chave na série. Esta será ambientada durante os mesmos eventos de The Mandalorian, portanto, após Return Of The Jedi (1983).

Star Wars: Skeleton Crew tem estreia marcada para uma data indefinida em 2023.

 

Star Wars: Ahsoka

Aquela que para muitos fãs, aqui incluo-me a mim, é das produções mais aguardadas de Star Wars recebeu novas informações concretas. Segundo os planos da Lucasfilm, a personagem que deu a cara pela primeira vez em Star Wars: The Clone Wars (2008-2020) irá ser uma das principais figuras a liderar as séries deste universo no Disney Plus.

Tendo aparecido em The Mandalorian, interpretada por Rosario Dawson, a personagem aprendiz de Anakin Skywalker, terá uma série solo, que contará com a participação de antigos aliados em Rebels. Nomeadamente, Hera Syndulla, Ezra Bridger, o droid Chopper e Sabine Wren, sendo que esta última será incorporada pela atriz Natasha Liu Bordizzo.

Ahsoka irá procurar respostas quanto ao paradeiro de Ezra, o qual havia sido visto pela última vez no clímax da última temporada de Rebels, bem como pelo temível Grand Admiral Thrawn. Que a ser confirmado será o grande vilão do universo das séries de Star Wars no Disney Plus.

O estimado e valorizado produtor e argumentista da séries animadas e live-action, Dave Filoni irá também assinar a realização de alguns dos episódios desta série, que se encontra neste momento na fase de gravações.

Star Wars: Ahsoka chegará algures em 2023.

 

Filme de Taika Waititi

Pouco se sabe acerca deste projeto, mas segundo a atual presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, o filme realizado por Taika Waittiti, será o primeiro da próxima leva de longa-metragens a chegar ao cinema. Conhecido na última década por ser o responsável de What We Do In The Shadows (2014) e Jojo Rabbit (2019), sempre se demonstrou um enorme fã desta saga.

Assim este novo filme sem título, será o primeiro a ser lançado desde a pausa propositada a partir de The Rise Of Skywalker em 2019. Taika encontra-se ocupado com outro grande lançamento o de Thor: Love and Thunder que sai já no verão deste ano, daí o tempo de espera.

Quanto ao filme da realizadora de Wonder Woman, esse foi empurrado para mais tarde numa data a confirmar-se, de nome Star Wars: Rogue Squadrons, que antes tinha data de estreia para Dezembro do próximo ano, logo, com esta data vazia, a produção de Waititi pode ocupá-la, quem sabe.

Este filme, sem título anunciado, será lançado algures no ano de 2023.

 

Indiana Jones 5

Não é Star Wars, mas pertence à família Lucasfilm, embora seja um facto que muitos se esquecem. Indiana Jones é por excelência a grande franquia de filmes do género de aventura do cinema. Com quatro filmes nas costas, parece que Harrison Ford, o astro protagonista, não quer dar descanso à personagem e irá participar em mais uma sequela.

Depois da sensação agridoce que Kingdom Of The Crystal Skull (2008) deixou em muitos fãs, de acordo com a presidente do estúdio, este quinto filme será uma redenção do estrago feito. Steven Spielberg (ainda como produtor) e George Lucas afastam-se da cadeira de realização para dar lugar a James Mangold, conhecido principalmente pelos filmes relacionados com Wolverine e pela cinebiografia Walk The Line (2005).

Neste evento foi exibida a primeira imagem oficial que podem ver acima. Sabe-se também que o elenco marcará a presença de Mads Mikkelsen e Antonio Banderas.  No palco além de Ford, também apareceu o maestro John Williams, o maior compositor da sétima arte, que assinou tanto a banda sonora de Star Wars, como a de Indiana Jones. Foi o momento mais emocionante do evento, sendo isso visível também para com o público que assistia.

Indiana Jones 5 tem previsão de estreia, no cinema, para 30 de Junho de 2023.

 

Willow 

Ainda dentro do tópico de produções fora de Star Wars, temos a série que continua os eventos do filme de fantasia Willow de 1988, criado por Ron Howard. O protagonista Willow Ufgood está de volta, sendo que esta continuação marcará também a presença de um elenco vasto, dos quais se destaca, Erin Kellyman, Amer Chadha-Patel, Ellie Bamber e Ruby Cruz.

O episódio piloto ficará nas mãos de Stephen Woolfenden, e outros dois produtores Jon M. Chu e Jonathan Entwistle realizarão outros tantos. Willow enquadra-se num universo de magia, onde uma princesa forma um grupo de guerreiros numa jornada para encontrar o seu irmão gémeo perdido.

Willow terá aproximadamente oito episódios e chegará de forma exclusiva ao Disney Plus em Novembro de 2022.

 

Star Wars Jedi: Survivor

Star Wars Jedi: Fallen Order foi o melhor jogo da franquia nos últimos tempos. Não tardou para que uma sequela entrasse em desenvolvimento. Resultado da produção em parceria entre a Respawn Entertainment e a EA, chega agora Star Wars Jedi: Survivor. É centrado em torno de Cal Kestis e acontecerá cinco anos após os eventos do primeiro jogo, mas ainda antes de A New Hope (1977).

De acordo com as informações divulgadas no evento, o protagonista irá encontrar-se com um leque de personagens novos e únicos, um dos quais já se encontra no próprio trailer. Ao contrário do que se pensa, não se trata do Grand Inquisitor, mas sim de um senador de Coruscant que recolheu o lightsaber de Cal dos stormtroopers.

Quanto ao gameplay foi apontado que o combate irá expandir-se em torno do primeiro jogo e haverá novas formas e habilidades que Cal irá aprender ao longo da sua jornada.  Foi ainda apontado, de forma subtil, que este jogo poderá ter ligações com a série de Obi-Wan Kenobi, que se encontra agora em exibição, mas nada foi confirmado oficialmente até ao momento.

Star Wars Jedi: Survivor a todas as consolas da nova geração, Playstation 5, Xbox Series X, assim como PC, algures em 2023.

 

Star Wars: Knights Of The Old Republic II: The Sith Lords (KOTORII)- Nintendo Switch

Star Wars: Knights Of The Old Republic II: The Sith Lords ou simplesmente conhecido como KOTOR II foi uma pequena surpresa agradável. Depois do primeiro jogo ter chegado à Nintendo Switch no ano passado, chegou a vez da sua sequela ter o devido reconhecimento na consola híbrida da gigante japonesa. O jogo irá incluir toda a experiência intacta, no entanto, terá melhorias de performance e também ao nível de resolução. Incluirá um pacote de DLC que chegará algures após o lançamento do jogo.

Star Wars: Knights Of The Old Republic II: The Sith Lords já se encontra disponível para pre-order e chegará no dia 8 de Junho deste ano.

 

Star Wars: The High Republic Phase II

Também a parte literária não podia ficar de fora. A série de livros e comics que preenchem o vazio do canon, pré-The Phantom Menace (1999), foram um sucesso com os fãs. Período denominado de The High Republic retrata os Jedi num período próspero, muito antes dos conflitos com a federação galáctica, ou sequer do envolvimento de Darth Sidious, que se conhece nos filmes.

A Marvel mais uma vez é responsável pela edição e publicação destes livros, cuja primeira grande série terá o nome de The Blade, que será ambientada, há diferença da primeira fase, cento e cinquenta anos antes dos eventos desta última. Numa era em que os Jedi se tentavam organizar numa Ordem coesa e exploravam a galáxia em redor. Terá lugar de destaque, segundo as informações divulgadas, na lua de Jedha, que apareceu em Rogue One.

Star Wars: The High Republic Phase II dará início aos lançamentos períodos entre Outubro e Novembro de 2022.

 

Star Wars: Young Jedi Adventures

Mais uma série de animação anunciada. Tal como o anúncio anterior, esta produção será ambientada durante o período da High Republic. A história irá acompanhar um grupo de Younglings, enquanto treinam e estudam, para se tornarem Jedi. Pelo que parece terá um público mais novo em mente, tanto que ficará disponível na secção do Disney Junior.

Star Wars: Young Jedi Adventures chegará ao Disney Plus no segundo trimestre de 2023.

 

Lego Star Wars: Summer Vacation Special

Seguindo a tendência de lançar pequenos filmes animados da LEGO no Disney Plus, segue-se o terceiro título. Lego Star Wars: Summer Vacation terá lugar após os eventos de The Rise Of Skywalker e contará com a presença de Rey, Poe, Finn e Chewbacca.

A eles juntar-se-ão outros personagens icónicos da franquia, que  irão ter pequenas participações especiais, tal como Boba Fett, Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Han Solo, Leia, Palpatine, Lando, entre outras. Weird Al Yankovic dará a voz a uma das personagens novas chamada de Vic Vankoh.

Lego Star Wars: Summer Vacation será lançado a 5 de Agosto deste ano.

 

Star Wars: Tales Of The Jedi 

O anúncio que mais gostei do evento. Com muitos rumores em cima desde o início do ano, finalmente, Star Wars: Tales Of The Jedi é anunciada como a nova série animada antológica, seguida de Star Wars: Visions (2021). Esta produção terá seis episódios no total, e focar-se-á maioritariamente em personagens da trilogia prequel, tal como Ahsoka, Mace Windu, Qui-Gon, Count Dooku, quando era Jedi, e ainda Anakin.

De acordo a informação que foi avançada durante o evento, Liam Neeson irá dar a voz a Qui-Gon Jinn nesta série, marcando o grande retorno à personagem desde The Phantom Menace, excluindo breves participações em The Clone Wars e Rebels. Para os fãs este nome é familiar, pois a editora de comics Dark Horse já havia publicado uma mini série com o mesmo nome, entre os anos 1993 e 1998.

Star Wars: Tales Of The Jedi chegará no final deste ano no Disney Plus.

 

Opinião do Evento

No geral, enquanto fã ávido de Star Wars, embora alguns anúncios importantes que se esperavam tenham ficado de fora, foi uma edição repleta de novidades. Uma edição diferente da normal, que foi favorecida por dois fatores:

(1) pelo acumular de informações e anúncios que ficaram por falar durante dois anos e que escoaram todos neste ano, e (2) pelo investimento em peso de ouro da Disney no seu serviço de streaming, que naturalmente, é propício ao lançamento de produções de pequeno e médio orçamento e Star Wars não ficaria de fora.

Destaco também, por ter acompanhado a maioria dos painéis em direto, a qualidade dos contributos/testemunhos dos vários convidados que enriqueceram a experiência de quem viu no palco e em streaming. Respostas a perguntas pertinentes, de forma aberta e objetiva, que valeram a cada segundo dos últimos três dias de transmissões. Deixo em baixo um dos pontos altos ao nível de convidados.

Ainda no dia de hoje [29/05] irão haver dois painéis, um dedicado à segunda temporada da série animada The Bad Batch, e outro relativo à antologia anime de Star Wars: Visions.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram