Análise – Cotton Fantasy

Recentemente foi lançado um novo jogo da série Cotton de nome Cotton Fantasy, um shooter que promete ser acessível e divertido mas que mesmo nos obriga a alguma atenção e concentração. O jogo está disponível para PC, PS4 e Switch, portanto fiquem connosco nesta nossa análise.

Trazendo-vos algum contexto sobre esta marca, Cotton é uma série com pouco menos de 30 anos que iniciou a sua jornada em 1991 no Japão e foi gradualmente recebendo vários capítulos ao longo dos anos e que chegaram a inúmeras plataformas. O estúdio sediado em Tóquio de nome Success Corporation, é responsável não só pela série Cotton mas também outras como Umihara Kawase, uma das minhas franquias de plataformas favoritas.

Para começar, este jogo mostra-se como um shooter bastante competente, existe uma boa variedade de inimigos e de desafios que nos mantém sempre alerta mas sem ser uma experiência demasiado repetitiva. Não senti grande dificuldade em manusear as personagens e toda a jogabilidade está bastante polida e acessível.

Com três tipos de ataques que podemos disparar, tiro normal, tiro carregado e bomba, temos as nossas ferramentas para podermos desbravar os cenários à nossa frente. Como muitos shooters a ideia passar por ter de alternar entre os vários ataques para ajustar à nossa situação actual, mas o que torna este tipo de jogos especiais é a pressão e a necessidade quase instantânea de reagir para não perdermos vida.

O jogo mexe um pouco com a fórmula seja através das várias personagens que têm ataques distintos como também alguns dos níveis que vão se transformando de acordo com a nossa progressão. Adorei ver que Kawase, protagonista da série Umihara Kawase, mantém a sua habilidade de pescar os inimigos para depois atirá-los de volta. Se existe algo que o jogo podia melhorara seria talvez em trazer mais novidades seja na jogabilidade como nos modos.

No que toca à apresentação é um jogo bastante simples mas também serve para estar alinhado com o tema dos jogos anteriormente apresentados. Temos de tudo, desde modelos em 2D e 3D, cinemáticas em anime e actuações de voz que complementam o jogo e a história. Este é também um jogo bastante alegre visualmente com inúmeras animações, efeitos e os projécteis dos adversários são facilmente identificáveis.

Em suma temos em mãos um jogo bastante consistente e divertido que não tem medo em adoptar os seus elementos mais clássicos e transportá-los de uma forma que não desvirtue a série. Cotton Fantasy é um experiência bastante positiva para fãs de shmups e derivados mas que não suportam algo mais exagerados como o género bullet hell.

Positivo:

  • Jogabilidade bastante acessível
  • Personagens trazem alguma variedade na jogabilidade
  • Boa apresentação

Negativo:

  • Mecânicas pouco inovadoras para a série
  • Poucos modos

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram