ICO faz 20 anos

O estúdio por detrás de jogos como The Last Guardian e Shadow of the Colossus é uma das referências da indústria, mas antes de se transformar na genDESIGN, o estúdio de Fumito Ueda que fazia parte da Japan Studio era mais conhecido por Team ICO.

Pois bem, ICO pode não ser o jogo mais conhecido da equipa, mas é claramente um marco da indústria e debativelmente o melhor que foi criado entre os três lançamentos. Desde que foi lançado na PS2, ICO teve direito a um remaster na PS3 numa compilação com Shadow of the Colossus antes deste ter tido direito a uma versão Remake na PS4.

Para celebrar 20 anos do lançamento de ICO, a genDESIGN partilhou um vídeo Alpha de desenvolvimento do jogo onde o projecto ainda estava numa fase embrionária e a ser desenvolvido com materiais da PSone. Podem ver o mesmo já de seguida:

Como alguém que jogou ICO na PS2 tal como foi idealizado, este foi muito provavelmente um dos jogos mais desruptivos que tive a hipótese de jogar sem ter tido quase qualquer contacto com ele. A minha única referência era uma análise bastante positiva de uma página na revista oficial Playstation e nem meia dúzia de imagens.

Havia algo em ICO, desde a sua capa em papel com uma imagem que mais parecia um quadro, até ao ambiente estranho mas acolhedor do mundo de jogo. ICO é um jogo misterioso desde os primeiros momentos e apesar de ter algo de opressivo, consegue ser chamativo ao mesmo tempo.

Quando o joguei na PS2 não o consegui acabar logo à primeira, era um jogo muito mais à frente daquilo a que conhecia e estava habituado, mas mesmo com ele pousado na prateleira, era um desafio que me chamava constantemente para o acabar.

Desde que o terminei e joguei novamente para perceber a língua criada para o jogo. ICO transformou-se num dos meus jogos favoritos de sempre e é impossível não o considerar um dos jogos mais únicos de sempre. É ao mesmo tempo um jogo que todos deviam jogar e complicado de recomendar, o que já diz muito sobre ele.

É suposto que o estúdio genDESIGN esteja prestes a revelar o seu próximo jogo. Tendo em conta como todos os jogos da série são tão únicos, há sempre hipótese para que surja algo ao nível de ICO.

Se querem saber mais sobre ICO, então temos uma série de artigos que aprofundam mais a questão do quão único é este jogo:
PróximoNível Jukebox 02 – ICO
Qual o melhor: ICO ou Shadow of the Colossus?
ICO: HEAL – Uma música no meio da tempestade

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram