O criador de ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian está de regresso

Fumito Ueda é a mente por detrás de ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian. Três jogos longe de perfeitos, mas vistos como clássicos arrojados e marcantes.

Hoje tivemos a confirmação através do postal de ano novo da genDESIGN (novo estúdio de Fumito Ueda) que um quarto jogo já estará em desenvolvimento. Se para alguns é apenas mais uma notícia, para outros é uma vez mais algo que vai marcar a indústria.

Como disse em cima, nenhum dos jogos de Ueda são perfeitos. Várias mecânicas e elementos não estão bem consolidados, a precisão da jogabilidade varia entre cada jogo e existem vários bugs que mancham o projecto final. De qualquer maneira, cada novo jogo de Ueda é sempre um marco. Como é isto possível?

O meu primeiro jogo deste criado foi também o primeiro que lançou. ICO na PS2 era bem diferente de tudo o que já tinha sido lançado e foi esse o principal motivo que me levou a comprar este jogo. Apesar de parecer fantástico, foi um jogo que demorou a encaixar e a fazer sentido na minha cabeça. Em meia dúzia de meses, quando o voltei a jogar, passou de confuso para genial.

Com o trabalho já realizado por ICO, Shadow of the Colossus só tinha de manter a fasquia, mas fez mais que isso sendo “mais jogo” que o próprio ICO. O mundo que visitam aqui está cheio de criaturas massivas que precisam de derrotar tal David e Golias. O tema e a história misteriosa fizeram dele um dos melhores jogos da PS2.

Depois de vários adiamentos, foi na PS4 que The Last Guardian viu finalmente a luz do dia. A sua chegada foi precedida por inúmeros trailers e rumores de cancelamentos, mas a verdade é que saiu e mesmo que tivesse os seus problemas, foi um dos exclusivos mais badalados da PS4.

O mais interessante é que todos estes jogos parecem partilhar o mesmo universo, embora contado de forma subtil. Isto faz com que partilhe também do mesmo estilo visual, misterioso e até hetéreo. Ueda consegue através dos seus jogos criar laços entre o jogador e as personagens. Consegue ligar a demanda à necessidade de vencer a aventura.

Quando olho para o passado e me lembro do quão simples é ICO e o quão diferente Shadow of the Colossus acabou por ficar, mesmo comparado com The Last Guardian, a verdade é que cada uma destas histórias ficou-me na memória como algo verdadeiramente positivo. Cada um deles parece reter uma espécie de magia que os colocam noutro estilo de patamar.

Mesmo já lançados ou não, também foram estes jogos que serviram de referência para tantos outros. Depois de lançado, Shadow of the Colossus serviu de inspiração para vários jogos e antes de ser lançado, The Last Guardian já havia conquistado o coração da maioria dos jogadores.

Um novo jogo da genDesign com Fumito Ueda significa que algo especial está a caminho. Seja ele um jogo próximo de perfeito ou não, sabemos que será algo familiar e diferente ao mesmo tempo e que será falado vezes sem conta.

Tal como os jogos anteriores, não fazemos ideia do que se trata até que o lançamento se aproxime, mas até lá ainda devemos ter de esperar mais um bom bocado.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram