PróximoNível Jukebox 02 – ICO

proximonivel-jukebox-2-ico-pn-n

Quando pensei em começar a escrever uma rubrica sobre música de videojogos, pensei para mim próprio quanto tempo iria resistir até agarrar em Final Fantasy ou algo do género.

É verdade que comecei com Sonic e o ouriço caixeiro é mais conhecido que a batata frita, mas a ideia seria dar a conhecer bandas sonoras de jogos menos conhecidos ou pelo menos, não tão badalados.

Quando falo de jogos menos badalados, falo em coisas menos vendidas ou jogadas e ICO é um exemplo perfeito, pois mesmo com uma colecção HD lançada, a maioria comprou esta edição mais por Shadow of the Colossus.

Eu tenho a felicidade de dizer que comprei e joguei ICO na altura em que foi lançado e confesso que não estava preparado. Aliás, até o deixei a meio durante muitos meses. Apesar de o ver agora como algo belo e único, na altura, havia algo que me perturbava neste jogo.

ICO era um projecto bastante diferente do que havia na altura, fosse pelo seu ambiente, tema ou pela música, já nesta altura dava para perceber que esta experiência valia algo mais do que passava à primeira vista.

Mas aqui o que interessa é a música e neste caso, as composições criadas por Michiru Oshima em conjunto com Koichi Yamazaki e Mitsukuni Murayama (Pentagon), estas são qualquer coisa de uma dimensão especial, um universo à parte.

A primeira música que coloquei, serve quase como que o tema do jogo e estava presente em alguns trailers. Afinal, ICO só utilizava música em momentos chave, deixando tudo o resto para o som ambiente criado para o  mundo.

O primeiro impacto a sério que tive com a música e que me ficou gravado na memória foi a música de Save, quando sentávamos ICO e a fantasma Yorda num dos muitos sofás do castelo. Esta música tem algo que não consigo explicar. Começando pelo nome “Heal” (cura) e adicionando os sons calmos e quase misticos desta música, fazem dela uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Desde a primeira vez que completei o jogo, mesmo com o passar dos anos, esta música e a simbologia do momento em que ICO e Yorda se sentam e esta melodia toca, diz algo mais do que é possível descrever por palavras.

Mas a espetacularidade não se fica por aqui, pois além de ainda incluir uma série de músicas boas (embora um pouco mais negras) uma das grandes armas desta banda sonora é a música You Were There.

Esta é mais uma canção carregada de magia e simbolismo. Esta música cantada por Steven Geraghtly (na altura membro da banda inglesa de cânticos em coro Libera), é mais um dos marcos dos videojogos que passou ao lado da maioria.

You Were There encaixa de forma magistral no tema e mundo do jogo, descrevendo de forma distorcida mas encantadora a situação que ICO e Yorda vivem nesta aventura. Não é só com a voz de Graghtly que se eleva, pois a própria melodia também é das melhores que vão poder ouvir no tema de um jogo.

Apesar de hoje ser visto como um jogo de culto e uma referência. No ano em que foi lançado, ICO viveu na sombra de jogos como GTA 3, Halo e Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, e nem mesmo as notas elevadas da indústria o conseguiram impulsionar.

Felizmente, a indústria dos videojogos está em constante crescimento e cada vez que aprende e amadurece, clássicos como ICO ganham o respeito e crédito devidos.

Assim sendo, deixo-vos com a banda sonora completa de ICO.

ICO foi originalmente lançado para a PS2, mas caso o queiram jogar, podem encontrá-lo nas lojas ou na PSN na sua versão HD para a PS3 em ICO e Shadow of the Colossus HD Collection. Podem ver o trailer já de seguida.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
_GM_

Não quero ouvir as músicas porque é um jogo que está na minha lista de jogos a jogar, nem que demore 10 anos para poder jogá-lo.

Daniel Silvestre

Bem, nada te impede de ouvir pelo menos as 3 músicas recomendadas. Não tem nada de spoilers : )

Ok, pelo menos a Heal tens de ouvir. Recomendo mesmo : D

_GM_

Obrigado na mesma mas não. Prefiro ouvir a musica enquanto jogo o jogo do que ouvir fora do jogo. O impacto e experiência do jogo, imo, será muito melhor. Por exemplo, tenho o Mario Galaxy OST vindo do Clube Nintendo mas ainda não usei o CD. Apesar de já ter ouvido uma ou duas musicas do jogo a algum tempo atrás, prefiro ouvir tudo o que o jogo tem a oferecer enquanto o jogo. Faz parte da experiência 😛

Daniel Silvestre

Daqui a 10 anos falamos? xD

_GM_

Talvez.. talvez mais cedo, talvez mais tarde xD

Talvez se o serviço Playstation Now for bom, e se tiver possibilidade de o usar, e se eles meterem este jogo no serviço, então venha jogá-lo mais cedo.

Marco Correia

joguei quando esteve no PLUS junto com o SoTC. Ao contrario do SoTC adorei ICO, é um jogo mesmo awesome, ainda cheguei a fazer o troféu de completar em menos de 2 horas xD

Daniel Silvestre

Olha que é um caso raro de quem gosta mais de um do que do outro. Eu adorei os dois, mas ICO tem algo mais : )

Marco Correia

ICO é belo! xD

Nirvanes

O SOTC é ainda mais parado mas tem uma epicidade… eu gosot mais do ICO também!

Marco Correia

opá só curti o final, alias adorei o final, é aquele tipo de final que fico do genero “wtf just happened?”

ShadowDust

PABLO!!!!!

Marco Correia

fuck

Kanudo
golden guy

Joguei a demo deste jogo quando veio com a revista da playstation em 2007 e tenho de admitir,tive um bom tempo com ele e depois em 2012 comprei a coleção para jogar o ico e o sotc,mesmo assim ambos tem uma bela banda sonora 🙂

Kaiser

Bem, as três músicas que apresentaste têm um tom realmente místico e de certa forma espiritual, gostei e vou ouvir a banda sonora completa também.
Nunca joguei nem ICO nem Shadow of the Colossus, sinceramente nem a coleção HD nutriu em mim curiosidade, mas depois de ler esta rubrica, está adicionada à minha lista!

Daniel Silvestre

Ainda bem que a rubrica cumpriu o seu objectivo. Não vender o jogo, mas mostrar como a qualidade é tão boa que nos faz pensar duas vezes em jogar este clássico : )

Kanudo

Foi agradável voltar a ouvir algumas dessas músicas x)
Eu joguei ICO pela primeira na versão HD, e apesar de parecer uma tech demo da PS2 em alguns momentos, o jogo transmite uma sensação muito indie, não só por ser um jogo diferente na altura em que saiu, mas também pela forma como a história procede e nos deixa imersivo na experiência.

Silver4000

A coleçao HD jà anda na lista à uns tempos para comprar.
Jà que nunca os joguei mas ouço dizer bem.

Guilhathorn

Já o tenho na prateleira em conjunto com o Shadow of the Colossus, falta é ter tempo para o jogar 😛 Mas está para breve!

golden guy

Eu lembro me de jogar ico quando vinha no cd das demos na revista da playstation e adorei o jogo mas nunca o comprei mas em 2012 comprei a coleção da team ico e tive que admitir foi uma experiencia muito boa e alias a banda sonora é excelente e tambem em termos de história comparando ao sotc que é a prequela a este jogo.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
20
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x