O último fim-de-semana de 2012 fecha com resultados no box-office mais ou menos previsíveis. The Hobbit “limpa” tudo e torna-se um sucesso de bilheteiras já na terceira semana em exibição. Há a assinalar que as estreias desta semana, aconteceram terça-feira (dia de Natal), respeitando a tradição nos Estados Unidos. Por isso os valores acumulados, apesar de tratar-se da primeira semana, são do fim-de-semana e dos restantes dias desde a estreia. Nesta nova lista, despedimo-nos dos antigos lidéres: Skyafall e Twilight. E cumprimentamos as estreias de Natal, nomeadamente: Django Unchained, Les Miserables e Parental Guidance.
1º Lugar The Hobbit: An Unexpected Journey. O filme de Peter Jackson já é um fenómeno global e muito provavelmente irá superar a receita dos filmes da trilogia Senhor dos Anéis. Na semana numero 3, somou $31.5M no fim-de-semana, e acumula $221.3M no total. Já estreou em Portugal e podem ler a análise aqui, no Próximo Nível.
2º Lugar Django Unchained. Depois de ter sido adiado devido ao atentado de Newtown, o Western de Tarantino chega ao cinema, com Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Jamie Foxx e Christopher Waltz nos principais papéis. A primeira semana de Django foi formidável, com $31.0M no fim-de-semana e $64.0M desde a estreia na terça-feira. Estreia em Portugal a 24 de Janeiro.
3º Lugar Les Misérables. A adaptação cinematográfica de um dos mais aclamados musicais de sempre, identificou muito bem o público-alvo, e depois de ter dominado dia 25 de Dezembro, termina o primeiro fim-de-semana em terceiro lugar. São $27.4M de receita Sexta-Feira e Sábado, e $66.8M acumulados desde a estreia. Les Misérables é realizado por Tom Hooper, e conta com Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter nos principais papéis. Estreia a 3 de Janeiro em Portugal.
4º Lugar Parental Guidance. A nova comédia de Andy Fickman está em estreia e conta com: Billy Crystal, Bette Midler e Marisa Tomei no elenco principal. Somou $14.4M no primeiro fim-de-semana em exibição, e acumula $29.0M desde o dia de estreia. Estreia em Portugal a 28 de Fevereiro.
5º Lugar Jack Reacher. À segunda semana, desce da segunda posição para a o quinto lugar da tabela. Tom Cruise vê assim o mais recente trabalho a conseguir um resultado na ordem dos $14.0M no fim-de-semana, e $44.5M acumulados. Já estreou em Portugal e podem ler a análise aqui, no Próximo Nível.
6º Lugar This Is 40. O novo filme de Judd Apatow surge na segunda semana com um registo interessante, para esta comédia de baixo orçamento. Somou no fim-de-semana $12.5M e acumula $36.4M nas duas semanas. Estreia a 21 de Fevereiro em Portugal.
7º Lugar Lincoln. Oitava semana no top do box-office para o mais recente filme de Spielberg, e a verdade é que o filme sobre o presidente dos Estados Unidos continua a cativar público e interesse nacional. O fim-de-semana resultou em $7.5M, e são $132.0M acumulados. Estreia em Portugal a 31 de Janeiro
8º Lugar The Guilt Trip. Mais uma comédia na lista, desta feita realizada por Anne Fletcher, com Barbra Streisand e Seth Rogen nos principais papéis. Na segunda semana são 21.4M acumulados e $7.0M só neste fim-de-semana. Ainda não há data de estreia em Portugal.
9º Lugar Monsters Inc 3D. O relançamento do clássico da Pixar em 3D, mantém-se como um produto atractivo, e a verdade é que na segunda semana em exibição, a tridimensionalidade dos monstros resultou em $6.2M no fim-de-semana e $18.3M nas duas semanas.
10º Lugar Rise Of The Guardians. O filme da Dreamworks encontra-se no último lugar da tabela, mas A Lenda dos Guardiões cumpriu o papel ao qual estava destinado, tornando-se um dos filmes mais vistos do mês de Dezembro. No quinto fim-de-semana em exibição somou $5.0M, e acumulou $90.4M desde o dia de estreia. Já estreou em Portugal.
- Análise – Star Wars: O Despertar da Força / Star Wars: The Force Awakens - Dezembro 18, 2015
- Análise – SPECTRE - Novembro 6, 2015
- Análise – Quarteto Fantástico / Fantastic Four - Agosto 12, 2015