Análise – Warriors Orochi 4 Ultimate

Warriors Orochi 4 Ulttimate é a celebração dos jogos Warriors da Omega Force. Este é o 4º título da série Orochi, ainda que todos os títulos desta saga recebam várias edições e parecer que já vamos muito mais avançados do que na realidade.

Warriors Orochi 4 Ultimate engloba então os personagens de Dynasty Warriors e Samurai Warriors e ainda os personagens originais de Orochi Warriors. Desta vez a história que junta todos estes guerreiros começa com deuses do Olimpo… Eu sei, é estranho sobretudo quando estamos a misturar histórias completamente díspares. Um dos deuses não acha que a ideia de conquista universal seja muito boa e acaba por colocar umas pulseiras, que são a base do plano dos restantes deuses, nas mãos de alguns destes formidáveis guerreiros, mesmo que seja sem querer.

Como podem já ter percebido a história é apenas uma desculpa para o festival de pancadaria que se segue. Tal como os restantes jogos Musou da série, (menos o Dynasty Warriors 9, esse deverá para sempre ficar esquecido) a jogabilidade baseia-se em mapas fechados compostos principalmente por estreitos corredores e salas amplas onde devemos derrotar centenas de inimigos em poucos minutos. É imensamente satisfatório distribuir golpes que chacinam por completo grupos gigantescos de inimigos até encontrarmos um dos generais inimigos que pode representar um desafio. A versão Ultimate veio acrescentar um capítulo extra à história base e por consequência mais algumas personagens que não pertencem a nenhum dos universos já mencionados mas que não serão estranhos para a maioria dos jogadores. No total estas personagens juntam-se para fazer mais de 170 personagens diferentes para jogar em Warriors Orochi 4 Ultimate.

Desta vez os mapas não são apenas cenários de jogos anteriores, temos também mapas que misturam partes dos diferentes jogos. Para os fãs destas séries é algo engraçado, para quem não está por dentro, provavelmente nem vai reparar. Falando ainda no aspecto, as várias personagens utilizam o aspecto de Dynasty Warriors 8 e Samurai Warriors 4 nas suas versões mais aprimoradas. Em termos de aspecto é um jogo visualmente datado, não só os níveis são na sua grande maioria reciclados e misturas de níveis entre jogos como o seu aspecto não foi melhorado. A performance do jogo no entanto é bastante boa e pelo menos no PC não encontrei qualquer tipo de problema com o número imenso de inimigos no ecrã. Felizmente o jogo é acompanhado de uma banda sonora bastante completa e cheia de energia. Um detalhe que também gostei foi o facto de praticamente todos os diálogos terem a sua própria voz, apesar de não perceber nada do que é dito e continuar a ler as legendas.

Em termos de jogabilidade o jogo divide-se em dois grupos não muito distintos. As personagens de Samurai Warriors e Dynasty Warriors têm uma jogabilidade ligeiramente diferente no que toca aos combos e à forma de activar certos ataques especiais, estas mantêm-se e podem ser consultadas a qualquer momento. No entanto nesta união foram acrescentados tesouros divinos e ataques especiais que conferem ainda mais poder aos personagens.

Antes de dar a conhecer estas mudanças é preciso falar num aspecto de Warriors Orochi 4 Ultimate, durante o jogo estão no controlo de uma equipa de 3 guerreiros e podem alternar entre estes, cada guerreiro pode ser de um de três tipos de afinidades e convém construir as equipas com isto em mente. Para além disto conforme vão jogando vão desenvolver relacionamentos entre personagens o que acaba por conferir algumas alterações durante a jogabilidade. Cada personagem começa também com um tipo de tesouro que confere ataques mágicos à personagem, mais tarde poderão trocar de tesouros, por exemplo o tridente de Poseidon permite que controlem uma onda ou criem um tufão  em adição aos ataques que já têm disponíveis. Existem também os ataques especiais que podem utilizar com algumas condições.

Os ataques mágicos podem ser divididos em ataques fracos, fortes, únicos e um ataque bastante poderoso que coloca toda a vossa equipa numa animação com um ataque devastador. A barra de magia é independente das restantes e carrega com o tempo, os ataques mágicos únicos são uma variante do ataque Musou que é um ataque especial de cada personagem que tem de ser carregado conforme vão avançando pelo mapa e travam as várias batalhas. Finalmente o último é um ataque extremamente poderoso praticamente capaz de colocar qualquer Boss de joelhos, se estiverem a jogar com outro jogador até faz parar o tempo para os inimigos.

Durante os combates vão também encontrar inimigos especiais que são resistentes a todo o tipo de ataques excepto ataques mágicos. Estes costumam deixar para trás uma lágrima que permite aumentar temporariamente as capacidades do nosso personagem e acabam por ser úteis em momentos mais complicados.

Em termos de jogabilidade é tudo muito idêntico aos restantes jogos da série com algumas alterações. Quando estamos fora do combate o caso muda um pouco de figura. É possível desenvolver relacionamentos entre os vários personagens que participaram nas batalhas através de pequenas conversas. Estas acabam por criar alguns bónus que entram em jogo quando esses personagens estão presentes. Também é fora dos combates que podem aumentar as capacidades dos vossos personagens, modificar e criar armas entre um vasto leque de hipóteses.

Conforme jogam os vários cenários vão desbloquear mais personagens e por vezes novas mecânicas. São imensos personagens e todos eles vêm com os seus próprios ataques e armas e podem utilizar os que quiserem, ainda que seja necessário evoluir cada um de forma individual.

00

Para além do modo história existem mais formas de aproveitar Warriors Orochi 4 Ultimate. Em Battle Arena podem jogar online contra outros jogadores enquanto tentam capturar o maior número de pontos. Este modo é bastante diferente e mais limitado do que encontramos no modo história e na minha experiência não foi muito divertido. O Challenge Mode contempla alguns desafios com certas regras e o novo Infinity mode que é sem sombra de dúvidas o modo mais desafiante e interessante do jogo. Aqui vão enfrentar os desafios de Zeus enquanto percorrem vários mapas repletos de inimigos bastante poderosos e caso já tenham uma personagem a nível 100 é possível realizar uma espécie de “prestige” para continuar a evoluir a vossa personagem e alcançar níveis ainda mais poderosos.

No fundo Warriors Orochi 4 Ultimate é um jogo Musou normal com as suas mecânicas próprias e irá certamente agradar aos fãs do género. Apesar de concordar que é necessária alguma afinidade aos personagens e história para que não se instale a monotonia, dada a repetição pelo qual o género é conhecido, também é verdade que o jogo está carregado de conteúdo e conta com alguns modos com regras especiais para que se possam vangloriar nas tabelas de rank online. Existe muito conteúdo e as vossas personagens favoritas aguardam-vos nesta celebração que apesar de não ser a melhor até à data, não deixa de ser divertida.

 

Positivo

  • Imensas personagens
  • Relações entre personagens
  • Muito conteúdo
  • Imensamente divertido para os fãs das sagas Warriors

Negativo

  • Muito conteúdo reciclado
  • Battle Arena precisa de ajustes
  • Aspecto datado

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram