Vikings é uma série que retrata o povo homónimo no inicio da sua era em 793 D.C. seguindo os primeiros ataques a Britânia. Vikings é produzido para o mesmo canal que nos trouxe o meme “Aliens”, o canal História. Sendo um canal primariamente focado em analisar factos históricos, esperava-se que esta série seguisse esse caminho, no entanto Vikings tem outras ideias.
Utilizando os feitos deste povo, misturando lendas e alguns textos antigos, chega-nos então a história de Ragnar Lothbrok, um jovem camponês Viking que sonha em atravessar o oceano para chegar a novas terras. Somos também apresentados a muitos dos costumes Viking desde os rituais que permitem a passagem de um rapaz para a vida adulta até às leis.
A história de Vikings está muito bem construída pois mantém o espectador interessado até ao fim, não existem momentos desperdiçados, aliás é uma das séries que poderia sair beneficiada de mais 3 ou 4 episódios por cada temporada, uma vez que estes 10 episódios por ano sabem a pouco.
O ambiente da série está muito bem conseguido no que toca a terras Viking, desde as aldeias ás fortificações e templos,- tudo está disposto de uma forma muito natural. Já durante as invasões a Britânia a história é outra, devido há necessidade de criar fortificações medievais como castelos, muralhas ou conventos e de estes aparecerem em grandes planos os efeitos especiais aqui não são do melhor. Nota-se rapidamente de que não se tratam de verdadeiras construções, mas é um bom esforço para as poucas cenas que envolvem estes planos.
Nas duas primeiras temporadas vamos conhecer um rol de personagens onde existe um pouco de tudo, desde malucos, a malucos com armas, malucos inteligentes, guerreiros ponderados, invejas, intrigas, amor e ódio. Uma das personagens que marca a série é Floki, um carpinteiro bastante peculiar, pois para além de guerreiro e carpinteiro ainda é bastante conhecedor da natureza que o rodeia.
E é por isto que Vikings se destaca das de mais séries produzidas neste canal, poderiam ter optado por um documentário e despachar a história em 3 ou 4 episódios mas, em vez disso, temos uma história com pés e cabeça que nos entretém enquanto somos apresentados à cultura Viking.
Vikings é uma série que espantou e encantou, tendo apanhado muitos espectadores de surpresa, não só por surgir num canal que habitualmente não produz este género de entretenimento mas também pela qualidade. Foi uma das séries que mais gostei de ver nos últimos tempos e espero ansiosamente pela terceira temporada.
Pontos positivos
- Personagens
- História
- Floki e Ragnar são personagens muito bem trabalhadas e executadas
- Ambiente da série é muito bom…
Pontos negativos
- … excepto em certos momentos onde são necessários grandes planos
- Cenas de batalha por vezes não ajudam à credibilidade
- Análise – Resident Evil Village - Maio 10, 2021
- Tenho apenas 10 Assassin’s Creed III - Março 21, 2021
- Análise – The Pathless - Fevereiro 14, 2021