Análise – Shantae and the Pirate’s Curse

Shantae pirates curse PN6

Shantae and the Pirate’s Curse é um jogo de plataformas 2D que mistura um mapa ao estilo de Metroid com a jogabilidade clássica dos jogos de plataformas do inicio dos anos 90. Como fã de jogos de plataformas e sendo este um estilo que começa a escassear em qualidade, foi com grande entusiasmo que comecei a jogar Shantae and the Pirate’s Curse.

Se há algo que posso dizer sobre jogos de plataformas é que o que mais me interesse é a jogabilidade e esta está bastante boa. Os saltos são precisos assim como os ataques normais, no fundo tem uma boa base. No entanto com o avançar da história iremos também ganhar novas habilidades e armas, desde uma pistola a um para-quedas. Estes vão permitir-nos aceder a áreas que antes nos pareciam inalcançáveis e que nos fazem perder algum tempo a inicio tentando chegar a alguns colecionáveis.

Shantae pirates curse PN3

O que diferencia Shantae de um Sonic ou Mario no que toca ao sistema de ataque é que os inimigos não morrem com um salto ou simplesmente um ataque, estes têm um dado HP invisível ao jogador o que pode acabar por requerer mais do que um ataque, quer este seja uma chicotada com o cabelo de Shantae ou uma bala. Diferentes ataques retiram diferentes pontos de dano, por exemplo a pistola a inicio faz apenas 1 ponto de dano que pode ser aumentado se fizerem upgrade à vossa arma. É verdade Shantae inclui um sistema de melhoramentos a equipamento este será útil pois a nossa aventura vai ficando muito mais complicada à medida que avançamos.

Na cidade onde vivemos existem várias lojas, desde banhos termais à borla para recuperar a vida, até lojas de items e armas. E é aqui que começam as verdadeiras diferenças entre as versões Wii U e 3DS do jogo. O Alexandre Barbosa jogou a versão Wii U enquanto o Roberto Silva ficou com a versão 3DS. Depois de trocarmos impressões foi notório que as maiores diferenças centram-se no inventário.

Shantae pirates curse PN5

Na Wii U este encontra-se no GamePad desde que não o utilizemos como o ecrã principal, no caso de o fazermos este passa a ser acedido através do modo tradicional ou seja um menu. No caso de este estar no GamePad é possível aceder a todos os items através do toque, existem mais opções como mostrar o mapa no GamePad. Como em quase todos os jogos da Wii U que usam esta função, acaba por se tornar incómodo desviar a nossa atenção do ecrã principal, isto deve-se especialmente ao facto de existir uma discrepância quanto à posição dos dois ecrãs.

Agora é altura do Roberto Silva dar a sua opinião sobre Shantae and the Pirate’s Curse.

Se há coisa que não consigo perceber na indústria dos videojogos hoje em dia é o conceito de que tudo tem de morrer. Um dos géneros dado como morto desde de há vários anos é o de plataformas. Mas nos últimos anos muitos jogos têm provado que isto não poderia estar mais errado. Desde Rayman, Shovel Knight e Dust:An Elysian Tail entre muitos outros, vieram bater como o murro na mesa a estasafirmações.

Shantae pirates curse PN4

Uma das séries que mais tem feito para manter os jogos de plataformas à tona é Shantae que desde a altura do Gameboy Color nos tem mantido aos poucos com alguns jogos competentes nas mais diversas plataformas.

Shantae and the Pirate’s Curse é o terceiro jogo da série em que a personagem principal Shantae, uma meia-génio com alguns poderes (e células capilares) enfrenta todo o tipo de perigos para poder derrotar os mais variados vilões sendo que o maior deles todos será o maléfico Pirate Master.

Shantae and the Pirate’s Curse vai beber muito das suas inspirações ao fenómeno Metroidvania. Com um sistema de plataformas simples e um hub world com mundos vastos e diversificados juntando também inimigos e puzzles que demonstram ser um verdadeiro desafio, o jogo possui todas matérias-primas para ser um dos marcos do ano. Mas será que só isto chega?

Shantae pirates curse PN2

Por mais que eu gabe as qualidades “inatas” do jogo a verdade é que sinto que algumas delas foram subaproveitadas e algo mascaradas pelo fantástico humor que o jogo possui. O combate e algumas mecânicas não apresentam o nível de polimento que precisam e o renascer dos inimigos tem um ritmo demasiado abrupto para os jogadores menos treinados.

Todo o jogo apresenta um conjunto de visuais 2D recheados de fundos e paisagens muito bem trabalhados sendo enaltecidos quase que subtilmente pelos sprites não só das personagens principais como até qualquer inimigo parece complementar a soberba pintura que nos é apresentada no visor ou televisão.

Shantae pirates curse PN1

Shantae é um jogo ao qual não falta matéria-prima e talento mas deixou algumas arestas por limar para o considerar um marco desta geração. Os puzzles, os inimigos, o humor, a jogabilidade e muitas outras coisas quase que sentem o peso de si próprias ao fim de algum tempo estando quase sempre a roçar os padrões de excelência mas nem sempre chegando lá em algumas áreas.

Positivo

  • Humor
  • Puzzles
  • Gráficos
  • Muitos items para desbloquear que nos permitem progredir no jogo
  • Muitos segredos para encontrar

Negativo

  • Alguns erros de design
  • Inventário da versão Wii U não funciona muito bem em certas situações

pn-muitobom-ana

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nirvanes

Fixe afinal sempre fizeram review, se não ia-me oferecer!

Eu ainda não joguei este, mas comprei o anterior na eshop e gostei muito, até porque descobri desde que joguei o Steamworld Dig, o Shovel Knight, entre outros, que gosto muito deste jogos do género Metroidvania. Tanto que há uns meses fui jogar o Castlevania Simphony of the Night 😀

Este parece seguir o jogo anterior, haviam alguma coisas a melhorar nomeadamente a longevidade do jogo, tenho a certeza que este é ainda melhor, e mal o apanhe numa promoção compro (falhei a promo anterior).

Acho que devia ter comprado isto em vez do Gunvolt 😀 é mais a minha cena.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x