Análise – Pokémon Shuffle

Pokémon Shuffle é um jogo Free To Play que pode ser descarregado da Eshop para a vossa 3DS.

Tendo por trás um conceito bastante parecido a Pokémon Link Battle, lançado em Março de 2014, Pokémon Shuffle é um jogo onde o objectivo é combinarmos 3 ou mais Pokémon iguais em linha para causar dano e apanhar o Pokémon selvagem. No entanto e como se trata de um jogo Free To Play, a nossa jornada vai ter pausas… muitas pausas; ou podem comprar corações que são usados para jogar imediatamente e moedas para facilitar os Puzzles que têm pela frente.

Cada coração demora 30 minutos a regenerar-se e podem ter um máximo de 5 corações desta forma. No entanto, se comprarem corações na loja estes 5 não se regeneram, fazendo com que os corações comprados tenham de ser gastos primeiro.

Os Puzzle em si têm um dado número de movimentos que podem ser executados, na sua maioria são mais do que suficientes, e à medida que avançamos vamos evoluindo os Pokémon que apanhamos e estes vão fazendo mais dano. Cada Pokémon tem também uma habilidade que pode vir a dar bastante jeito em luta.

Antes de iniciar um dos Puzzle podemos levar até 4 Pokémon connosco, felizmente existe um sistema que coloca os nossos melhores Pokémon para o Puzzle que se segue evitando estar a escolher manualmente a cada Puzzle.

Pokemon shuffle ProximoNivel 1

Quando terminamos um Puzzle o Pokémon que derrotámos pode ser apanhado e adicionados à nossa equipa, este tem uma probabilidade fixa de ser apanhado sendo que os movimentos que nos restam acabam por aumentar essa probabilidade. Se mesmo assim não conseguirmos, existe a possibilidade de comprar uma Great Ball que duplica a probabilidade. Apesar da maioria dos Pokémon ter uma probabilidade mediana de serem apanhados existem alguns, normalmente os mais conhecidos, que têm uma probabilidade ridiculamente baixa algo como 3%. Isto em adição a um nível normalmente mais complicado do que os restantes é uma forma de fazer os jogadores abrir o cordão à bolsa.

Para os comprar necessitam de Gems que podem comprar com o vosso saldo da eShop, pessoalmente penso que o valor é extremamente desproporcionado, pois cada Gem custa quase 1€ e com 1 Gem podem comprar 5 corações ou 3000 moedas, como depressa se aperceberão o jogo faz o seu melhor para vos arrancar o dinheiro.

Existem alguns modos extra a adicionar aos 150 e poucos níveis normais, alguns são eventos, outros são os níveis EX, nestes em vez de um número de jogadas existe um limite de tempo.

Pokemon shuffle ProximoNivel 2

Pokémon Shuffle é bastante injusto no modo como estabelece os níveis. Alguns Pokémon são quase impossíveis de apanhar sem o uso de items. Mas no fundo, assim são todos os jogos Free To Play, mais cedo ou mais tarde apresentam-se como extremamente complicados sem o uso de alguns items comprados com dinheiro real, felizmente existe uma alternativa se esta não for a vossa zona de conforto. Pokémon Link Battle é muito parecido e pode ser adquirido na eShop.

Na minha opinião, não é o pior jogo Free to Play dos dias que correm e existe a possibilidade real de o completarem sem uso a dinheiro verdadeiro, só precisam de muita sorte e uma paciência de Alakazam, que previu a chegada de um Pokémon gelado na 5ª geração quando ainda nem se pensava numa sequela ao original.

Positivo

  • A maioria dos Puzzles é acessível
  • Jogadas estratégicas são recompensadoras
  • Viciante até darmos de caras com um dos Pokémon com uma probabilidade extremamente baixa de ser apanhado

Negativo

  • Gems são demasiado caras
  • Incentivo a utilizar items pagos ingame demasiado constante
  • Tempos de espera para a regeneração de corações, muito grandes
  • Alguns Pokémon são ridiculamente difíceis de apanhar mesmo usando items pagos
  • Tendo em conta que estamos a falar de um universo com 721 Pokémon, o facto de só existirem 151 no jogo deixa algo a desejar

pn-fraco

 

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rubiko

Poucos Pokémon para apanhar é um ponto positivo?

tylarth

Está fora do sitio, enganei-me a colocar.
Obrigado pela chamada à atenção.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x