Análise – Kirby Triple Deluxe

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00042

Depois de ter tido um contacto retro ligeiramente agri-doce com Kirby & The Amazing Mirror para a Virtual Console da Wii U, a minha vontade de jogar Kirby Triple Deluxe era bastante grande, afinal, antes dele, quase todos os jogos que joguei de Kirby foram bastante bons.

Curiosamente, embora Kirby Triple Deluxe seja muito diferente de Amazing Mirror, posso dizer que felizmente os maiores problemas do jogo do GBA não surgem aqui.

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00019

Kirby Triple Deluxe é uma junção de três jogos, a aventura principal e dois mini-jogos que conseguem ser mais do que mini. Vamos começar pela campanha que é realmente o prato principal e deixar os mini-jogos para depois.

A historia de Kirby Triple Deluxe é bastante simples, o rei Dedede foi raptado por um inimigo parecido com uma aranha cósmica e pelo caminho, a casa do Kirby foi elevada para os céus por um pé de feijão enorme. É através dessa mesma planta que Kirby vai poder aceder a vários mundos nas nuvens com diversos níveis.

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00015

No final de cada mundo existe um nível com um boss final que só pode ser desbloqueado ao apanhar uns medalhões em forma de estrela, estes estão espalhados pelos níveis e podem ser encontrados quando exploram tudo em detalhe.

Tal como nos jogos de aventura de Kirby, vão visitar estes mundos no formato típico de plataformas em 2D. Kirby continua a poder voar e aspirar os inimigos com o seu poder. Alguns inimigos, após aspirados, podem ser usados como projéctil ou como fonte de poder, dando habilidades especiais a Kirby, como espadas, arcos, fogo, gelo, entre outros.

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00014

Curiosamente, durante a aventura, um dos melhores poderes é mesmo o de aspirar os inimigos na sua versão Hypernova, a qual suga quase tudo o que se encontra no ecrã. Este poder é também usado para empurrar blocos gigantes ou mover plataformas. É um dos mais divertidos do jogo e é sempre engraçado ver como este aspira os pobres inimigos, claramente incapazes de reagir.

Durante a aventura, em alguns momentos vão ter de usar o sensor de movimentos da consola para resolver alguns puzzles. Estes não eram necessários e podiam muito bem ter sido adaptados aos botões da consola. Não que sejam de todo incomodativos ou um problema, a não ser que joguem com o 3D ligado, o que envolve sempre o problema clássico do desfocamento da imagem.

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00016

A campanha de Kirby Triple Deluxe é bastante boa e está cheia de cenários bem trabalhados, mudando de tema de forma regular. Mas não se esqueçam dos mini-jogos adicionais, Kirby Fighters e Dedede’s Drum Dash. O primeiro é uma espécie de Smash Bros onde lutam contra até outros 3 Kirby. Cada um escolhe um poder e lutam pela vitória nestas arenas cheias de poderes e perigos. A maior vantagem deste modo é a possibilidade de partilhar o jogo com outras pessoas por Game Share para horas de diversão com apenas um cartucho.

Dedede’s Drum Dash por seu lado é um jogo de precisão e ritmo bem mais simples e curto, mas que funciona como uma boa distração para variar da campanha principal.

kirby-triple-deluxe-ana-pn_00026

Visualmente Kirby Triple Deluxe é bastante apelativo, pode não chegar sequer próximo de algo como foi Kirby’s Epic Yarn na Wii, mas consegue manter um charme e visual bastante bons. Como sempre, quase tudo o que são personagens e inimigos de Kirby usam o seu visual adorável clássico, com Kirby a ser o rei dos momentos “fofinhos”.

A banda sonora mistura vários temas clássicos de Kirby restaurados, assim como algumas músicas inéditas. Os sons estão bem concebidos no geral e é curioso como os sons que Kirby faz são quase hipnóticos, dando vontade os ouvir constantemente.

No seu todo Kirby Triple Deluxe é um jogo bastante sólido e recheado de conteúdo. É o regresso de Kirby em grande às portáteis e é notório que a Hal. depositou aqui um grande esforço. Pode não competir com os melhores da Nintendo 3DS, mas é um bom jogo na mesma, ideal para os fãs de plataformas e Kirby.

Positivo:

  • Três conteúdos distintospn-recomendado-ana
  • Campanha diversificada
  • Os vários poderes de Kirby
  • Jogar Kirby Fighters por Gameshare

Negativo:

  • Não é muito desafiante
  • Poderes pouco equilibrados
  • Puzzles que exigem movimento da consola

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram