Retrospectiva – Fallout

retrospectiva-fallout-1-pn

A série Fallout tornou-se numa das mais conhecidas e populares potências dos videojogos. A maneira como aborda o tema de um mundo completamente envenenado pela radiação e guerras e as consequências que trouxe, catapultou o nome para o estrelato tornando-se numa série que é seguida fervorosamente por muitos.

Agora chega o novo Fallout 4, marcando uma nova aposta por parte da Bethesda Game Studios num jogo que é por muitos considerado como o mais esperado do ano. Sendo assim, vamos dar uma pequena volta na história desta série relembrar alguns dos títulos lançados e outros que não chegaram a existir.

retrospectiva-fallout-2-pn

O lore desta série conta-nos a história de um mundo consumido pela guerra e uma realidade alternativa da era da Segunda Guerra Mundial mostra o poder devastador do conflito nuclear. O planeta tornou-se praticamente inabitável e muitos seres humanos esconderam-se em abrigos subterrâneos de nome Vaults.

Com o passar dos anos grande parte dos humanos e animais que não conseguiram abrigar-se não passam de simples aberrações que vagueiam livremente neste cenário completamente desértico e onde a radiação está em todo o lado. E é aqui que começam as histórias de Fallout.

Fallout

retrospectiva-fallout-3-pn

Esta foi a primeira aposta da Interplay Studios, estúdio responsável pela criação de Fallout. O que fora criado em Wasteland, um RPG pós-apocalíptico lançado para PC em 1989, foi levado como referência para este jogo. O tema de sobrevivência e esperança num mundo escasso desses elementos serviria de pano de fundo para aquilo que iríamos ver no futuro de toda a série.

Depois de um chip que purifica a água do Vault 13 ter avariado, vemos o protagonista deste primeiro Fallout numa demanda para salvar todos os integrantes deste abrigo. A tarefa não se avizinha fácil, visto que o protagonista nunca vagueou pelo deserto desolado da California.

retrospectiva-fallout-4-pn

O jogo tornou-se um marco fenomenal porque fugiu do tema mais medieval e épico que eram transmitidos por outros RPGs como a série Ultima, Final Fantasy, Dragon Quest ou até o primeiro Baldur’s Gate que saiu mais tarde. A aposta num humor – por vezes negro – constante e um sistema de exploração e de sobrevivência fora de série catapultaram ainda mais este estúdio com jogos de renome na manga.

Fallout 2

retrospectiva-fallout-5-pn

Depois do sucesso do primeiro jogo, a Interplay Studios fez de tudo para puxar todo o conceito ao máximo e trazer um novo Fallout. Para isto, a produção desta nova aposta passou para a divisão interna de nome Black Isle Studios, mantendo à mesma o director responsável pelo jogo original, Feargus Urquhart.

Para esta aventura somos apresentados ao mesmo protagonista do primeiro jogo, só que desta vez a tarefa passa por salvar uma aldeia onde agora reside. Para fazer isso terá que recuperar um engenho que supostamente consegue recuperar zonas de desastres ambientais de nome GECKGarden of Eden Creation Kit.

retrospectiva-fallout-6-pn

Fallout 2 superou o primeiro em tudo, contendo uma história ainda mais rica, mundo maior e inúmeras personagens para podermos recrutar. Mais uma vez colocou nos ombros do jogador decisões morais que iriam aproximá-lo ou antagonizar as várias facções que vagueiam no mundo de Fallout 2. Considerado por muitos como o melhor de toda a série.

Fallout 3

retrospectiva-fallout-5-pn

Neste jogo muita coisa mudou. A Bethesda Game Studios comprou os direitos para a série Fallout e apostou tudo no terceiro jogo. Incorporou o seu motor de jogo de nome Gamebryo e que deu a vida a títulos como The Elder Scrolls 4: Oblivion, passando o jogo para uma visão mais na terceira pessoa e tornando-o inteiramente em 3D.

Este virar de página da série chamou a atenção de muita gente e criou uma nova era que parece estar para durar. A Bethesda Game Studios conseguiu recriar o jogo e manter aspectos importantes de uma maneira funcional, como o VATS e um mundo convincente, assustador e gigante.

retrospectiva-fallout-6-pn

Mais uma vez o jogo possui horas e horas de conteúdo, inúmeras masmorras e sem falar que era simplesmente impressionante ver um mundo como Fallout na terceira pessoa e vislumbrar o horizonte. Fallout 3 foi o regresso em grande desta série muito adorada.

Fallout: New Vegas

retrospectiva-fallout-7-pn

Depois do sucesso que foi Fallout 3, a Bethesda Game Studios preparou um novo título mas deixou-o nas mãos de outro estúdio, Obsidian Entertainment. Curiosamente, o estúdio é composto por membros responsáveis pelo primeiro Fallout e que se vêm a trabalhar numa das suas criações originais.

Pegando nos conceitos principais de Fallout 3, a Obsidian Entertainment teve apenas o trabalho de mexer nalguns aspectos do jogo, como a introdução do Companion Wheel que facilitava a interacção com a nossa equipa e a adição do modo Hardcore que colocava o jogador numa situação mais complicada onde sofreria de fome, sede e as feridas eram mais complicadas de sarar.

retrospectiva-fallout-8-pn

Foi sem dúvida um passo em frente, mas é interessante ver os fãs debater sobre qual dos mais recentes jogos é o melhor. O que é certo é que a Obsidian conseguiu oferecer um nível de qualidade muito bom e isso ajuda também com a narrativa ainda mais apurada e NPCs cada vez mais interessantes.

Outros jogos

retrospectiva-fallout-9-pn

Mesmo assim a série já teve outros jogos que fugiram um pouco ao conceito original onde alguns tiveram algum sucesso, outros nem tanto e até outros foram cancelados. Um dos primeiros spin-offs foi Fallout Tactics lançado poucos anos após Fallout 2 e produzido pelo estúdio Micro Forté, que até teve uma boa recepção, Fallout: Brotherhood of Steel apostava numa vertente com mais acção pelas mãos da Interplay, e recentemente vimos ser lançado Fallout Shelter, no qual podem ver a análise aqui.

Projectos Cancelados

retrospectiva-fallout-10-pn

Mas também houve alguns que não viram a luz do dia como é o caso de Van Buren, aquele que poderia ser o Fallout 3 mas produzido pela Black Isle Studios no qual foi cancelado dado ao despedimento do estúdio pela companhia mãe Interplay.

Fallout: Brotherhood of Steel 2 esteve também em produção, mas na recta final acabou por ser cancelado também. Um projecto que continua a intrigar os fãs sendo este uma incógnita no que toca à sua existência é Fallout Online, estando num limbo de indecisão sobre o seu estado actual.

Deixo-vos então com uma pergunta: Qual é o vosso favorito?

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram