A relação entre cinema e videojogos começou unilateral, os filmes lançados para o cinema tinham os direitos explorados pelas produtoras de videojogos que lançavam o videojogo no mercado com o título do filme e aproveitam o merchandising do mesmo. Este equilíbrio só foi perturbado quando “o bicho de sete cabeças” que ninguém sabia como reagir chamado videojogo, passou a interessar às massas, deixando de ser visto como arte menor e a integrar enredos de filmes desencadeando obras cinematográficas notáveis (provavelmente o paradigma deste fenómeno seja Tron da Disney) e a relação passou então a funcionar numa lógica de troca e partilha de temas e títulos entre os dois universos que não eram tão diferentes.
Já passaram 19 anos desde a adaptação de Super Mário para o grande ecrã, e os jogadores ainda fazem de conta que não viram Luigi filho de Mário, Dennis Hopper como King Koopa e Bob Hoskins a destruir uma carreira sólida a troco de dinheiro… Não podemos levar a mal, afinal, eram os anos 90, as produtoras sabiam que os videojogos constituíam potencial retorno financeiro, mas na prática não faziam ideia como explorar os conteúdos.
Felizmente a carência foi ultrapassada, fundamentalmente pelo estatuto adquirido que os videojogos impuseram no mercado (Black-ops 2 bate recordes enquanto lêem este artigo), somado ao sucesso financeiro e a redenção dos críticos mais exigentes sobre a qualidade de filmes como Dark Knight e Os Vingadores (pois é, os super-heróis também combatiam a desconfiança). Podemos prever que próximos projectos inspirados em videojogos sejam de maior qualidade, espelhem o trabalho realizado pelas produtoras e o talento de quem escreve narrativas para videojogos.
Por isso aqui vai, o TOP5 de filmes sobre videojogos já anunciados que criam maior expectativa.
5º Lugar
Mortal Kombat
Previsto para 2013, Mortal Kombat já teve direito a adaptação cintigráfica em 1996, realizado por Paul W.S. Anderson que criou uma notável comunidade de fãs, e tornando-se num filme de culto.
À imagem do que sucedeu com a série Mortal Kombat nos videojogos, que arrumou a casa e fez esquecer algumas apostas menos conseguidas com uma espécie de reebot da série com Mortal Kombat 9, que conseguiu bastante sucesso, será de esperar que a aposta da Warner Bros, que detém os direitos do franchise, siga esta linha neste novo filme. Para tal escolheu Kevin Tancharoen (realizador e autor da série Glee e de Mortal Kombat Legacy) para trabalhar no guião e preparar a realização do filme.
4º Lugar
Tomb Raider
Aguardado para o final de 2013, Tomb Raider será necessariamente um reebot da série que já conta com dois filmes realizados, nomeadamente: Simon West (Lara Croft – Tomb Raider) e Jan de Bont (Lara Croft: Tomb Raider – O Berço da Vida) , protagonizados em ambos os filmes por Angelina Jolie no papel de Lara Croft. No entanto será de esperar o anuncio de um novo realizador e de uma nova Lara Croft. Não existem muitos detalhes disponíveis sobre este filme, apenas que a GK Films comprou os direitos e que o filme seguirá a linha de orientação que acompanhou a criação do novo jogo de Tomb Raider, o qual deverá chegar à PS3, Xbox 360 e PC a 5 de Março.
3ºLugar
Assassins Creed
Anunciado no mês de Outubro, Assassins Creed – O Filme ainda não tem realizador nem guião, mas já há Altaïr Ibn La-Ahad! Para este papel foi escolhido o alemão Michael Fassbender, o Magneto de X-Men First Class, que participou também no filme 300 e em Sacanas Sem Lei de Tarantino. A premissa é a mesma do videojogo, ou seja, rica, inovadora e empolgante. Será interessante ver no grande ecrã a personagem principal a retomar no tempo para desvendar mistérios e resolver encruzilhadas. Esperamos que seja um filme cuja experiência cinematográfica seja tão recompensadora como jogar o título da Ubisoft.
2º Lugar
Splinter Cell
Enquanto Metal Gear Solid, versão cinematográfica, anda a espernear no papel e perdido num mar de indecisões, a obra de Tom Clancy está programada para atingir o grande ecrã em 2014, escrita por Eric Warren Singer. Será a primeira aparição de Sam Fisher no grande ecrã e logo interpretado pelo bem conhecido Tom Hardy, actor britânico que participou em The Fighter, Inception e mais recentemente encarnou Bane no Dark Knight Rises de Christopher Nolan. Provavelmente a escolha certa para dar credibilidade ao agente infiltrado, contratado para resolver conflitos delicados e garantir a paz no mundo.
1º Lugar
Uncharted: Drake´s Fortune
Agendado para 2014, a adaptação do videojogo que lembra Indiana Jones, poderá criar impacto na Sétima Arte, exactamente o território de onde surgiu a maior inspiração. Com Mark Walberg (Planeta dos Macacos, Max Payne e Ted) no horizonte para interpretar a personagem de Nathan Drake, David O. Russell (autor do guião) ambiciona contar com Robert De Niro e Joe Pesci no elenco. A adaptação de Uncharted pode criar algumas dúvidas, porque o trunfo do jogo é a sensação experimental de jogar um filme, mas só um Nathan Drake de carne e osso é que vai esclarecer essa dúvida. Uma adaptação para cinema viria relançar um género de aventura e puzzles que o cinema actual acabou por esquecer.
Concordam com esta lista? Colocavam estes filmes por outra ordem, ou adicionavam outro? Deixem os comentários e opiniões em baixo.
- Análise – Star Wars: O Despertar da Força / Star Wars: The Force Awakens - Dezembro 18, 2015
- Análise – SPECTRE - Novembro 6, 2015
- Análise – Quarteto Fantástico / Fantastic Four - Agosto 12, 2015