Uma das maiores e mais recentes tendências centra-se nos NFTs e em todo o espectro do metaverse.
O conceito começa rapidamente a invadir o mundo dos videojogos, sendo que as grandes companhias estão atentas ao mesmo e alguns jogadores não se mostram contentes em relação a isto.
Já no ano passado vimos a GSC Game World tentar colocar NFTs no seu novo jogo, STALKER 2, mas a reacção negativa por parte dos fãs obrigou o estúdio a voltar atrás na sua ideia.
Agora foi a vez da Square-Enix dar a sua opinião sobre o metaverse sendo que o seu CEO, Yosuke Matsuda, mostra-se fascinado com os jogos blockchain numa carta de ano novo lançada no site da companhia.
“Divertimento” é o chavão principal em cada um dos videojogos, mas Matsuda acredita que existem jogadores dispostos a “jogar para contribuir” e que isso irá contribuir para a autossutentabilidade dos jogos.
“Desde o divertimento até ganhar dinheiro e contribuir, uma grande variedade de motivações irá inspirar as pessoas a se envolverem com os jogos e a conectarem-se umas com as outras. São os tokens baseados em blockchain que permitirão isso. Ao construir economias viáveis centradas nestes tokens nos nossos jogos, permitiremos o crescimento autossustentável dos mesmos.” afirma Matsuda.
Apesar do tema ser bastante “verde” por esta altura, fica por se saber qual será a real abordagem dos estúdios em relação aos NFTs.
Os estúdios poderão estar um pouco reticentes sobre a introdução deste tipo de elementos nos seus jogos dada à reacção negativa que por norma atrai, portanto veremos se séries clássicas irão abordar os NFTs como um complemento ou se teremos jogos específicos focados em blockchain no futuro.
Claramente que poderão surgir boas ideias em torno desde formato, mas tal como aconteceu com os DLCs no seu início, haverão muitos erros e más decisões para se tomar antes de se cimentar o que quer que seja.
- O impacto geral que teve Fallout da Amazon - Outubro 4, 2025
- Domingo Nostálgico #7 – Xbox e Halo: Combat Evolved - Junho 22, 2025
- Domingo Nostálgico #6 – Geoff Crammond e a série Grand Prix - Junho 15, 2025