O antagonista é imprescindível, sem a força do antagonismo, o herói e o objecto de desejo ficam mais perto, o que implica o decréscimo substancial da história, transformando a maioria das longas-metragens em curtas. A qualidade da força do antagonista pode variar, depende da genialidade do autor e/ou a exigência do enredo.
Ao longo da história do cinema, vários vilões manifestar as forças do antagonismo, que se espalha em alguns géneros: o antagonista pode ser o próprio protagonista (Fight Club); ambicionar o mesmo objecto de desejo do protagonista (Indiana Jones e os Salteadores da Arca perdida); existir para criar um contraponto do protagonista (Joker vs Batman em The Dark Knight); ou, simplesmente, estimular as forças do mal com requintes de malvadez e estilo (Carnificina).
2014 é um ano repleto de vilões, e o PróximoNível propõe-se a eleger os 5 vilões mais prometedores que a Sétima Arte tem para oferecer. Critérios de escolha: actor; interesse em redor do filme; inovação, impacto no mundo dos vilões.
5º Lugar
The Shredder
O reboot de uma das franchises mais populares dos anos 90 está agendado para 2014, desta vez, pelas mãos do produtor Michael Bay (Transformers) e do realizador Jonathan Liebesman. Teenage Mutant Ninja Turtles conta com Leonardo, Donatello, Raphael e Miguel-Ângelo em formato digital, numa aventura que não prescinde de April O’Neil (interpretada pela mamã Megan Fox).
Na nova história, as tartarugas são extraterrestres, mas o reboot não prescinde do vilão original, The Shredder, que é, provavelmente, dos vilões mais carismáticos da década de 90, eventualmente a armadura com navalhas espetadas e a capa não constroem um vilão sofisticado, de acordo com o actual patamar de exigência, mas na memória ficou a voz intimidante do ninja renegado. Para a versão 2014, o actor escolhido foi William Fichtner (Prison Break e Elysium), e, honestamente, a escolha não pode ser melhor. Talvez fosse boa ideia uma temporada no ginásio do Cristiano Ronaldo, mas Fichtner tem o perfil indicado e a voz necessária para meter as Tartarugas Ninja na linha.
4º Lugar
Ava Lord
2014 será um dos melhores anos na carreira de Eva Green. A actriz que se destacou em Casino Royale, desempenha dois personagens de peso no novo ano (em 300: Rise of an Empire é Artemisia e em Sin City: A Dame to Kill For é Ava Lord).
No universo Sin City, escrito por Frank Miller, Ava Lord é ex-amante de Dwight McCarthy (Josh Brolin) e utiliza a beleza feminina para manipular os homens. Numa mistura de femme fatale, actriz e assassina, Ava Lord é dos personagens mais perigosos na Cidade do Pecado.
3º Lugar
Max Dillon / Electro
Os filmes de super-heróis têm proporcionado, sem dúvida alguma, um upgrade nos vilões. Bane, segundo Christopher Nolan, é mais interessante do que o wrestler desmiolado da banda-desenhada, Loki é mais carismático, Ian McKellen e Michael Fassbender oferecem algo muito especial a Magneto. Nesta panóplia de vilões, a franchise que ficou a perder foi Homem-Aranha, curiosamente, um universo repleto de super-vilões de alto calibre (Venem, Carnificina e Gata Negra).
O reboot de The Amazing Spider-Man caminha em direcção dos Sinister Six, e o segundo capítulo arranca com três vilões, nomeadamente, Rihno (Paul Giamatti), Duende Verde (Dane DeHaan) e Electro (Jamie Foxx), mas é o vilão que domina a eletricidade é que centra os holofotes da fama. Com um tremendo upgrade, em comparação aos comics (o vilão já não usa um fato verde, com um capacete a disparar relâmpagos), Electro é composto por eletricidade, que lhe permite voar e circular nos cabos de alta tensão. Um adversário temível, que um dia já foi Django.
2º Lugar
Muppets Most Wanted
Os Marretas decidiram visitar a Europa na sequela. O trailer está hilariante e o humor promete agradar a miúdos e graúdos. Em grande destaque está Constantine, um terrível criminoso, que tem enormes semelhanças com Cocas. Não é fácil desempenhar o papel de vilão numa comédia infantil, mas Constantine reúne todas as características esperadas. O sósia de Cocas é divertido, extravagante, dinâmico, tem um plano diabólico… e Ricky Gervais como sidekick.
1ºLugar
Maleficent
Angelina Jolie interpreta Maleficent, uma das vilãs mais carismáticas da Disney. A força do antagonismo em A Bela Adormecida chega ao grande ecrã, pelas mãos do realizador Robert Stromberg, num filme de carne e osso, com o foco a incidir nas motivações e legado da poderosa bruxa.
Maleficent tenta explorar o lado oculto, e “humano” dos vilões, invadindo a backstory, compreendendo e justificando as decisões, numa ode aos vilões cinematográficos. Angelina Jolie está perfeita para o papel, e há enorme curiosidade em compreender um dos vilões mais paradigmáticos da história do cinema.
- Análise – Star Wars: O Despertar da Força / Star Wars: The Force Awakens - Dezembro 18, 2015
- Análise – SPECTRE - Novembro 6, 2015
- Análise – Quarteto Fantástico / Fantastic Four - Agosto 12, 2015