PróximoNível – Jogos do Ano: 2013 #5 – #1

goty-pn-2013-v2

Sejam bem-vindos aos Jogos do Ano de 2013 do PróximoNível!

Hoje é o dia em que conhecemos os grandes vencedores. Aqueles que foram para nós os melhores jogos de 2013 e aqueles que vocês devem jogar caso ainda não tenham feito. Foram 25 jogos (podem ver a lista completa através do próximo link) que foram escolhidos por nós e estes 5 finais, tiveram de vencer uma competição bastante forte.

Caso tenham alguma dúvida sobre o funcionamento destes prémios, podem saber mais aqui:
PróximoNível – Jogos do Ano 2013

Vamos então saber quais os 5 melhores jogos do ano:

 

super-mario-3d-world-rev-top-pn

#5 – Super Mario 3D World

Plataformas: Wii U

Género: Plataformas

O Super Mario é uma das entidades mais reconhecidas do mundo dos videojogos e por muitas e boas razões. Ao longo de muitos anos, os seus jogos conseguiram ser inovadores e cativantes sem nunca perder o seu espírito ou fio condutor.

Para muitos isto pode ser um ponto negativo e algo extremamente repetitivo, mas enquanto esses gastam tempo a criticar, outros dão uso a esse tempo para jogar Super Mario 3D World, mais um dos grandes jogos desta série. Era difícil suplantar Super Mario Galaxy, mas este novo jogo prova que a simplicidade nem sempre é algo negativo.

É estranho que a Wii U continue a ser uma consola destinada à extinção, quando este ano tivemos vários jogos desta plataforma no Top de jogos do ano. Super Mario 3D World faz “apenas” parte dos 5 melhores de 2013.

A comunidade disse…

_GM_
Mais um grande jogo da Nintendo este mês. As coisas estão a melhorar para a Wii U… que a Nintendo continue assim.

Podem ler a análise aqui:
Análise – Super Mario 3D World

 

the-legend-of-zelda-a-link-between-worlds-ant-pn_00012

#4 – The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Plataformas: Nintendo 3DS

Género: Acção / RPG

Curiosamente, os jogos The Legend of Zelda conseguem ser sempre um dos momentos altos de cada consola da Nintendo. Se Ocarina of Time foi a pérola da Nintendo 64 e Wind Waker a da Wii U, A Link to the Past foi o campeão da SNES.

Anos depois, eis que o universo de The Legend of Zelda criado em Link to the Past regressa para um jogo totalmente novo na Nintendo 3DS. Uma viagem ao passado com olhos postos no futuro. Desde a jogabilidade clássica, à nova mecânica de fusão com a parede e a forma como o progresso no jogo está associado a puzzles que envolvem o próprio mundo, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds é mais uma prova de genialidade.

Num ano em que a Nintendo 3DS teve grandes exclusivos como Pokémon X e Y, Fire Emblem ou Bravely Default, ter um jogo no TOP 5 de melhores do ano é mais uma prova de que esta consola está bem longe dos tempos incertos do seu lançamento.

A comunidade disse…

Tiago Campos
É este o jogo que vai fazer comprar, finalmente, uma Nintendo 3DS!

Podem ler a análise aqui:
Análise – The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

 

the-last-of-us-ant-pn-n_00019

#3 – The Last of Us

Plataformas: PS3

Género: Acção

Com a chegada da PS3 e o lançamento de Uncharted, a Naughty Dog foi além do papel dos criadores de Jak and Daxter. Mas com o final deste ciclo e com tempo ainda para desenvolver algo diferente, estes resolveram dizer adeus à PS3 com The Last of Us e dar uma lição à indústria.

Frio, duro, cruel e humano, este foi um dos jogos mais badalados deste ano, não só pela forma agressiva como nos introduzia ao seu mundo apocalíptico, mas essencialmente pela forma adulta como lidou com temas pesados, algo raro para um videojogo.

A competição pelo primeiro lugar foi renhida, mas tal como o vencedor e o segundo lugar, qualquer um merecia o pódio e The Last of Us é mais do que recomendado caso tenham idade e estômago para o jogar.

A comunidade disse…

marceloo447
Adorei este jogo do princípio ao fim, as personagens são riquíssimas e as suas ações e a sua forma de ser causa um impacto no jogador tremendo (pelo menos a mim causaram). Acho que o que faz este jogo ser tão grandioso são as personagens e atmosfera.

Podem ler a análise aqui:
Análise – The Last of Us

 

bioshock-infinite-ana-pn-destaque

#2 – Bioshock Infinite

Plataformas: PC / PS3 / Xbox 360

Género: FPS / Acção

As expectativas para Bioshock Infinite eram enormes, afinal era o verdadeiro sucessor de Bioshock e isso colocava muito em cima da mesa. Tudo parecia estar bem encarrilado e no bom caminho e a verdade é que assim aconteceu.

Bioshock Infinite é um jogo fantástico com uma aura única, recheado de momentos brilhantes e personagens soberbas (ao ponto de terem sido feitas competições entre Elizabeth e Ellie de The Last of Us). Visitar Columbia é realmente mágico, estejam com arma na mão ou simplesmente a passear.

Pode ter elementos de um FPS genérico e pode não ter estado ao nível das expectativas de muitos, mas esta foi uma das experiências favoritas do PróximoNível em 2013, com um segundo lugar mais que merecido.

A comunidade disse…

Nirvanes
Sou da opinião que tem tudo para ser GOTY, e com certeza merece, é preciso incentivar este tipo de narrativas a crescerem mais por cá. Não podemos viver sempre das mesma histórias para dar uns tiros em sítios diferentes e em pessoas diferentes. Eu sou da opinião que o storytelling nos jogos ainda tem muito para crescer mas está a melhorar, e são precisos mais Bioshock Infinites para que isso aconteça.

Podem ler a análise aqui:
Análise – Bioshock Infinite

 

gta-5-opiniao-1-pn-n9

#1 – Grand Theft Auto  5

Plataformas – PS3 / Xbox 360

Género: Acção

Seja com o nome Grand Theft Auto ou GTA, a verdade é que a série da Rockstar é sinónimo de qualidade e empenho. Foi necessário esperar vários anos por este quinto jogo, mas é impossível criticar um estúdio que consegue estar ao nível das maiores expectativas possíveis. Cada notícia de GTA é motivo de destaque, debate e especulação.

O resultado como não podia deixar de ser, foi grandioso. GTA 5 é um jogo meticulosamente criado e recheado de conteúdo e pormenor que muitos duvidavam ser capaz de alcançar nesta geração. É um marco que eleva novamente a fasquia em quase todos os departamentos e seja pela história, encadeamento de acontecimentos, jogabilidade, áudio, etc, etc… GTA 5 entrega.

Juntem a tudo isto um modo online massivo que foi adiciona apenas como um “extra”, uma longevidade enorme e GTA 5 acaba por ser o jogo de “nova geração” que muitos jogos das novas consolas não conseguiram ser. Este é o nosso jogo do ano.

A comunidade disse…

alpha
Comprei há uns dias este jogo e adorei. O jogo do ano vai ser disputado entre este e o Last Of Us.

Podem ler a análise aqui:
Análise – GTA V

 

Concordam com os nossos vencedores? Quem gostariam de ter em primeiro lugar? Deixem os vossos comentários em baixo

Não se esqueçam, em breve vão poder votar nos vossos favoritos!

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lfo

Ummm….Não venceu quem eu queria mas wtv..
Quando é podemos votar nós? 🙂

DiogoBosingwa

Tava mais que visto que seria GTA V, caso seja lançado na Wii U a tua previsão torna se real XD

Qu@rk

Grande TOP 5 😀

Silver4000

Não esperava o Super Mario atràs do Zelda, e quando vi que o The Lst of Us estava em terceiro pensei que fosse o Bioshock a ganhar, mas 2° lugar também é bom, ficou esquecido por ter saido mais cedo.

DiogoBosingwa

.. e porque GTA V é um mega jogo

Silver4000

Como disse, esperava que fosse o Bioshock a ganhar, não disse nada do GTA porque não tenho nada a dizer,mas posso sempre dizer: joguei um pouco, é engraçado tem coisas novas desde o San Andreas, o ultimo que joguei, mas até agora continuo a ter o Vice City como meu preferido, e o GTA V pego e vou jogando mas nada de mais.

Marco Correia

sinceramente nunca pensei ver o last of us tão a cima da tabela, o infinite joguei, gostei mas não achei que fosse o “second coming of jesus” e o gta V nem sequer joguei mas parece engraçadito

ShadowDust

Desculpa killer, não me dês um tiro sff =p

alpha

bem até que concordo só trocava o gta 5 pelo last of us porque me deu mais gozo jogar o last of us quando o acabei apeteceu-me logo repetir o que não aconteceu com o gta 5 porque as missões apesar de serem emocionantes não provavam desafio nenhum eram fáceis

Vasco Neves

Ainda não é desta que vemos um jogo da Nintendo no topo, infelizmente. De todos os que aqui estão, o GTA era o jogo que menos queria como nº1 porque é o jogo que é GOTY em todo lado, e não seria desta vez, a primeira vez que o PN votaria e o final seria diferente de todo o lado, pelo menos para variar um pouco e mostrar que existem mais excelentes jogos para além dos habituais que toda a gente conhece.
Veremos agora nas votações da comunidade os resultados que nos vai trazer.

Silver4000

We know that Nintendo can never be GOTY x)

André O Maior

Há um Zelda que foi GOTY em todo o lado no ano em que saiu, não me lembro exatamente do nome.

Vasco Neves

Nope, estas enganado. Que me lembro, nunca houve nenhum jogo da Nintendo a conseguir ao ponto mais alto do pódio, apesar de algumas vezes já ter justificado isso, o que é pena. São sempre os mesmos jogos que ganham, o que é pena. Devido a isso é que hoje em dia os jogos são praticamente todos idênticos uns aos outros.

André O Maior

Não estou, é um Zelda já um pouco antigo. De qualquer forma o “Zelda: A link between worlds” é GOTY no gamespot.

ShadowDust

Se é GOTY em todo o lado por alguma razão o é… E se calhar o GTA V nem esteve em nº1 em nenhuma das listas, mas é o que reuniu mais consenso

Vasco Neves

Se reparares bem, em muitos sítios onde o GTA foi jogo do ano, foi em sítios onde o público votava, e aí normalmente o mais famoso é quem ganha!
Aqui eu gostava que votassem noutro jogo, pelo simples facto de que saíram outros grandes jogos e que devem ser jogados, pelos menos, pela comunidade porque sabem que à partida têm grande qualidade. O GTA V foi jogo do ano muito pelo dinheiro que foi investido no jogo.

ShadowDust

Nós não deixamos de ser público (falo por mim) e se achas que fomos pelo mais famoso… well, I sure as hell didn’t. E, como disse, se calhar o GTA V nem foi o Nº1 em nenhum dos nossos tops, mas foi o mais consistente.

E nós demos bons jogos que merecem ser jogados. 25 deles para ser mais preciso. Se alguém vai jogar um jogo só por ser nº1 e não nº2 ou nº3, então tem de rever como faz escolhas.

“O GTA V foi jogo do ano muito pelo dinheiro que foi investido no jogo.”

Se eu investisse aquele dinheiro é bom que ganhe o GOTY, se não why do it?

Vasco Neves

Eu não me estava a referir a este site quando disse que o GTA foi o jogo do ano por ter sido votado pelo público, até porque tu bem sabes que não foi a comunidade que votou ainda.
Claro que deram 25 jogos bons, mas imagina que alguém só pode comprar 1 jogo em cada 6 meses, essa pessoa tem de optar pelo que gosta mais claro, e depois pelo que melhores análises/prémios tiver, por isso, a escolha de muitos devido a isto recairia no GTA porque ficou em primeiro, apesar dos outros jogos serem também muito bons.

“Se eu investisse aquele dinheiro é bom que ganhe o GOTY, se não why do it?”

Não é bem assim, até pela forma como dizes isso, até podes estar a levantar alguma suspeita em relação a atribuição de prémios em que o que realmente merecia apenas não ganhou porque tinha pouco investimento nele. Nem tudo o que tem grande investimento merece realmente ser o melhor, o mesmo digo para os jogos que mais vendem, apenas são mais populares que os outros, apesar de haver outros que com menos investimento, têm um trabalho igualmente bom ou melhor do que vendeu mais ou teve maior orçamento.

ShadowDust

” essa pessoa tem de optar pelo que gosta mais claro, e depois pelo que melhores análises/prémios tiver, por isso, a escolha de muitos devido a isto recairia no GTA porque ficou em primeiro, apesar dos outros jogos serem também muito bons”

Ela pode usar os tops para reunir uma lista de jogos a considerar e escolher o que mais me interessa, mas nunca guiar-se pela opinião de um (ou um grupo) de individuo(s). Se ela chegar aqui e vir o GTA em 1º lugar, deve ir pesquisar mais sobre o jogo e aí sim decidir se deve ou não comprar.

“Não é bem assim, até pela forma como dizes isso, até podes estar a levantar alguma suspeita em relação a atribuição de prémios em que o que realmente merecia apenas não ganhou porque tinha pouco investimento nele.”

Não disse nada disso. Apenas disse que se a Rockstar investiu o que investiu no jogo é porque queria criar um jogo capaz de se bater com os melhores e, está mais que visto pela generalidade das votações, conseguiu-o.

“Nem tudo o que tem grande investimento merece realmente ser o melhor”

Neste top 25 tens vários indies à frente de jogos AAA

“o mesmo digo para os jogos que mais vendem, apenas são mais populares que os outros, apesar de haver outros que com menos investimento, têm um trabalho igualmente bom ou melhor do que vendeu mais ou teve maior orçamento.”

Jogos com grande investimento têm sempre uma, normalmente, generosa parte do orçamento reservado ao marketing. Se são populares é porque também fizeram (em prequelas ou no momento) para o ser.

A segunda parte é demasiado variável para haver uma verdade assim tão geral.

Vasco Neves

“Ela pode usar os tops para reunir uma lista de jogos a considerar e
escolher o que mais me interessa, mas nunca guiar-se pela opinião de um
(ou um grupo) de individuo(s). Se ela chegar aqui e vir o GTA em 1º
lugar, deve ir pesquisar mais sobre o jogo e aí sim decidir se deve ou
não comprar.”

Olha que não, imagina os pais comprarem um jogo para um filho, e antes de ir a uma loja faz uma pesquisa generalizada sobre o melhor jogo para oferecer ao filho. Se virem o mesmo jogo em vários sítios como o melhor do ano, apostam logo nesse e deixam os outros completamente de lado, nem precisam de saber mais sobre os outros jogos.

“Não disse nada disso. Apenas disse que se a Rockstar investiu o que
investiu no jogo é porque queria criar um jogo capaz de se bater com os
melhores e, está mais que visto pela generalidade das votações,
conseguiu-o.”

Claro que conseguiu, mas com muito dinheiro, tal como referiste, é bem mais fácil fazer um melhor trabalho, até porque permite ter mais gente a trabalhar no jogo e muito melhores condições para o resultado final ser algo óptimo, mas há mais jogos para além do GTA, e é isso que eu estou a tentar dizer. Se colocassem o Zelda em primeiro, era uma chapada de luva branca em muita coisa, e esse jogo também merecia claramente ficar em primeiro lugar, e aí seria logo visto com outros olhos pela comunidade.

Daniel Silvestre

Então não íamos escolher o GTA 5 para ser “diferente”? Isso ia fazer de nós iguais a todos os sites que não puseram o GTA para ser diferentes xD

Mais vale sermos honestos e o GTA foi o que acumulou mais pontos entre 5 pessoas a votar, logo,merece estar em primeiro.

Além do mais, dizer que não merece ser GOTY é como tentar tapar o sol com uma peneira, o jogo está mesmo bom : )

Cumprimentos!

Vasco Neves

Ei calma lá, eu nunca disse que não merecia ser GOTY! O que disse é que podia ter sido escolhido outro jogo menos “conhecido” e igualmente bom para ser GOTY. Não me importava nada que o The Legend of Zelda: A Link Between Worlds era o jogo que mais se enquadrava nessa situação apenas para mostrar à comunidade que este é um grandíssimo jogo e a comunidade devia de olhar para ele com outros olhos. Eu entendo o vosso ponto de vista, obviamente! Se é o jogo mais consensual entro os 5 então merece tal designação de jogo do ano para o PróximoNível.

Bruno Roxas

Indescutivelmente um excelente top 5. Pessoalmente mudava a ordem mas gostos pessoais à parte cada jogo do top tem mérito para estar na posição em que está. Que 2014 seja também um ano recheado de excelentes jogos para que daqui a um ano estejamos aqui presentes a discutir sobre outro top igualmente épico como este.

Kanudo

Oh só acertei na posição do Bioshock Infinite, mas ao menos acertei nos 5 jogos que iam aparecer no top 5 xD

Eu não joguei o 3D Worlds (fico à espera do Gamer para convidar a malta para ir jogar a casa dele para o trolling :P) e só faço questão de jogar A Link Between Worlds depois de jogar Ocarina of Time 3D ou A Link to the Past.
Quanto aos restantes jogos, foram sem dúvida uns dos melhores jogos que 2013 nos ofereceu e fico satisfeito por ter tido a oportunidade de os jogar 😉

Entretanto aguardo pelas votações da comunidade para escolher o meu GOTY…
http://dazcooke.files.wordpress.com/2013/12/raiden-sombrero.gif

Leonsuper

Ainda só joguei o TLoU, destes 5, mas acredito que sejam todos muito bons. Tenho o Bioshock e o GTA na wish list, e quando tiver uma Wii U vou certamente comprar o Mario

Diogo Oliveira

Concordo plenamente com este Top Games of the Year, Nintendo em forte este ano (parecendo que não), para a 3DS não tenho nada que me queixar, Pokemon e Zelda no mesmo ano, Wii U é que não tanto, foi bom jogar um dos melhores jogos de Zelda em HD e o novo Super Mario também está excelente, mas não foi suficiente, espero que a Nintendo consiga trazer aqueles jogos do tipo Bioshock Infinite e GTA V para a sua plataforma. E claro que ainda falta F-Zero (que já não jogo desde o tempo da Gamecube) e Metroid (por favor…). De resto, a Microsoft que não se deixe ficar para trás em exclusivos porque a Sony este ano esteve bem, só o The Last of Us fez-me comprar (finalmente) uma PS3.
De resto, espero que 2014 traga jogos ainda melhores, espero mais e melhores indie games, gostava que o Notch realmente fizesse algo novo, Half-Life 3 (dispensa comentários) e (pessoalmente) espero que as empresas se concentrem no que realmente é importante e não queria ver outro Call of Duty este ano, porque já estou farto, quero que o CoD volte a ser o que era no inicio, um excelente FPS, agora é só algo que tenta “emular” os velhos tempos em que passava horas a jogar CS (mas nem chega lá perto 😀 )

Desejo um bom ano a todos! 😀

_GM_

Bom top. Tenho mesmo que pelo menos experimentar a série Bioshock, bem como esperar pelo lançamento do GTA V para PC.. apesar deste não estar confirmado.

Em relação ao The Last of Us.. um dia quando tiver uma PS3 ou se tiver uma PS4 e conseguir jogar o jogo lá pelo Gaikkai.

Sobre o Mario 3D World.. será um dos primeiros jogos a comprar quando tiver uma WiiU.. virá acompanhado do Wind Waker HD. E por falar de Legend of Zelda, o A Link Between World só o jogarei quando tiver jogado todos os jogos Legend of Zelda em 3D.. que já não faltam muitos 🙂

Já agora, façam um artigo sobre quais são os jogos mais antecipados do júri que escolheu este top 25 🙂

ShadowDust

25º – Wayward Manore
24º – Dex
23º – A Night in the Woods
22º ~ 1º – The Witcher 3

Pronto está feito o meu top x)

Forza

Infelizmente não tive oportunidade de jogar 3 desses jogos: Bioshock, Legend Of Zelda e Super Mario. Já vi algumas gameplays do jogo do Mario e é sem dúvida brutal, merece estar no TOP 5. Já o GTA por sua vez desiludiu-me um bocado… Nos primeiros dias o jogo era super viciante, e continuo a achar um jogo excepcional, mas perdeu aquele encanto. O The Last Of Us é sem dúvida o GOTY e um dos melhores senão o melhor jogo desta geração (dos que já joguei, claro). Passado estes meses continuo agarrado ao modo Online, e agora com novos DLC’s futuros mais emoção vai dar jogar esta pérola dos videojogos!

Bino

GTA V muito overrated.Bom jogo mas foge ao que a série era na era da PS2 estando mais restrito em certas coisas e os personagens em termos de jogabilidade estão muito pesados. Para mim estaria em 5º deste top pois, apesar de merecer estar no top 5, não merece sem dúvida alguma o 1º. Uma das franchises da nintendo/gamefreak deveria estar no topo pois tornam se melhores ao contrario do GTA.

André O Maior

Cheira-me que nem lhe tocaste

Bino

Devias ir tomar banho então que te está a cheirar mal

Nirvanes

Gostava que o Ace Attorney estivesse no top só porque sim, mas acho que foi bem escolhido… sem surpresas, mas um top a reter!

Silver4000

So o Daniel é que deve ter jogado.
Mas no nosso top vai là estar!

André O Maior

Não joguei o The Last of Us nem os jogos da Nintendo, por isso não posso ter uma opinião muito segura sobre este top, mas pelo que vi em videos e análises parece-me um top justíssimo. GTA V tinha de ganhar 🙂 Pessoalmente adorei o jogo, até agora é o melhor jogo de todos os tempos (opinião)

Litos1995

Está aqui um top de categoria , pena não ter jogado nenhum xD

marceloo447

Bem me parecia que o GTA ia ficar em primeiro, boa escolha! Mas pensei que o TLoU ficasse à frente do Infinite.

Amnesiac

Boas escolhas! Apenas joguei o The Last of Us e foi uma boa experiência, especialmente aquele final… O Bioshock Infinite é um jogo que já ando a antecipar há imenso tempo e que acabei por adquirir recentemente, só que ainda não tive tempo para o jogar. Altas expectativas para ele!

Guilhathorn

No meu top pessoal dos jogos que saíram este ano tenho o Bioshock Infinite em primeiro mas isto também deve-se a não ter tocado em mais nenhum dos que se encontram no top 5 xD Anyways bom top 🙂

Alistair

No geral, foi um bom top! 😉 Concordo com a maioria da lista e algumas das excepções já fui mencionando. Continuem o bom trabalho! 😀

Majinalex

Nenhum Killzone no top?

Dexter

Concordo com os dois primeiros xd

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
42
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x