Apesar de ser um fã fervoroso da série Pokémon até Ruby e Sapphire, o meu interesse começou a evaporar gradualmente após sentir que a Game Freak não conseguia dar mais do que passinhos de bebé no que toca à evolução da mesma. Pokémon Legends: Arceus veio superar as minhas expectativas e mostrar-se como uma excelente oportunidade para voltar.
Dito isto preciso destacar alguns dos elementos que me fizeram dar uma nova oportunidade a Pokémon que não só vieram mexer com a fórmula da série principal mas que trazem adições gritantes e importantes. A recepção tem sido unânime e irá colocar a série num cruzamento e num dilema saudável sobre a direcção a tomar a partir daqui, mas já lá vamos.
Em Pokémon Legends: Arceus, a Game Freak conseguiu trazer uma experiência Pokémon num formato não tão diferente. Na sua essência a série Pokémon sempre foi considerada como mundo aberto, mas nesta versão a Game Freak simplesmente abriu ainda mais os portões e ofereceu-nos mais liberdade no que toca à captura dos nossos monstros favoritos.
Os elementos diy do jogo também apanharam-me um pouco de surpresa, ainda por cima numa série em que as lojas desempenhavam um papel fundamental. A capacidade de podermos simplesmente apanhar ingredientes e criar items como revives ou poké bolas é uma adição muito interessante e que traz mais algum propósito para a exploração pelo mundo fora.
Algo que este novo jogo faz muito bem é conseguir mostrar um sentimento de evolução da série no que toca a aspectos básicos da jogabilidade, e o desaparecimento de elementos como a necessidade de parar o jogo a cada acção feita ou item apanhado é um claro indício disso mesmo. Adorei também o facto de podermos simplesmente atirar uma poké bola ao apanharmos pokémons mais fracos e virar as costas para continuar a explorar, é sem dúvida algo que não me lembro de ver na série.
O lançamento deste jogo coloca a Game Freak numa posição complicada, isto porque o anúncio da nona série principal com Pokémon Scarlet e Violet já aconteceu, e o estúdio atingiu, no meu ponto de vista, um novo apogeu no que toca a uma excelente experiência dentro do universo Pokémon. Será que irá incorporar tudo o que fez de bem em Pokémon Legends: Arceus ou isto passará a uma nova série spin-off que nada irá influenciar os novos jogos da série principal?
Podem também ler a análise do jogo feita pelo nosso Daniel Silvestre:
Análise – Pokémon Legends: Arceus
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Agosto 18, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024