Análise – Pac-Man and the Ghostly Adventures 2

pacman-and-the-ghostly-adventures-2-analise-review-top

Pac-man and the Ghostly Adventures 2 é uma aventura de plataformas contrariamente ao clássico das arcadas, é também baseado numa série animada de televisão. Com isto dito, já dei a entender que este é um jogo com um público alvo muito específico, não só crianças mas crianças que gostem da série animada. Será que mesmo esse público ficará satisfeito?

Alguém como eu que não sabia ao que ia, esperei pelo pior. Sobretudo porque o último Pac-man que joguei em 3D foi na já velhinha PS1 e não são propriamente boas memórias. O jogo apresenta-se bastante colorido e surpreendentemente apelativo graficamente. Não é de todo deslumbrante mas é bastante competente e durante 90% do jogo não vi qualquer problema visual. E então o que acontece nos outros 10%? Bem existem pequenas porções do jogo que sofrem alguma latência que é notada nos FPs e, quase inexplicável, isto porque estas pequenas ocasiões não são as mais preenchidas ou mais movimentadas.

paclantis-1

Ainda nos pontos negativos está a câmara, para ser honesto Pac-man and the Ghostly Adventures 2 podia muito bem ser um jogo de Nintendo 64 com um visual da passada geração, isto porque o maior problema do jogo é a câmara. Para além de fixa, existem algumas secções que requerem alguma precisão de saltos e os ângulos escolhidos estão entre os piores.

Entre os níveis principais podemos explorar alguns locais da série animada e falar com algumas das suas personagens. Estes pequenos Hub World’s estão recheados de items que ajudam na progressão do jogo.

No todo Pac-man and the Ghostly Adventures 2 é um jogo de plataformas competente e apesar de não ser inovador não é ofensivo à inteligência quer dos mais pequenos quer dos mais experientes. O jogo facilita-nos checkpoints e nos desafios que nos põe pela frente, pelo que existem algumas secções de plataformas que certamente causarão problemas aos mais pequenos mas com um ponto seguro por perto não é nada que 4 ou 5 vidas não resolvam.

2013-11-02_00006

Os inimigos têm diferentes ataques que são distinguíveis pela forma e ou cor. Na sua maioria fantasmas, alforrecas ou caixotes do lixo assombrados. Apesar de quase todos os inimigos poderem ser derrotados com uma única dentada, existem alguns que necessitam de ser atordoados primeiro. Para isso temos á nossa disposição um arsenal de Power Ups bastante diversificado. Durante os níveis iremos encontrar esferas que mudam a forma de Pac-man, podemos transformar-nos num camaleão que usa a língua para puxar plataformas ou preguiçosamente comer inimigos a grandes distâncias, ou um autêntico Pac-man tocha que lança bolas de fogo e pode planar no ar para atravessar grandes distâncias.

Isto dá variedade a um jogo que sem eles seria monótono. Para ajuda à variedade, em certos pontos do jogo poderemos controlar alguns amigos de Pac-man com uma jogabilidade completamente diferente, como abater inimigos enquanto pilotamos uma nave. Ao todo são mais de 6 Power Ups.

PacMan-24

Quando jogamos com o Pac-man no seu estado normal temos um ataque especial que na minha opinião estraga um pouco aquilo que todos nós temos como um clássico, lembram-se de quando Pac-man comia aquelas bolinhas maiores e como que por magia os fantasmas ficavam azuis e a fugir? Bem, basta carregar no triângulo e Pac-man assusta os inimigos para o mesmo efeito.

A banda sonora do jogo é razoável. Não se destacando muito, acompanha bastante bem o que se passa no ecrã. Já as vozes não estão completamente coordenadas com os movimentos das personagens, proporcionando alguns momentos estranhos.

É quase impossível de explicar como este jogo me deixou tão feliz, eu sou um fã de jogos de plataformas e atualmente é muito raro ver este género fora das consolas da Nintendo, e o que me deixou ainda mais espantado foi o facto do jogo não se apoiar na série para justificar o seu valor, aliás a história parece algo saído de um episódio de uma série animada. Pelo que não é muito forte. Em termos de história os fãs da série estarão em casa, já para quem não acompanha é bastante estranho ver Pac-man a falar alegremente com Inky ou outros fantasmas clássicos.

2013-11-02_00008

É um jogo sólido, divertido e que a pequenada vai gostar, quanto aos pais, irmãos e afins, podem ficar descansados que não estão a comprar um jogo feito só para sugar dinheiro dos bolsos, pois engloba muito conteúdo, bastantes níveis com coleccionáveis, e bastantes pontos para amealhar. E quando acabarem os níveis principais ainda terão direito a desafios extra.

Com o Natal a aproximar-se a passos largos Pac-man and the Ghostly Adventures 2 é uma ótima escolha para os mais novos, e quem sabe os mais crescidos.

Positivo:

  • Níveis bem construídos
  • Variedade visual
  • Power Ups fazem com que o jogo tenha bastante variedade
  • Muito para coleccionar durante os níveis  e desafios para desbloquear

Negativo:

  • Alguns ângulos de câmara prejudicam o jogo
  • Alguns pontos do jogo são abruptamente invadidos por uma baixa Frame Rate
  • História demasiado simples, mesmo para os mais pequenos

pn-bom-ana

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x