Opinião – Gintama e as suas personagens

Ia para falar de paródias em geral mas decidi focar-me apenas no assunto principal, Gintama e o problema que eu tenho com o seu cast principal. Começando pelo início, quando se fala em paródias existem vários factores a ter em conta, mas o ponto mais importante e que faz com que a coisa ande é definitivamente as suas personagens.

Para ser honesto, isso é verdade na maioria das histórias, mas uma paródia não se pode focar apenas em ser engraçado e ter uma ou duas situações referentes à cultura geral. As personagens precisam de viver e respirar aquele universo se querem funcionar ao longo das piadas e fazer com que a comédia tenha o devido impacto. Numa obra como Gintama, haver apenas uma personagem que vá lado a lado com a comédia não iria resultar, daí 99% do cast ser feito por personagens não sérias e a razão de quando existem histórias sérias que essas personagens brilham.

Dito isto, tenho um problema grande com um certo trio de Gintama. Normalmente seria uma experiência má o espectador não gostar das personagens principais de um show (eu que o diga de Nagisa em Clannad), uma vez que pode vir a estragar a o show em si. No entanto sendo Gintama o que é ainda consigo sobreviver com essa experiência, não o facto de odiar as personagens, mas simplesmente de o forte de Gintama ser quando está a utilizar o seu cast secundário nas mais diversas situações.

O problema em si deve-se ao facto de os três protagonistas, Gintoki, Shinpachi e Kagura serem bastante semelhantes em termos de personalidade e punchlines. Uma série de comédia raramente funciona se as personagens que tomam o ecrã a maioria das vezes estão com a mesma linha de pensamento, já que as piadas vão acabar por ser iguais não importa qual a situação. Daí Gintama estar no seu maior quando involve várias personagens numa situação, sendo o grupo dos Shinsengumi o que mais brilha.

Verdade que que as piadas com Okita, Hijikata e Kondou tem a mesma base, mas acabam por ser entregadas com moderação e sempre em situações novas, ao contrário do que se observa com o trio de protagonistas. Ao mesmo tempo, quando as várias personagens presentes acabam por se juntar isso cria novas situações para as personagens e as suas interações, o que leva a novos momentos de comédia e histórias hilariantes.

Basicamente, os protagonistas de Gintama não tem a força suficiente para fazerem a série andar em frente, sendo que a mesma está no seu melhor quando chama o cast secundário para reforçar a sua comédia.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x