Análise – Yoshi’s Wolly World

yoshis wolly world PN ANA 2

Um mundo lãzudo, colorido e cheio de perigo. É isso que podem esperar ao entrar neste universo tricotado pela Good Feel e Nintendo. A Good Feel já tinha mostrado que sabia trabalhar com tecidos em Kirby’s Epic Yarn, mas Yoshi’s Woolly World mostra-se um jogo muito mais cativante.

Ao contrário de Epic Yarn, em Wolly World os nossos protagonistas mantêm a jogabilidade dos seus jogos originais. Podem esticar a língua e comer os inimigos, assim como alguns objectos, para os transformar em novelos de lã que vos irão seguir e podem ser arremessados contra inimigos ou para revelar segredos. Podem ainda flutuar alguns momentos após um salto e se efectuado da maneira correta, conseguirão ainda atingir uma maior altura de salto, é bastante útil para chegar a alguns pontos do jogo.

yoshis wolly world PN ANA 5

Os níveis de Woolly World são maioritariamente curtos, se não jogarem para apanhar todos os coleccionáveis, o que inclui todas as pedras preciosas, novelos de lã especiais, flores sorridentes e ainda completar o nível sem danos, conseguirão completar a maioria dos níveis em 3 ou 5 minutos. Por outro lado podem demorar 15 ou 20 minutos caso queiram coleccionar tudo.

Algumas pedras preciosas contêm símbolos de um carimbo, existem 20 em cada nível e de X em X pontos ganharão carimbos para utilizar no Mii Verse.

yoshis wolly world PN ANA 6

Ao coleccionarem as 40 flores sorridentes de um mundo, que é composto por 8 níveis, irão ter acesso a um nível extra por mundo. No primeiro mundo este nível é centrado em volta de repuxos ou ondas, por outras palavras, plataformas que ora vão ora vêm. É um desafio mais aguçado do que o normal e contém também ele o mesmo tipo de coleccionáveis.

Em cada nível de Yoshi’s Woolly World existem ainda 5 novelos de lã especiais, ao recolher os 5 irão desbloquear um novo Yoshi com um novo padrão, estes padrões são normalmente alusivos ao nível em questão.

yoshis wolly world PN ANA 1

Finalmente, completar um nível sem danos requer que tenham o máximo cuidado, a vida não é muito abundante, aliás este é um jogo onde não existe um número de vidas, podem recomeçar do último checkpoint as vezes que quiserem, e ao mesmo tempo, sofrer a humilhação de serem relembrados que existe o Mellow Mode, já lá vamos. Ao passarem um checkpoint é vos dado ¼ de vida, pelo que terão que procurar por algumas nuvens com um “?” e esperar que deite cá para fora pétalas, estas funcionam como a nossa barra de vida.

Por vezes, ao completar um nível tendo recolhido um dado número de coleccionáveis, irão encontrar um nível bónus. Existem vários tipos de desafio mas no fundo têm que recolher o maior número de fruta possível dentro do tempo limite.

yoshis-woolly-world-imagens-jogabilidade-pn-n_00008

O Mellow Mode pode ser activado e desactivado a qualquer momento. Este modo dá asas a Yoshi pelo que será mais fácil saltar e flutuar. Isto acaba por facilitar o progresso no nível, mas não é aconselhável, pois os níveis ficam mais fáceis e os coleccionáveis mantém-se tão complicados de conseguir como sempre. É algo pensado em facilitar a experiência do jogador em situações frustrantes.

Falando em frustração, se por algum motivo acharem que andam a coleccionar pedras preciosas pelos níveis só pelos carimbos do Mii Verse, então estão enganados! Yoshi’s Woolly World  traz consigo um reportório de crachás que conferem vários bónus a Yoshi, estes têm que ser ganhos completando alguns níveis, mas são bastante úteis. Sempre que começam um nível podem alugar um destes crachás por um dado valor. Os efeitos vão desde jogar com a companhia de um parceiro de 4 patas que é bastante útil para chegar a alguns locais, até um crachá que nos deixa ver os colecionáveis escondidos… ou quase todos.

yoshis wolly world PN ANA 3

Alguns destes crachás conseguem ser úteis e apesar de conseguirem afectar a jogabilidade, são completamente opcionais, não existe nenhum momento em que seja obrigatório utilizar um destes extras.

Repararam no início da análise quando falei em protagonistas? Bem, não é por acaso, os vários padrões de Yoshi existentes, não são padrões, são na verdade outros Yoshi. Qualquer Yoshi pode fazer parte da aventura.

yoshis wolly world PN ANA 8

Logo no início de Yoshi’s Woolly World, existe um largo número de adoráveis dinossauros tricotados de várias cores, não existem dois iguais. No entanto o terrível feiticeiro Kamek precisa de novelos de lã para os seus planos, para tal decide dar uso a uma varinha e transformar todos os Yoshi que vê em novelos. Foi um momento triste ver tantos Yoshi a serem transformados em novelos e serem raptados. Mas é então que o Yoshi verde e o Yoshi vermelho decidem dar luta. O malvado Kamek é apanhado de surpresa e para evitar que os Yoshi cheguem até si espalha várias criaturas pelo mundo para nos parar.

Como podem ver é uma história simples, mas neste pequeno parágrafo está descrita uma função bastante apelativa do jogo, o Co-Op. Apesar de ser apenas local, é sempre engraçado ver 2 Yoshi em acção. Então e se eu não tiver dois comandos? Ou se eu não tiver ninguém com quem jogar? Bem nesse caso podem comprar um amiibo Yoshi, e ao coloca-lo no GamePad, este ganha vida e vão controlar dois Yoshi ao mesmo tempo. Sim, dois!

yoshis wolly world PN ANA 4

O Yoshi criado pelo amiibo funciona como uma sombra fazendo exactamente tudo o que nós fazemos mas numa posição diferente. Pessoalmente achei confuso e desnecessário, mas admito que pode dar jeito, já que podemos transformar o outro Yoshi numa bola de fios para arremesso.

Se acham que Yoshi’s Wolly World já tem muito conteúdo, então preparem-se pois ainda há mais. Durante os níveis que conseguem ser bastante diferentes entre si, podem contar com “corridas de cortinados” níveis com dois lados onde utilizamos portas para interagirmos com o lado outrora oculto, ou porque não passear pelo céu numa caminhada pelas nuvens?

yoshis wolly world PN ANA 7

Se procurarem bem, encontrarão algumas secções especiais em vários níveis, nestas secções acessíveis por uma porta especial, o vosso Yoshi transforma-se! Pode ser numa mota, um guarda-chuva ou até uma sereia entre outros, estas secções têm um limite de tempo e estão cheias de coleccionáveis. Cabe a vocês descobrir como terminar essa secção a tempo, mas não se preocupem, se conseguirem voltar até à porta, podem voltar a entrar na mesma secção.

Depois de completarem o jogo irão ainda desbloquear um modo extra que vos permitirá ganhar mais padrões de Yoshi e um grande desafio relativo aos Boss do jogo, que durante a minha aventura se revelaram bastante fáceis.

yoshi woolly world PN A 3

Por último, quero falar da estrondosa banda sonora do jogo, a Good Feel acertou em cheio, por culpa de algumas músicas cheguei mesmo a repetir níveis onde não tinha mais nada para apanhar.

Yoshi’s Woolly World é um jogo de plataformas quase perfeito e extremamente divertido, o único defeito que lhe posso apontar é a dificuldade dos Boss, que apesar de serem imaginativos, são muito fáceis de derrotar.

Positivo

  • Apresentação
  • Banda Sonorapn-recomendado-ana
  • Coleccionáveis bem escondidos
  • Muito para explorar
  • incentiva à repetição de níveis
  • Recompensa o esforço com vários extras
  • Controlos bastante precisos

Negativo

  • Boss demasiado fáceis

placa excelente4

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
setlas

Oh Alexandre agora fiquei baralhado lol então ao Super Mario 3D World e ao Donkey Kong deste um “Muito Bom, Recomendado” e este leva “Excelente, Recomendado”? Eu tenho os outros dois jogos e acho que são dos melhores jogos de plataformas que já joguei (e já joguei muitos lol) e acho muito estranho este ser superior aos outros. Com esta tua análise, estás a dizer que este faz parte do TOP 5 da Wii U? É que eu não estava muito virado para comprar este jogo, até ver a tua análise, algo que influencia muito a minha compra de jogos, as vossas análises 🙂

tylarth

Não fui eu a analisar o super mario e o donkey kong, aliás ainda nem joguei esses.
É assim eu posso garantir-te que se gostares de colecionar tudo o que o jogo tem vais-te divertir bastante com o Woolly World. Depois eu sou um grande fã de jogos de plataformas em 2D, prefiro estes aos 3D.
Se quisesse comparar o Woolly World com o mais recente Donkey Kong não ia conseguir porque não só não o joguei como não tive contacto com esta nova série.
Mas se estás à procura de um jogo cheio de desafios só vais encontrar aqui verdadeiros desafios para colecionar tudo, passar os níveis sem apanhar tudo é relativamente fácil.
Quando acabei o jogo fiquei bastante agradado com aquilo que vi e ainda consegui desbloquear uns quantos extra, mas eu jogo para completar tudo e a experiência geral foi mesmo excelente. Um dia que jogue o 3D World ou o Tropical Freeze logo te conseguirei responder mais assertivamente.

setlas

Pensava que a mesma pessoa fazia as análises do mesmo tipo de jogo e como só me lembrava das notas pensei que tivesse sido tu. Neste caso faz mais sentido a pontuação, pois na minha opinião e pelos vários vídeos que já vi deste jogo, acho pouco provável ser melhor que o Super Mario 3D World e o Donkey Kong. Tanto que as pontuações na Metacritic o colocam bem abaixo dos outros que falei. Mas aconselho-te vivamente a jogá-los pois são dos melhores jogos da Wii U. Mas à mesma excelente análise, fizeste-me pensar se vale a pena comprar este jogo quando não estava muito interessado e isso é bom 🙂

tylarth

Na minha opinião já percebeste que vale a pena, mas em caso de dúvida vê alguns playtrough e assim. Ou caso a nintendo se lembre de fazer uma demo.
Aquilo que eu mais prezo quando estou a escrever uma análise é a sensação com que fico depois de terminar um jogo e neste caso foi o que escrevi ali em cima.
Mas no fundo acaba sempre por variar de pessoa para pessoa.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x