Análise – Ultratron

ultratron PN-ANA 2

Jogos Indie normalmente não me dizem muito, do grande universo composto por centenas e centenas de jogos lançados todos os anos, apenas uma mão cheia me conseguiu prender o interesse.

Quando olho para jogos como Journey ou Flower, é a arte do jogo que me envolve, se estivermos a falar de Shovel Knight é porque se trata de um jogo praticamente perfeito em tudo aquilo que faz. Agora foi a vez de Ultratron, um jogo que em nada me surpreendeu, mas…

ultratron PN-ANA 4

A primeira vez que me deparei com um jogo parecido a Ultratron foi nas secções de hacking na trilogia original de Sly Cooper. Um analógico serve para movimentar o robot e com o outro disparamos em qualquer direção. Ocasionalmente utilizamos um botão para detonar uma bomba que elimina todas as ameaças no ecrã.

E Ultratron é isso mesmo, um robot que está num mapa fixo e tem como missão destruir todos os inimigos. No entanto após cada vaga de inimigos poderemos comprar várias habilidades, upgrades e repor as nossas bombas e escudos. Tudo isto custa dinheiro que é ganho ao colecionar as moedas deixadas para trás pelos inimigos.

ultratron PN-ANA 1

Alguns dos upgrades são na verdade pequenos robots que nos seguem, existem 3. Estes pequenos robot são na verdade pequenos guarda-costas que atacarão os inimigos que se aproximarem demasiado de nós, no entanto deixo aqui um aviso. Estes robots são péssimos no seu trabalho pois eu continuei a morrer e ainda me compete a mim ressuscita-los.

Felizmente podem encontrar alguns items durante os níveis que aumentam o poder da vossa arma ou dar um escudo extra. Por vezes esta é a diferença entre o Próximonível e o Game Over.

ultratron PN-ANA 6

Ocasionalmente encontrarão um nível especial com uma missão diferente, por vezes terão que se desviar de todos os inimigos sem disparar ou matar todos os inimigos que aparecem no ecrã. Se conseguirem superar o desafio de forma perfeita, em adição a bastantes pontos ganharão um bónus monetário.

Apesar do aspeto simplista que pode ser confuso, descobri que é no GamePad da Wii U que este jogo brilha. Ao contrário de muitos outros jogos, Ultratron pareceu-me muito mais apetecível no GamePad. Os controlos simples aliados a vagas de inimigos relativamente breves fazem de Ultratron um daqueles Guilty Pleasures que todos nós temos escondidos algures.

ultratron PN-ANA 5

O jogo está separado por fases, sempre que superarem uma dessas fases, composta por cerca de 10 vagas de inimigos, é como se atingissem um checkpoint, podendo mais tarde recomeçar nessa vaga com alguns upgrades para acompanhar a dificuldade crescente de Ultratron.

A dificuldade do jogo vai crescendo e os upgrades tornam-se essenciais, sem os melhoramentos corretos não vamos muito longe. E assim vem a morte… muitas mortes. Felizmente o factor de repetição acaba por ajudar.

ultratron PN-ANA 3

O som do jogo é adequado à apresentação ao estilo de 8 Bit, no entanto de referir que um dos níveis bónus contém um som que é repetido vezes sem conta e que não é nada agradável, aliás desconfio que seja capaz de partir copos de cristal.

Ultratron é um jogo extremamente viciante que apesar de não fazer nada de novo funciona como uma  distração para momentos monótonos.

 

Positivo

  • Acção rápida
  • Simples e desafiante

Negativo

  • Alguns efeitos sonoros quase que partem copos
  • Bastante repetitivo

pn-bom-ana

 

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram