Análise: The Secret Life of Walter Mitty – A Vida Secreta de Walter Mitty

ana-the-secret-life-of-walter-mitty-pn-img1

trailer de A Vida Secreta de Walter Mitty é digno de um ponto de exclamação, as primeiras imagens venderam o filme enquanto potencial concorrente aos Óscares, com todos os ingredientes que Hollywood aprecia: carga emocional; protagonista cativante e identificável; visualmente interessante; exploração de terrenos (quase) virgens no cinema. Para tornar o trailer ainda mais épico, uma banda sonora cativante e arrebatadora. Será que o filme corresponde ao entusiasmo provocado pelo trailer?

Não haja quaisquer dúvidas, Ben Stiller piscou o olho a uma nomeação, mas para infortúnio do realizador/actor, a concorrência é dura e A Vida Secreta de Walter Mitty não é o “fim do mundo em cuecas”.

ana-the-secret-life-of-walter-mitty-pn-img7

Inspirado no clássico de 1947, realizado por Norman Z. McLeodA Vida Secreta de Walter Mitty narra a história de Walter Mitty (interpretado por Ben Stiller), um funcionário da revista LIFE, onde é responsável pela última fotografia de Sean O’Connell (interpretado por Sean Penn), que é também a imagem da última capa na edição impressa da revista. Para infortúnio de Walter Mitty, a foto está indisponível, o que implica procurar pelo interprendo Sean O’ConnellWalter é obrigado a sair da zona de conforto e abdicar da vida pacata, partindo para a aventura.

O elenco escolhido por Ben Stiller não é composto por estrelas nem actores de elite (Jon DalyKathryn Hahn, Adam Scott e Paul Fitzgerald), todo o destaque vai para a hilariante e talentosa Kristen Wiig (interpreta Cheryl Melhoff). Stiller acertou em cheio no par romântico, Wiig é um todo-o-terreno de emoções, oscilando a ternura e o humor, oferecendo beleza e sedução a uma personagem que se exigia capaz de abalar a vida de um homem.

ana-the-secret-life-of-walter-mitty-pn-img2

A realização de Ben Stiller é um problema. O actor/realizador é um artista talentoso, criativo, que oferece imagens lindíssimas durante a película, contudo, um realizador de cinema não é um fotógrafo. Stiller embebedasse com a tentação de oferecer imagens estaticamente grandiosas, conduzindo ao alheamento total de que… está a contar uma história, e a história em cinema exige ritmo e consistência. Não se pode fazer uma “pausa” no enredo para filmar o pôr-do-sol.

Do ponto de vista técnico, o trabalho de Stiller, e restante equipa, está num patamar elevado de qualidade. A direcção de fotografia é fabulosa (os tons frios são irresistíveis), a banda-sonora aconchegante, e a produção inteligente. A edição poderia ter limado os fetiches de Stiller, mas rezam os bastidores de que havia ainda mais material filmado que não chegou ao final cut.

ana-the-secret-life-of-walter-mitty-pn-img6.jpg

A Vida Secreta de Walter Mitty é um dos filmes ok do ano, o trailer prometia um sucessor espiritual de Eternal Sunshine of the Spotless Mind, mas não. Não é um manguito aos espectadores, mas uma oportunidade perdida para um filme de culto.

No balanço final, o puzzle da história encaixa muito bem, com preparações bem executadas, um personagem que cresce psicologicamente/socialmente e uma mensagem positiva sobre a vida. Talvez seja uma questão de inexperiência, ou excesso de soberba, mas A Vida Secreta de Walter Mitty teria chegado “lá” com mais ritmo, mais história e maior intensidade.

 

Positivo

  • Direcção de Fotografia
  • Kristen Wiig
  • Payoffs
  • História
  • Mensagem

 

Negativo

  • Desvaneios criativos de Ben Stiller em desfavor do ritmo
  • Sean Penn em part-time
  • Trailer enganador

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Hum, ainda assim é um filme que quero ver, o trailer parecia mesmo bom.
Agora pelo proximo trabalho dele espero pelo à Noite no Museu 3, que aparentemente jà estava planeado.

Edgar Silvestre

há a possibilidade do stiller realizar o filme do Pinóquio

Silver4000

Outro do pinoquio?
Jà não me interessa assim tanto, depende do trailer…

Jfm16

Edgar, não vais fazer uma análise ao chovem almôndegas 2?Parece ser um filme muito bom…

Edgar Silvestre

perdi a carruegem desse filme. primeiro tenho de ver o novo filme dos irmãos Coen

Leonsuper

Parece-me ser um filme razoável, mas sinceramente não gostei nada do trailer, por isso se vir o filme vai ser com expectativas baixas, e “trailer enganador” seria mais facilmente um ponto positivo do que negativo, para mim xD

Edgar Silvestre

niguém gosta de ser enganado.

Leonsuper

Sim, não estou a dizer que não. Mas por acaso não gostei do trailer. Btw, que te parece o American Hustle? Estou com expectativas bastante altas para esse.

Edgar Silvestre

arrependi-me várias vezes por levantar demais as expectativas, mas é um daqueles filmes que quero ver, pelo elenco e pelo realizador. contudo, duvido que seja tão bomo como o the fighter e o silver linings

Leonsuper

Eu estou a tentar não ficar com as expectativas demasiado altas, mas tem actores de que gosto muito e também gostei do The Fighter e do Silver Linings. Espero que não desiluda.

BigMacPT

Gostei imenso da realização, da imagem e da música. Mas de resto é um filme com pouco conteúdo no que toca a história e personagens. Só mesmo a personagem do Walter e do Sean (fotógrafo) é que são relativamente interessantes. Em termos técnicos é um filme bom, mas no resto falha muito e não daria BOM, mas sim um Suficiente + .

Joao Pedro Cardoso

Biggie sou um enorme fã teu e vejo que também és um fã deste site que eu tanto adoro.
PS: Vê se evoluis os teus pokemons, o silver já tem um #dragonite e um #rayquaza

BigMacPT

Olá 😀 Sim este site é muito bom! Tem notícias de tudo aquilo que gosto portanto venho cá bastantes vezes 🙂

Joao Pedro Cardoso

Já agora, que tal umas lives de começo de ano????

Edgar Silvestre

seria inusto atribuir somente o razoavel.

David Rodrigues

true! o trailer é mesmo enganador, praticamente tudo o que está no trailer aparece logo nos primeiros 10 minutos do filme! por isso levou-me 6€ de bilhete 🙁
Aspectos positivos foram de facto a direccao de fotografia e a mensagem (moral da historia), e tambem deu pra rir com algumas estupidezes pelo meio. Dou nota 6

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
16
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x