Análise – Rymdkapsel

rymdkapsel-rev-top-pn

O mundo dos jogos indie é tão vasto que por vezes certos títulos podem escapar do nosso radar. Rymdkapsel pode ser um desses jogos. Criado pelo estúdio sueco de nome Grapefrukt, o jogo gozou de um enorme sucesso na PS Vita e dispositivos móveis. Foram entretanto precisos alguns meses até que fosse anunciada uma versão para PC, mas a espera acabou, e eis que Rymdkapsel chega agora ao Steam para podermos desfrutar no nosso computador desta experiência bastante especial.

Rymdkapsel é um jogo de estratégia onde o nosso objectivo principal passa por cumprir um dos vários objectivos para conseguirmos acabá-lo. O espaço será o nosso pano de fundo nesta demanda pela sobrevivência onde iremos construir e usar os nossos servos cuidadosamente para conseguirmos atingir os nossos objectivos. Para que isso aconteça, teremos que conjugar esses servos entre defender a sua própria vida e todo o resto. O que é todo o resto? Saberão já de seguida.

rymdkapsel-rev-3-pn

Os nossos servos terão que construir caminhos para quatro monólitos que se encontram nas extremidades do cenário, e apesar de parecer uma tarefa fácil a início, teremos que ter muita paciência e estudar bem o que fazer antes para agir sem hesitar mais tarde. Começamos num pequeno espaço no centro do jogo, e iremos ordenar os nossos servos a construir simples caminhos para andar, zonas de defesa para combater os inimigos, e até centros de recursos para recolher materiais que possamos usar. Apesar de parecer muita coisa, podemos construir um número de infra-estruturas muito reduzido.

Enquanto estamos a construir o mais rapidamente possível caminho para chegar aos monólitos – monólitos estes que nos dão novas habilidades como velocidade aos nossos servos e não só – uma barra vermelha irá encher no parte inferior do ecrã até bater no seu limite. Quando atingir o seu limite, inimigos voadores irão atacar os nossos servos até os destruírem, e caso os servos se deixem morrer, o jogo acaba.

rymdkapsel-rev-1-pn

É neste ponto fundamental que se centra o objectivo do jogo, sobrevivência. Enquanto estamos livremente a construir o nosso caminho e infra-estruturas que tornam possível essa tarefa, os inimigos vão se preparando para nos atacar. O que eleva a tensão do jogador é o facto da fraca velocidade dos servos tornar-se um impeditivo para que a tarefa de chegar aos monólitos seja feita mais depressa, e sempre que os inimigos chegam para nos atacar, teremos que ordená-los para as zonas de defesa por forma a que combatam contra eles.

Pode acontecer, como foi muitas vezes o caso, um servo estar a carregar um material para criar uma infra-estrutura, e a barra dos inimigos estar quase a encher. Nesta situação podemos mandá-lo largar o que está a fazer – o material ficará perdido para sempre sendo necessário voltar a um centro para agarrar um novo – e combater, ou então deixá-lo acabar o que está a fazer para num último suspiro voltar à base sem que morra “por uma unha negra”.

rymdkapsel-rev-2-pn

Este último exemplo é um dos erros mais comuns neste jogo, mas quem em grande parte das situações poderá causar a morte de um ou mais servos. Normalmente a morte de um único servo significa o fim do jogo, visto que o segundo não consegue sobreviver durante muito mais tempo com a velocidade e intensidade dos ataques que vão acontecendo, mas isso é um dos pontos fundamentais que torna o jogo tão especial, o saber quando é necessário parar. Com o passar do tempo e quanto mais caminhos tivermos feito, mais bases de defesa quereremos construir, mas o tempo joga contra nós, sendo que os ataques que nos irão atingir são cada vez mais fortes e intensos.

Esta versão PC adoptou a interface nas versões anteriores que tiravam partido de ecrãs tácteis. Para darmos uma ordem precisamos de simplesmente carregar e deslizar na zona inferior do ecrã com o rato desde o ícone do servo até a uma opção. Estas opções estão identificadas como defesa, construção, engenharia e não só. O menu funciona muito bem, mas o problema maior reside nos servos.

rymdkapsel-rev-4-pn

A inteligência artifical do servos poderá causar algum transtorno para os menos pacientes. Nós podemos apenas dizer-lhes o que fazer e não para onde ir, e graças a isso estes irão efectuar as opções andando sozinho pelo cenário e dirigindo-se para a zona de construção mais próxima ou que denominamos como prioritária. Um dos problemas centra-se na construção, e por exemplo, se colocarmos os dois servos a construir um caminho – que requer apenas uma unidade de cada material – acontece que por várias vezes e desnecessariamente ambos levam material igual. O primeiro larga o seu e o segundo fica parado uns segundos até voltar para trás percebendo que não poderá usar o que trouxe todo este caminho. Voltam os dois para buscar um material novo e por vezes a situação repete-se novamente.

A apresentação é bastante simples mas está engenhosamente produzida. Com o cenário espacial de fundo, todos os aspectos do jogo estão definidos por cores, como as zonas de defesa a azul, extractores a rosa e assim sucessivamente. Estas zonas não têm uma forma geométrica fixa, sendo que a construção das mesmas são feitas através de peças retiradas do jogo Tetris e irão alternando consoante o uso.

rymdkapsel-rev-5-pn

Infelizmente o jogo peca por não ter uma maior variedade no que toca ao jogo em si, mas para esta versão PC, foram adicionados novos modos que não estão disponíveis nas versões anteriores. No modo Plus vamos ter quatro novos monólitos que nos dão novas habilidades. O modo Zen deixa-nos jogar sem qualquer problema quanto a ataques inimigos.

Rymdkapsel é um jogo com pouca longevidade, mas o momento que proporciona torna-se inesquecível. O momento em que começamos a jogar com a pressão e a velocidade medíocre dos nossos servos aumentam a tensão, começamos a lutar para não jogar tanto com o nervosismo, mas mais com a cabeça.

Positivo:

  • Bom jogo de estratégia
  • Minimalismo geral esconde complexidade da mecânica
  • Gratificante
  • Uma experiência desafiante
  • Apresentação simples
  • Novos modos

Negativo:

  • Repetitivo
  • Inteligência Artificial

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
_GM_

Esse muito bom é tão enorme que nem cabe no artigo ehehe

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x