Análise – Terraria (3DS)

terraria-rev-top-pn

Depois do sucesso que teve no PC, mobile e noutras consolas, o jogo da Re-Logic prepara-se para expandir os seus horizontes. Lançado originalmente em 2011, Terraria é um jogo que teima em não desaparecer e isso é novamente provado com novos lançamentos agendados para consolas Nintendo. Apesar de estar planeada uma versão Wii U, do jogo, a 3DS é a primeira plataforma da companhia japonesa a receber Terraria.

Terraria é um jogo de livre exploração e com um tema bastante semelhante a Minecraft mas com uma apresentação em 2D e sprites que fazem lembrar consolas antigas como a Super Nintendo. Somos então colocados num mundo onde iremos usar os recursos para sobreviver, seja na criação de um abrigo, como na exploração e recolha de recursos como também na criação de armas para podermos ripostar contra os inimigos.

terraria-3ds-rev-1-pn

Começamos o jogo muito fracos e com pouca noção do que está a acontecer, mas o jogo oferece-nos pistas do que poderemos fazer. Mesmo assim, o elemento mágica paira sobra a nossa própria capacidade de conseguir sobreviver neste mundo muito hostil. Durante o dia temos uma quantidade de inimigos reduzida para impedir a nossa expansão e fortalecimento, mas durante a noite teremos todo o tipo de criaturas prontas para nos atacar com os slimes, zombies e até olhos assustadores que pairam pelo ar.

A exploração é um dos temas mais importantes deste jogo, pelo que a nossa escavação irá levar-nos a um mundo repleto de segredos e com inúmeros recursos para colher. Dentro destas zonas cavernosas, teremos que ir equipados com cordas, tochas e até poções para conseguirmos sair de lá com vida. O espírito aventureiro puxa pelo jogador e torna este jogo numa tarefa extremamente viciante.

terraria-3ds-rev-2-pn

Os vários biomas – ou temas – oferecem um factor de novidade para o jogador e que variem entre cor e até temas como selva, deserto e não só. Um dos pontos que este jogo consegue ser mais interessante quando comparado com Minecraft é na sua objectividade. Não existe uma ideia muito vaga do que fazer, havendo sim uma quantidade de bosses a derrotar e que tornam este jogo mais objectivo.

Ao contrário da versão mobile, Terraria na 3DS consegue ser uma adaptação bastante positiva. Muito rapidamente podemos verificar semelhanças com a versão mobile, mas a existência de controladores físicos ao invés do uso obrigatório do ecrã táctil conseguem elevar esta versão a outro patamar. É uma versão facilmente manuseada e com um bom uso do segundo ecrã da portátil.

terraria-3ds-rev-3-pn

Mesmo assim, não deixa de ter os seus problemas. A framerate não é propriamente a melhor em certas partes e a abertura de arcas fazem com que o jogo pare para termos os nossos ecrãs ocupados com os items que iremos escolher apanhar. A inexistência de um modo online é também outro ponto negativo a considerar nesta versão, apesar de ser possível jogar em multiplayer local.

Apesar dos pontos negativos, o jogo continua com toda a essência Terraria. Se estão habituados a jogá-lo numa plataforma que não o PC, então vão adorar esta versão portátil mais do que versão mobile. É sem dúvida uma alternativa a considerar para os jogadores que precisam de queimar tempo fora de casa.

terraria-3ds-rev-4-pn

Terraria na 3DS é uma versão surpreendentemente boa! Como fã da versão PC, fiquei mais tempo que o normal agarrado a este título. Não deixa de ter os seus problemas, mas mesmo assim continua a ser uma hipótese a ponderar.

Positivo:

  • Uma adaptação bem conseguida
  • Essência do jogo continua a existir
  • Uma jogo extremamente viciante
  • Apresentação charmosa

Negativo:

  • Performance um pouco abaixo do normal
  • Alguns aspectos da adaptação que não ficaram bem implementados

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x