Mais um pacífico dia neste planeta quando o inesperado acontece, vindo do nada Super Mario Galaxy cai-me na Wii U e lá vou eu jogar pela primeira vez um clássico da Wii que muitos têm como um dos melhores, senão o melhor, Super Mario de sempre.
Devo começar por dizer que não sou um estreante no que diz respeito a Super Mario Galaxy, tendo mesmo começado a casa pelo telhado, ou seja já concluí Super Mario Galaxy 2 no inicio do ano passado quando foi lançado na Eshop. Na altura lembro-me que fiquei surpreendido com o jogo pela sua jogabilidade e pela liberdade criativa que ostenta, cada nível/planeta consegue ser diferente dos restantes.
Com boas memórias inicio então a jornada por Super Mario Galaxy e o nível introdutório é exactamente o que esperava:
Um evento pacífico? ✓
Tudo está alegremente decorado? ✓
Habitantes felizes? ✓
Aparece o Bowser? ✓
Peach é raptada? ✓
Mario vai salvar a princesa? ✓
E é assim que concluo que este é efectivamente um jogo de Super Mario. Há medida que avançamos por este pequeno nível são nos dadas pequenas informações sobre a história e é tudo o que precisamos. Uma história simples e níveis com bastante diversão, ou não, mas já lá vamos.
Sendo este um jogo feito a pensar nas capacidades da Wii, está formalmente obrigado a utilizar o Wii-mote o que se traduz em apontar para a TV e fazer figuras enquanto jogamos. Este é sem dúvida um jogo que utiliza os comandos da Wii de forma brilhante não comprometendo a identidade de Super Mario e adicionando tudo de uma forma bastante natural e interessante para o jogador, especialmente para quem gosta de coleccionar tudo. No entanto quem pensou nos níveis de deslizar por uma corrente de água abordo de uma raia… digamos que sou o fã nº1 mas ao contrário!
Estes níveis de que falo utilizam os motion controls para fazer Mario deslizar para a direita ou esquerda mas são tão complicados de utilizar assertivamente que se tornam num dos meus pesadelos e a minha única crítica negativa a este jogo. Sim na sequela continuam a existir, mas não, não são tão problemáticos.
Super Mario Galaxy pode orgulhar-se também da sua banda sonora, para além de alguns jingles que ficam no ouvido e dizem de imediato “Super Mario Galaxy“, a música de grande parte dos níveis actua como um complemento e ajudam-nos a desfrutar dos mesmos. Algo que também adorei foi a forma como os npc’s interagem connosco durante os níveis. Enquanto passeamos pelos níveis poderemos encontrar alguns npc’s que nos dão pequenas informações e o facto de serem completamente opcionais não atrapalha quando estamos a tentar completar certos desafios. Já se estivermos a falar sobre os Bosses, apesar de não serem difíceis cumprem o seu papel e são sempre inimigos interessantes a defrontar.
Falando em desafios, um nível tem quase sempre vários desafios extra, estes para além de nos darem mais uma estrela, fazem com que tenhamos de aceder a novas secções ou jogar o nível de forma totalmente diferente por exemplo em vez de termos todo o tempo do mundo podemos ter que fazer uma corrida até ao fim.
Precisamos de recolher 60 estrelas para completar a história do jogo e essa parte é fácil, o difícil é mesmo completar o jogo com todas as estrelas. Alguns níveis requerem grande habilidade e controlo sobre Mario assim como alguma paciência, no entanto com um esquema de controlos tão preciso e uma câmara que raramente nos atrapalha a culpa dos falhanços irá recair no jogador; a menos que sejam os níveis com motion control aí todas as tentativas de violência para com Mario são aceites.
O visual colorido e distinto entre galáxias, a diversidade de tamanhos, desafios e dificuldade faz de Super Mario Galaxy um jogo para todos. Os mais novos facilmente aprendem as artimanhas mais complicadas de executar e terão um bom desafio pela frente, os jogadores mais experientes dentro do formato irão encontrar um bom jogo que inevitavelmente irá sugar o vosso tempo e tornar-se desafiante mais à frente.
Super Mario Galaxy é um jogo que se mantém actual, apesar da resolução com que se apresenta consegue sem sombra de dúvida cativar o jogador. Eu adorei cada momento passado com o jogo e não me arrependo minimamente do tempo que gastei com esta aventura de plataformas com quase 10 anos de existência.
Se ainda não jogaram Super Mario Galaxy e têm uma Wii U esta é a altura ideal para darem umas voltinhas por estas galáxias, mesmo sendo um jogo com algum tempo, consegue ser: actual, inovador mesmo para o que encontramos dentro do género e sem sombra de dúvidas uma das melhores aventuras do canalizador mais famoso do mundo.
Positivo
- Visual colorido
- Variedade de níveis
- Banda sonora
- Desafiante q.b.
- Utiliza os comandos da Wii da melhor forma possível
Negativo
- Níveis com Motion Controls podem ser agradáveis ou verdadeiros momentos de frustração
- Análise – Resident Evil Village - Maio 10, 2021
- Tenho apenas 10 Assassin’s Creed III - Março 21, 2021
- Análise – The Pathless - Fevereiro 14, 2021