Maratona DC – Batman: Gotham Knight

batman-gotham-knight-00-pn

Continuamos com os filmes da DC Universe Animated Original Movies, desta vez vamos focar-nos no homem-morcego. Ao contrário dos filmes anteriores que já falei, Batman: Gotham Knight consiste em 6 curta-metragens que decorrem entre os eventos de Batman Begins e The Dark Knight, apesar de não serem necessariamente canónicas à trilogia do Christopher Nolan.

Cada um das curtas foi feita por um estúdio japonês de animação diferente, mais propriamente: Studio 4ºC, Prodution I.G, Bee Train e Madhouse. Todas aplicam um visual anime a Batman, mas cada curta tem o seu próprio estilo artístico e contam uma história isolada, tirando algumas que têm pequenas ligações entre elas.

batman-gotham-knight-02-pn

No filme são retratadas várias situações à volta de Batman onde enfrenta criminosos e alguns vilões mais conhecidos, como Scarecrow e Deadshot. No caso da primeira curta, vemos um grupo de adolescentes a contarem que viram o Batman em acção e cada um tem uma interpretação bastante diferentes das habilidades e do aspecto dele, descrevendo-o como um monstro ou um robô de combate.

Na segunda curta acompanhamos dois detectives que fazem parte do esquadrão do comissário Gordon a levar um fugitivo de volta a Arkham Asylum. Durante a viagem discutem sobre a influência de Batman em Gotham e se podem mesmo confiar nele ou não. Depois temos outras histórias que envolve Batman a testar uma barreira magnética que o protege de balas e Bruce Wayne na Índia a aprender como lidar com a dor física.

batman-gotham-knight-01-pn

Uma vez que as curtas são bastante distintas entre si em termos visuais, vai haver umas que vão gostar mais do que outras. Pessoalmente, não apreciei muito do design das personagens na curta da Studio 4ºC mas os cenários estavam bastante bons. Alguns curtas dão um design intimidante ao super-herói que resultam bem, mesmo que em um deles o Batman parece que está a usar o capacete do Griffith de Berserk.

Entre todas elas, achei que a última curta-metragem feita pela Madhouse era a que tinha o melhor equilíbrio e funcionava melhor com a estética que costumo associar a Batman. Pelo menos não dava um aspecto muito cliché ao Bruce Wayne.

batman-gotham-knight-03-pn

Alguns pessoas podem não gostar do visual anime aplicado a Batman ou preferiam que o filme fosse mais consistente com o estilo artístico e estivesse focado apenas numa história. Talvez eu estaria mais inclinado para a segunda opção, mas Batman: Gotham Knight não deixa de oferecer algo novo e refrescante aos fãs do cavaleiro das trevas. Também é capaz de ser o único filme onde vão ver o Batman a dar um soco numa bala a meio do ar.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram