Análise – Redfall

Redfall é um dos projectos mais aguardados da família Xbox, isto porque o estúdio Arkane Studios faz parte da grande marca de Redmond desde 2021 e este é o segundo jogo depois de Deathloop. O lançamento apontava para 2022 mas o jogo acabou por ser adiado para a primeira metade deste ano, tendo sido lançado no inicio deste mês.

A nossa aventura em Redfall começa com a escolha de um dos quatro personagens que estão disponíveis. Cada um deles tem o seu set habilidades e pontos fortes distintos ficando a nossa escolha um pouco ao critério de cada um. No meu caso acabei por escolher Jacob Boyer, uma personagem mais focada no combate furtivo, ataques à distância e capaz de passar despercebida facilmente.

Existe então muito trabalho para recuperar a normalidade a esta ilha e as primeiras missões de Redfall dão-nos a conhecer a região e todos os seus detalhes, desde secções dominadas por névoas vermelhas, veículos destruídos e despenhados, até às partes mais infestadas. Com o passar do tempo vamos descobrir cada vez mais toda a conspiração que esta história nos traz e os vários responsáveis por todo este desastre. O tema e a história são bastante sinistras e isso é bom, mas será que o jogo acompanha esta visão?

Os problemas começam a surgir quando reparamos que a progressão de Redfall e até a actividade dentro do mapa são extremamente aborrecidas. As missões podiam ter um pouco mais de acção e complexidade, mas a constante repetição de ir e voltar para a base principal constantemente seja para buscar items ou activar elementos como antenas não ajuda de maneira nenhuma.

Apesar de grande parte dos cidadãos ter fugido da ilha, toda a zona do jogo está extremamente vazia e tem um padrão bastante aborrecido. Caminhar de A a B em Redfall para efectuar uma missão é uma tarefa demasiado simples porque dificilmente iremos encontrar qualquer tipo de resistência. Com o passar do tempo iremos desbloquear pontos de interesse que nos dão a hipótese de podermos deslocar a essa localização instantaneamente futuramente sempre que quisermos, logo temos a tarefa bastante facilitada.

Com o passar do tempo iremos aumentar o nosso arsenal de armas e apesar desta actividade ser bastante aliciante, não deixa de ser simples e já vista noutros jogos. Existe um nível de raridade para cada uma delas e um pouco como os RPGs, cada arma tem as suas características específicas. Disparar e executar vampiros consegue ser uma tarefa divertida e para isso temos um bom arsenal pronto para ser descoberto.

A invasão de vampiros trouxe vários inimigos para Redfall, mas a verdade é que estes estão muito mal trabalhados. Existem vários tipos de inimigos e bosses para combater, como é o caso dos vampiros que vêm em alguma variedade e soldados que seguem este culto de sanguessugas. A maneira como os inimigos nos atacam e abordam os combates é muito fraca, demorando muito tempo a reagir à nossa presença ou por vezes nem sequer conseguem atacar-nos em condições, os Watchers (que têm uma função de vigilância) são muito maus na sua tarefa, e os vampiros não nos oferecem grande desafio a não ser que nos ataquem em grande número. Os soldados da companhia Bellwether são dos poucos que nos oferecem um bom desafio, mas mesmo esses têm inteligência artificial de qualidade duvidosa.

Os problemas técnicos começam a mostrar-se rapidamente, isto porque tanto no PC como na Xbox Series, os problemas de framerate são bastante evidentes. No caso do PC a performance oscila em demasia com uma placa gráfica moderna (6650 XT neste caso) sendo que tão depressa o jogo corria na perfeição como logo a seguir baixava para uma framerate insuportável. só nas primeiras horas de jogo é possível encontrar inúmeros problemas e que se baseiam no seguinte: inimigos congelados no ar, efeitos de fumo muito fracos, animações datadas, texturas demoram muito tempo a ler na íntegra, NPCs fazem coisas ridículas como por exemplo resgatar um civil sequestrado para em seguida correr em direcção a uma névoa venenosa sem razão aparente e nada lhe acontece.

Fica por se saber se Redfall é um jogo com problemas técnicos mas com enorme potencial, ou um projecto feito de pura desinspiração e falta de vontade, isto porque dificilmente conseguimos encontrar algo que nos consiga agradar e prender. A cada canto que virei neste jogo não parei de encontrar detalhes fracos, pouco polidos ou altamente desinspirados. A Arkane Studios já provou que consegue fazer muito melhor e irá aprender com os erros cometidos neste jogo.

Redfall não é divertido. Este é daquele tipo de jogos que precisava de muito mais tempo “no forno” para melhorar todos os ingredientes. É um jogo aborrecido, desinspirado e que corre mal nas plataformas.

Positivo:

  • Ambiente e história
  • Diversidade das personagens

Negativo:

  • Vários Bugs
  • Má optimização causa uma performance fraca no geral
  • Missões aborrecidas
  • Mapa mal aproveitado
  • Animações e cinemáticas
  • Inteligência Artificial

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