Análise – Q.U.B.E. Director’s Cut

qube-directors-cut-rev-top-pn

Se gostam de jogos de puzzle inspirados em grandes com Portal, então fiquem por aqui nesta análise. O jogo em questão QUBE, que foi lançado originalmente em 2011 mas acabou por chegar a outras plataformas com o passar do tempo. Chega então a altura de ser lançado na Wii U, numa versão de nome Director’s Cut.

Neste jogo de QUBE vamos conhecer um protagonista que fica preso numa nave alienígena que está munida de puzzles. Esta personagem sofre de amnésia, mas tem uma missão importante por cumprir pelo que será acompanhado via radio. Neste meio de transmissão vamos perceber um pouco da instalação que nos rodeia e algumas informações que dará um pano de fundo para esta aventura misteriosa.

qube-directors-cut-rev-1-pn

Com uma visão na primeira pessoa vamos navegar esta nave que dividida em várias secções de puzzles. Para resolvermos este puzzles vamos usar as nossas luvas que irão manusear espaços coloridas num pano de fundo predominado pela cor branca. Estes espaço não passam de cubos que irão criar caminho para a saída, seja com plataformas ou então fazendo passar outros objectos como esferas que nos abrem a porta para podermos escapar.

Cubos vermelhos irão sair da parede e empurrar o que estiver à frente, cubos azuis funcionam como trampolim sempre que o jogador ou um objecto se puser em cima dele, amarelos criam umas escadas para chegar a zonas inacessíveis. Mesmo assim o jogo possui outros elementos como rodar o cenário em várias direcções ou podem possuir zonas íngremes como descidas ou subidas. Está então aqui uma fórmula para criar bons desafios.

qube-directors-cut-rev-2-pn

Enquanto que no início iremos preocupar-nos mais em sair do cenário pelo nosso próprio pé, o jogo irá introduzir outros elementos que nos abrirão a porta assim que resolvermos o desafio em frente. Uns mais básicos como colocar uma esfera num espaço específico da parede até outros mais complexos que usam lasers serão apresentados.

Apesar de haver uma grande variedade de puzzles, vemos aqui a falta de um factor impressionante que se mostra ausente durante grande parte do tempo. Os puzzles aumentam em complexidade e adicionam cada vez mais mecanismos e engrenagens, mas grande parte das vezes são um pouco esperados e não causam grande espanto.

qube-directors-cut-rev-3-pn

A versão Director’s Cut mexe um pouco com a fórmula original, dando a conhecer novos elementos da história que antes estavam por revelar e trazem novos desafios e níveis para podermos experimentar.

QUBE é um jogo com uma apresentação bastante simples dada à natureza do jogo, mas que mesmo assim é agradável e bastante polida. Na verdade a zona pouco se parece como uma nave espacial do nosso imaginário, mas acho que poderia ter uma maior exuberância no que toca à estética, em vez dos típicos cubos que a compõem.

qube-directors-cut-rev-4-pn

QUBE é um bom desafio para os que gostam de jogos de puzzle e adoraram a série Portal. Com este jogo não se sentirão defraudados mas acho que outros poderão ficar a salivar por algo mais.

Positivo

  • Um sistema de puzzles interessante
  • Desafios bem conseguidos
  • Apresentação simples que funciona
  • Simples de se jogar

Negativo

  • Longevidade
  • Dificuldade aumenta consideravelmente no final

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilhathorn

O sucessor espiritual deste clássico xD

https://www.youtube.com/watch?v=-I6m9SIfSxk

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x