Análise – Poochy & Yoshi’s Woolly World

 

Em 2015 analisei Yoshi’s Wolly World e adorei o jogo, agora chega-nos uma versão para a 3DS, Poochy & Yoshi’s Woolly World que consiste em todo o conteúdo do original e alguns extras. Confesso que fiquei um pouco desconfiado porque a fluidez e a atenção às texturas no original foram alguns dos aspectos que mais gostei e a verdade é que assim que se começa a jogar a fluidez está cá mas o aspecto gráfico sofreu um downgrade acentuado mas não muito aflitivo. A experiência no geral é idêntica àquela que tivemos na Wii U mas desta vez onde bem quisermos e nos apetecer.

Esta nova versão do jogo tem também a adição de Poochy ao nome e por uma boa razão pois foram acrescentados extras relacionados com este cão tricotado. Desde logo e ainda antes de iniciarmos a aventura existe um menu chamado Yoshi Theater aqui vamos poder encontrar pequenos vídeos que relatam o dia-a-dia tanto de Poochy como dos Yarn Yoshi e são vídeos muito bem produzidos e encantadores. A cada dia poderão desbloquear um novo vídeo e no fim de cada vídeo é feita uma pergunta de escolha múltipla sobre um momento da animação e se responderem correctamente ganham 500 beads “contas” que podem utilizar depois para comprar crachás que funcionam como boosts para um nível.

Poochy & Yoshi’s Woolly World tem então uma jogabilidade idêntica à versão da Wii U. Controlamos um Yoshi feito de lã e que consegue transformar os inimigos em novelos e posteriormente atirá-los, quer seja para construir plataformas, coleccionar items ou dizimar inimigos. Para transformar um inimigo num novelo de lã basta comê-lo e para o atirar existem duas opções tendo em conta a maneira como preferem jogar, pessoalmente prefiro carregar num botão e esperar que o Yoshi posicione o arremesso no ângulo que pretendo e confirmar o arremesso. Conforme avançam pelos níveis vão aperceber-se que o Yoshi consegue saltar e flutuar por alguns momentos e as animações dos mesmos vão modificando-se com a situação desde transformar as pernas em rodas quando corre ou numa hélice para flutuar. Existem secções nos níveis em que Yoshi se transforma completamente e desde uma mota a um guarda-chuva o corpo de Yoshi dá para fazer quase tudo.

O jogo conta ainda com o Mellow Mode que é um modo em que o Yoshi tem asas e pode voar livremente pelo nível o que facilita imenso as coisas, e pode também ser seguido por pequenos Poochy que podem ser arremessados em qualquer altura. é verdade que o jogo parece bastante fácil e é para quem quiser apenas completar os níveis, mas para quem quer coleccionar tudo tem aqui um bom desafio. O jogo só regista definitivamente os coleccionáveis a cada checkpoint o que quer dizer que se perderem a vida antes de chegar a um checkpoint têm que refazer essa porção do nível e voltar a apanhar os coleccionáveis. No entanto após terminarem o nível os que apanharem ficam registados e só precisam de apanhar aqueles que vos escaparam anteriormente.

A história do jogo é a mesma de anteriormente, o terrível feiticeiro Kamek precisa de novelos de lã para os seus planos, para tal decide dar uso a uma varinha e transformar todos os Yoshi que vê em novelos. No meio de tanta confusão um dos Yoshi e Poochy acabam por escapar e têm como missão salvar os restantes Yoshi.

Os níveis estão repletos de segredos, desde áreas escondidas a zonas que só  podem ser desbloqueadas após concluir certas condições. Os níveis estão muito bem construídos na sua maioria os níveis seguem um tema e tendem a desenvolver o mesmo ao longo de todo o percurso. Para completarem um nível têm que coleccionar 5 flores sorridentes, 5 novelos de lã especiais, coleccionar 20 beads especiais e terminar o nível sem danos. Os 5 novelos de lã especiais desbloqueiam um Yoshi, se coleccionarem as flores em todos os níveis de um mundo irão desbloquear um nível extra e que normalmente é mais complexo do que o normal.

Em Poochy & Yoshi’s Woolly World foi também adicionada a hipótese de fazerem os vossos próprios padrão para o Yoshi e existem dois modos, um em que podem desenhar livremente em cada parte do corpo do Yoshi e outro em que escolhem um padrão e podem modificá-lo posteriormente. Poochy & Yoshi’s Woolly World continua também a  ser compatível com amiibo e cada um desbloqueia um novo Yoshi. Poochy tem também direito aos seus próprios níveis onde vai tentar salvar os 3 Poochys pequenos enquanto colecciona uma enorme quantidade de Beads sem para de correr. Estes níveis são desafiantes e entretém apesar de não serem uma adição na qual queiram perder muito tempo.

Os Boss mantém-se interessantes mas não muito desafiantes, tal como no original.

Quanto ao aspecto geral do jogo eu acho que é bastante bom tendo em conta que estamos a falar da 3DS mas não há dúvidas que estava muito mais bonito na Wii U, o que felizmente não mudou foi a banda sonora assim como os efeitos sonoros que continuam muito bons e se adequam perfeitamente ao jogo.

Como um todo é uma excelente oportunidade para quem não jogou o original ou para quem quer voltar a reviver a magia de Yoshi’s Woolly World em qualquer lado. Na minha opinião é um jogo cheio de charme e consegue colocar um desafio à sua maneira, para mim foi um reviver de uma aventura adorável e que continua a ser facilmente recomendável a qualquer amante de plataformas.

Positivo

  • Continua a ser a mesma aventura divertida
  • Jogabilidade aliciante e viciante
  • Níveis repletos de segredos
  • As novas adições são bem-vindas
  • Yoshi Theater

Negativo

  • Os Boss continuam a não colocar um desafio

Alexandre Barbosa
Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram