Análise – Nintendo Football Pocket Club

nintendo-pocket-football-club-rev-top-pn

A eShop da Nintendo é uma boa plataforma para serem lançadas experiências mais simples ou até jogos para uma audiência de nicho. O que pode acontecer é aparecerem surpresas como é o caso do jogo que eu vou falar já de seguida.

nintendo-pocket-football-club-rev-gif-2-pn

O título em questão é Nintendo Pocket Football Club, um jogo de gestão futebolística com uma apresentação bastante retro e uma jogabilidade bastante acessível. Como fã da modalidade, jogos de gestão e tudo o que seja retro, esta foi uma mistura que me chamou muito rapidamente a atenção. O jogo foi produzido pela Parity Bit.

nintendo-pocket-football-club-rev-2-pn

Como já disse no parágrafo acima, Nintendo Pocket Football Club é um jogo de gestão futebolística. Ao contrário de outros, aqui joga-se com equipas fictícias sendo que a equipa com quem iremos jogar, nascerá da nossa imaginação. Existem boas opções que nos permitem personalizá-la ao nosso gosto, sendo possível alterar o padrão das cores, equipamento, logo e não só.

nintendo-pocket-football-club-rev-gif-1--pn

O jogo é bastante simples e semelhante ao que temos visto noutras séries. Vamos gerir a nossa equipa desde marcar amigáveis, fazer contratações, treinar e aumentar as suas capacidades. O jogo coloca-nos numa situação modesta onde a nossa equipa irá começar numa divisão baixa e gradualmente terá que subir na tabela, e isto trará não só maior prestígio, dinheiro e moral, mas também abre as portas para outras competições conceituadas.

nintendo-pocket-football-club-rev-1-pn

Um dos aspectos interessantes é a maneira como evoluímos os nossos jogadores. Durante jogos, o nosso Mii irá absorver erros da equipa e irá gerar cartões especiais que aumentam alguns dos atributos de um jogador à nossa escolha. Para usá-los teremos de deixar o jogo acabar e rumar ao centro de treino. Cada jogador poderá absorver três cartões por dia, mas como não são muitos os cartões que recebemos por jogo, teremos de ter algum cuidado ao usá-los, por exemplo, convém aumentarmos as capacidades físicas e de corte de bola a jogadores da defesa.

nintendo-pocket-football-club-rev-gif-3-pn

Dentro do jogo tudo pode acontecer, e é lá que a nossa ideia ganha vida. O jogo oferece as ferramentas para pormos em prática a nossa estratégia e filosofia de jogo. Antes de cada jogo podemos dar as ordens à equipa sobre como abordar o jogo e que tipo de intensidade devemos imprimir, mas infelizmente este peca por não dar a possibilidade de mudar algumas dessas opções durante o jogo. A única altura em que temos total liberdade para mexer na nossa equipa em termos de estilo de jogo, é nas substituições entre jogadores. Durante o jogo temos também a adição interessante de saber como é que estão a correr os restantes jogos da liga, o que permite panóplia de possibilidades no que toca a decisões durante o jogo.

nintendo-pocket-football-club-rev-3-pn

No início, Nintendo Pocket Football Club é um jogo ligeiramente difícil, isto porque se a equipa não estiver minimamente organizada e com os jogadores bem posicionados, os resultados serão negativos, mas com as primeiras vitórias, acabamos por encarrilar. Caso seja necessário reflectir sobre erros que tenham sido feitos durante algum jogo em particular, é possível gravá-lo na íntegra e ver no centro de treinos.

nintendo-pocket-football-club-rev-gif-4-pn

Gostei bastante da apresentação que este jogo adopta, isto porque entra em conta com a filosofia simplista que o jogo transmite no geral. Todo o jogo está esteticamente desenhado para parecer um jogo retro, onde as personagens e cenários são compostos por pixeis enormes, mas que não incomoda o jogo em si, pelo contrário, cria um certo charme. Apesar de toda a apresentação retro, as caras dos jogadores estão muito bem variadas, sendo possível distinguir facilmente cada um deles.

nintendo-pocket-football-club-rev-4-pn

O multiplayer é também um factor fundamental para este jogo. Podemos partilhar jogadores com outras pessoas à nossa escolha, isto se tiverem dinheiro para os seus ordenados, e até jogar contra eles em multiplayer local. No que toca ao online, não nos foi possível testar porque os servidores só estarão disponíveis no dia de lançamento do jogo, mas vamos poder competir em sistema de Ranking e até receber equipas via Street Pass para a qualquer altura pormos a nossa equipa à prova. O jogo introduz também uma página oficial de estatísticas, onde vamos poder ver na internet outras equipas e jogadores, para nosso benefício em futuros jogos e até rankings.nintendo-pocket-football-club-rev-gif-6-pn

Nintendo Pocket Football Club foi um jogo que me deu em particular um grande gozo jogar e criou bons momentos. Se tudo correr bem, este jogo poderá ser uma boa oportunidade para todos aqueles que gostariam de experimentar um jogo de gestão futebolística mas sentem-se intimidados pela sua complexidade. Para os adeptos deste tipo de jogo, infelizmente este poderá pecar por falta de profundidade.

Nintendo Pocket Football Club chega à eShop da 3DS dia 17 de Abril.

Positivo:

  • Sistema de gestão futebolística simples e acessívelpn-recomendado-ana
  • Cartões permitem evolução da nossa personagem
  • Apresentação retro
  • Interface durante partidas bem conseguida
  • Desafiante

Negativo:

  • Pouca profundidade será um factor desapontante para os mais experientes neste género
  • Sistema de ordens durante as partidas débil

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram