Análise – Monster Hunter 4 Ultimate

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00011

Monster Hunter 4 Ultimate é um exclusivo Nintendo 3DS onde a acção não para. Ao longo desta grandiosa jornada iremos encontrar os mais variados monstros para caçar, alguns são já conhecidos da série outros são completamente novos. Mas o que se sente logo à partida, é que muitas coisas foram trabalhas, e para bem melhor.

Ao contrário de muitos outros jogos que são compostos por um mundo cheio de inimigos que culminam numa grande luta final, Monster Hunter deixa-nos logo saltar para a melhor parte, as lutas contra os grandes inimigos. Os monstros são sem dúvida as estrelas da série. Para além de um grande número de monstros diferentes, este é um jogo onde ler os movimentos dos inimigos não é uma tarefa fácil, mas é uma aprendizagem essencial.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00001

Durante a minha aventura em Monster Hunter 4 Ultimate deparei-me com alguns monstros bastante estranhos, e diga-se de passagem, bastante perigosos. No entanto e felizmente mesmo jogando o modo Single Player não estamos sozinhos. Após criarmos o nosso caçador, escolhendo várias características do mesmo, como olhos, penteados sobrancelhas e afins que nunca mais vamos ver no jogo após as primeiras horas, porque as armaduras são sempre muito mais chamativas, iremos também criar o nosso próprio Palico. Os Palico são uma raça de gatos que nos ajudarão durante a nossa aventura lutando ao nosso lado, estes poderão ser treinados durante o decorrer do jogo e vão ganhando algumas habilidades bastante interessantes. Mas sobretudo, os Palico são uma mais-valia em momentos mais apertados.

Após uma introdução atribulada ao mundo de Monster Hunter 4, e de começarmos a caçar alguns dos monstros mais pequenos é altura de também começarmos a criar as nossas próprias armaduras e armas. Esta é talvez a parte mais importante da nossa aventura, dado que o nosso personagem não vai evoluir com a progressão no jogo, a única maneira de nos tornarmos mais fortes é construindo melhores armaduras, assim como armas.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00007

Este é um ciclo vicioso que nos acompanhará durante esta aventura, quantos mais monstros matarmos, mais materiais iremos recolher, quantos mais materiais tivermos mais partes de armaduras poderemos criar. E ao usar estas novas armaduras ficaremos mais fortes e poderemos então avançar para monstros mais poderosos.

No que toca a armas, logo desde inicio poderemos escolher qualquer tipo de arma, desde as clássicas como espada e escudo até às mais recentes como a Insect Glaive. A arma é bastante importante já que muda radicalmente a nossa experiência em Monster Hunter. Algumas armas são mais úteis do que outras e à medida que mais são adicionadas, começam a aparecer claramente favoritas.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00009

Algumas destas armas como é o caso do arco, acabam por ser bastante complicadas de utilizar se não tiverem acesso ao circle pad pro para a 3DS ou a uma New 3DS, isto porque vão precisar de apontar e na maioria dos casos estarem prontos para desviarem de ataques. Assim é necessário um meio para fazer pontaria que seja fácil de utilizar.

Ao contrário do seu antecessor na Nintendo 3DS, Monter Hunter 3 Ultimate, este novo jogo inclui um modo online cooperativo para até 4 pessoas. Apesar da progressão da história ter que ser realizada offline, podem utilizar o modo online a qualquer momento para ir em busca de novas aventuras. A nossa experiência no modo online foi maioritariamente positiva, aliás encontrámos alguns caçadores online e foi possível realizarmos várias missões onde nos fomos ajudando uns aos outros.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00003

O facto de apenas poderem estar 4 caçadores numa mesma sala, facilita em muito a comunicação, e mesmo que existam discórdias é possível embarcar em diferentes missões escolhendo qual preferem. No nosso caso acabamos por utilizar o modo online para recolhermos items que mais tarde utilizamos para fazer armas que só poderíamos obter mais tarde no modo história. Conforme forem fazendo estas missões irão desbloquear novos Ranks de missões, podendo assim aceder a novos monstros. Como se tratam de modos distintos, basta apenas um jogador estar numa zona mais avançada do jogo ou já ter desbloqueado uma missão avançada para que qualquer jogador possa embarcar nessa mesma missão, mesmo que se trate de um jogador inexperiente.

O modo online para mim é muito importante e aliás é o que me mantém mais tempo no jogo. A dificuldade é sempre ajustada ao número de jogadores presentes e caçar em grupo é bastante divertido. Durante a nossa jornada acabamos mesmo por dar alcunhas a alguns deste monstros e acima de tudo ficámos impressionados com alguns dos monstros que nos surpreenderam mesmo depois de os derrotar bastante vezes, quer fosse com novos padrões de ataque ou comportamentos mais agressivos. Caçar com amigos em Monster Hunter 4 Ultimate é uma experiência cooperativa bastante gratificante já que acabamos por estar dependentes dos outros jogadores para levar a nossa missão a bom-porto.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00005

Uma das novas mecânicas do jogo é a possibilidade de montar os monstros, se conseguirem atacar um monstro em pleno ar arriscam-se a monta-lo, e se forem bem-sucedidos durante esse período acabaram por o deitar abaixo e terão alguns momentos preciosos que poderão utilizar para cortar a cauda ao monstro ou simplesmente causar o máximo de dano antes que este se levante.

Existe muito para descobrir em Monster Hunter 4 Ultimate e quando pensamos que já conhecemos todos os monstros estes surpreendem-nos com novos ataques e comportamentos, é uma aventura em constante mudança.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00008

No geral Monster Hunter 4 Ultimate é uma experiência completa, onde poderão facilmente gastar várias horas repletas de diversão. Recomenda-se a todos os jogadores, quer sejam novos na série ou veteranos, este é o jogo indicado para vocês.

Opinião extra:
Daniel Silvestre

Depois de ler tudo o que o Alexandre escreveu, é visível o motivo pelo qual gostámos tanto de Monster Hunter 4 Ultimate. Este é um jogo que cresce com o jogador e é tão gratificante como impiedoso. Muitas missões correm de forma perfeita, enquanto na próxima, o mesmo monstro consegue apanhar toda a gente de surpresa, o que lhe dá ainda mais desafio e valor.

Embora já tivesse jogado Monster Hunter desde o primeiro na PS2, é fácil perceber porque é que ele puxa tanto por nós, pois existem aqui muitas semelhanças com Dark Souls, na medida em que são façanhas de grande risco e grande recompensa. Por vezes um golpe a mais pode deitar tudo a perder.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00006

Gostei imenso da campanha, que é divertida quanto baste e tem uma série de personagens caricatas que comecei a gostar. A mudança de localizações também é bem-vinda, dando uma lufada de ar fresco a cada local. Boa ideia foi também a das caçadas livres, as quais podem ser feitas após cada missão e abrem exploração para uma espécie de labirinto onde aparecem monstros aleatórios e é possível recolher todo o estilo de objectos úteis.

Claro que a cereja no topo do bolo é modo Online. Eu e o Alexandre gastámos imensas horas a jogar em conjunto e até com outros jornalistas que estavam a realizar as suas análises. O online dá uma vida enorme a Monster Hunter 4 Ultimate na Nintendo 3DS e faz dele um jogo ainda mais recomendado.

monster-hunter-4-ultimate-analise-review-pn-n_00004

Por fim, quero mencionar que a nossa pequena experiência com a Nova Nintendo 3DS prometeu bastante e a nova consola vai ajudar imenso com as questões de câmara, embora já esteja bastante habituado a centrar a mesma com o L.

Por todos estes motivos, Monster Hunter 4 Ultimate é dos grandes jogos deste início de ano da Nintendo 3DS. Pode parecer algo difícil ao início, mas vale a pena insistir, pois este é o melhor jogo da série.

Mas se querem saber ainda mais sobre Monster Hunter 4 Ultimate, podem ouvir a nossa análise em vídeo já de seguida:

Vejam também a nossa vídeo-análise de Monster Hunter 4 Ultimate

Positivo

  • Campanha com narrativa divertidapn-recomendado-ana
  • Inteligência dos monstros
  • Bastante variedade de armas
  • Modo online proporciona muitas horas de diversão
  • Longevidade enorme

Negativo

  • Curva de aprendizagem demasiado acentuada
  • Reutiliza muito conteúdo dos anteriores

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram