Análise – Mario Kart 8 Deluxe

Mario Kart 8 saiu originalmente em 2014 para a Wii U e foi um dos títulos que mais joguei na consola em questão. É uma estranha relação que se forma entre o jogador e Mario Kart, por um lado todos nos enervamos enquanto jogamos e vemos o nosso lugar a cair na classificação geral por culpa de uma Blue Shell e uma “Série de Desgraças” maiores do que toda a saga homónima; por outro lado a diversão é tanta que não queremos largar o comando. Assim não será difícil de entender que este é um título bastante aguardado pela grande maioria dos jogadores. Uma vez que esta é uma versão melhorada de Mario Kart 8 podem ler aqui a nossa análise ao mesmo.

Se nunca ouviram falar em Mario Kart – o que eu duvido imenso – este é um jogo de karts com personagens da Nintendo que mistura corridas e vários ataques entre jogadores assim como power ups como boosts. Em Mario Kart 8 Deluxe vamos encontrar as várias personagens já desbloqueadas, o que quer dizer que podem começar a jogar de imediato com a vossa favorita e até existem algumas novas adições nesta versão que não estavam disponíveis no original. O mesmo não pode ser dito quanto aos carros que têm de ser desbloqueados com as moedas ganhas durante as corridas.

Mario Kart 8 Deluxe conta ainda com as pistas do original assim como as que faziam parte do pacote de dlc, perfazendo um total superior a 40 pistas se tivermos em conta as pistas do modo de batalha que foram também inseridas nesta edição. E sim, esta é outra adição, quem jogou o original lembra-se certamente do modo de batalha bastante estranho e quase arruínado pelo tipo de pistas/arenas que estavam disponíveis, Mario Kart 8 Deluxe corrige esse problema ao colocar novas arenas para este modo de jogo. Dentro do modo batalha existem diferentes objectivos, desde modos cooperativos que colocam uma equipa de jogadores como polícias e outra que tem de fugir como ladrões, ou modos de caos total opcional onde simplesmente  temos que dizimar os inimigos. Este modo não é de todo a atração principal mas acaba por permitir que se brinque um pouco mais quando queremos uma pausa das corridas.

No que toca ao modo para 1 jogador o que temos disponível são corridas contra o relógio, corridas contra o CPU, corridas em formato de campeonato e no fundo tudo isto serve para treinar e provar a nós mesmos que somos os maiores da nossa aldeia, e não, não é fácil, até porque para além das 3 velocidades clássicas, 50cc, 100cc e 150cc temos o modo espelhado a 150cc e ainda o modo 200cc onde descobrimos que afinal não percebemos nada de Mario Kart e a velocidade extra nos obriga a adaptar a forma de jogar e a reaprender alguns caminhos na maioria das pistas. Não vou mentir, algumas pistas não foram totalmente desenhadas para acomodar o 200cc embora nos obrigue a perceber que existe um botão para travar em Mario Kart 8 Deluxe. O modo de 200cc é mesmo para quem quer um desafio ou uma gargalhadas com amigos, afinal de contas é possível ir mais rápido do que uma Red Shell.

Então e se afinal de contas forem mesmo os maiores da vossa aldeia? Pois então o jogo convida-vos a entrarem na vertente online, aqui a pouco e pouco irão encontrar jogadores do vosso nível de habilidades. Podem competir em vários modos, incluindo torneios com regras específicas, corridas normais e até no modo de batalha. Associado à vossa conta ficará um certo valor de pontos que no fundo é o que define o tipo de jogadores que irão encontrar, naturalmente quanto maior a vossa pontuação maior será o desafio. É também possível juntarem-se aos vossos amigos para umas corridas online e podem fazê-lo a dois. Ou se preferirem podem reunir até 4 jogadores na mesma Switch, ou mesmo 8 jogadores se possuírem outra.

Se por acaso jogavam Mario Kart 8 online então provavelmente havia uma queixa que certamente tinham: “Então tenho que sair da sala de jogo para alterar o meu Kart?”. Agora podem finalmente mudar a vossa personagem e Kart enquanto esperam que todos votem na próxima pista. Parece uma mudança pequena mas era mais do que necessária. Outra modificação, e esta ao nível da jogabilidade em qualquer modo, foi a inserção de um terceiro mini-turbo. Quando estão a competir existe a hipótese de realizar Drifts e se mantiverem o Drift durante algum tempo vão desbloquear um mini-turbo, agora podem acumular essa força até um terceiro e libertar toda a força de uma vez só assim que terminarem o Drift. Uma outra mudança foi a inserção de caixas de items/powerups duplos assim como a possibilidade de ter 2 items em simultâneo. O facto de agora poderem apanhar estas caixas duplas presentes em pontos estratégicos faz com que em algumas situações tenhamos que escolher entre valiosos milissegundos ou a possibilidade de ter 2 items de uma vez só.

Como já tem vindo a ser habitual, das diferentes combinações de personagens com a escolhas das peças dos karts sai uma lista de parâmetros que afecta imenso a jogabilidade, é importante escolher uma combinação que vos favoreça, obviamente terão que experimentar para ver qual se adequa mais ao vosso estilo de condução. Parâmetros como velocidade e aceleração acabam por dar uma ideia geral de como o kart se irá comportar. Existem também várias formas de jogar Mario Kart 8 Deluxe, podem jogar com os dois Joy-Con, o comando Pro ou até apenas um Joy-Con, podem também escolher utilizar ou não o giroscópio e mais algumas opções que poderão ajudar os novatos a ter hipóteses contra os veteranos, desde ajuda a manterem-se na pista até uma aceleração automática.

No que diz respeito à apresentação fiquei deveras deslumbrado com o que vi. Quer seja no modo portátil ou TV a experiência no modo para 1 Jogador é extremamente fluída, até me custou a acreditar que realmente estava a jogar Mario Kart 8 Deluxe desta forma, é uma grande diferença tendo em conta a versão da Wii U. Este é talvez o primeiro título da consola que realmente despertou em mim as possibilidades da Nintendo Switch, é um título que me é familiar e que posso agora jogar em qualquer lado sem perder qualidade. É deveras surpreendente.

Como um todo Mario Kart 8 Deluxe é uma versão melhorada do original em todos os sentidos e que pode ser jogado em qualquer lado. Consegue desafiar o jogador a bater pontuações, proporciona momentos de diversão com amigos ou, se for o caso, encontrar novos desafios nos modos online. É sem sombra de dúvidas um jogo obrigatório e mais do que recomendado para quem tiver uma Nintendo Switch ou uma nova razão para adquirirem uma. As horas de diversão proporcionadas por este título melhorado e que eliminou as queixas do original, são um argumento bastante forte que valerá a pena mesmo para quem já tenha jogado Mario Kart 8 na Wii U, não deixem escapar este grandioso título.

Positivo

  • Versão recheada de conteúdo
  • Melhoramentos
  • Modo de batalha está finalmente como deveria
  • Extremamente divertido
  • Totalmente em português
  • Bastante fluído quando jogado no modo de 1 jogador

Negativo

  • Modo para 2 ou mais jogadores na mesma consola sofre bastante a nível visual

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x