Análise – Kirby Planet Robobot

Kirby é uma personagem que já me acompanha desde os tempos remotos do mítico GameBoy “Calhau” (o nome carinhoso que dou ao meu GameBoy original). Ainda me recordo das boas dezenas de vezes que o terminei e de mais de uma centena de horas que gastei em Kirby’s Dream Land.

Por isso mesmo, e depois de tantos jogos com ideias diferentes, é bom ver Kirby a voltar ao seu estilo mais tradicional com Kirby Planet Robobot, um jogo de plataformas e acção onde o que interessa é chegar ao fim do nível e apanhar o que formos encontrando pelo caminho.

Kirby Planet Robobot é, tal como o nome indica, um jogo que anda em redor de robôs e tecnologia, tudo isto porque a Dream Land é invadida por uma máquina gigante que transforma tudo em cidades, máquinas e fábricas, passando a mensagem de que tecnologia em demasia é mau. Cabe a Kirby lutar contra hordas intermináveis de inimigos e derrotar o grande vilão.

kirby-planet-robobot-analise-review-pn_00003

Para isso, Kirby continua a dispor de todos os seus poderes, desde voar constantemente até aspirar os inimigos para os usar como balas. Se preferirem, podem sempre absorver certos inimigos para ganhar os seus poderes. Kirby pode ganhar a capacidade de atirar flechas, cuspir fogo, usar poderes psíquicos, entre muitas outras variedades, com o meu novo favorito a ser o Poison.

Em vários momentos, a acção passa para o novo método de transporte, uma armadura robótica que pode absorver inimigos para ganhar poderes ou desenvolver habilidades. Estes fatos mecânicos são mais poderosos em combate e quando se transformam, trazem ao jogo elementos novos, como voar em formato de avião, andar mais depressa em formato de moto, entre outros. O fato é uma boa adição e ajuda a dar mais variedade ao jogo.

Os cenários estão recheados de pequenos segredos e passagens que levam a zonas novas onde estão localizados os Holo-Cubes, as peças que desbloqueiam acesso ao boss e novos níveis extra. Parte destas peças são fáceis de obter ou aparecem logo a caminho, no entanto, outras estão muito bem escondidas. Se são como eu e sentem o chamamento para coleccionar tudo, então vão querer apanhar todos os cubos e até os autocolantes que estão escondidos nos cenários.

kirby-planet-robobot-analise-review-pn_00001

Com muita pena minha, Kirby Planet Robobot sofre numa das suas melhores partes. As batalhas de Boss são bastante divertidas e criativas, mas na maioria dos casos, se chegam a eles com algum poder absorvido, estes deixam de ser um grande desafio. Era preferível que os poderes fossem retirados ao jogador nestes cenários para criar um desafio maior e fazer valer a ideia dos bosses.

Também tenho pena que o mapa mundo seja tão linear, em vez de ser feito ao estilo de um Super Mario Bros. 3, temos de fazer os níveis praticamente por ordem. É uma pena, pois foram criados mapas para simular a ideia dos mundos, mas que acabam por ser mal aproveitados.

Visualmente, Kirby Planet Robobot é um jogo bonito e com boa apresentação no geral. Os cenários são variados e interessantes, com elementos que incluem cidades, casinos, portos à beira mar, fábricas e muito mais. O design dos inimigos mistura figuras clássicas com novas e os poderes conferem sempre um visual diferente a Kirby.

kirby-planet-robobot-analise-review-pn_00002

As músicas e sons são bastante divertidos, com destaque para algumas músicas antigas que surgem aqui com um retratamento interessante que puxa pela nostalgia.

Além da campanha, existem ainda outros modos rápidos e simples. Um é uma versão 3D de Kirby onde o que conta é aspirar inimigos para os atirar contra outros e realizar combos, outro é uma espécie de aventura RPG que podem jogar com outras pessoas. Bem explorados e desenvolvidos com muitos mais níveis, qualquer um destes dois jogos extra conseguiam ser um jogos de baixo preço da eShop, por isso não se espantem se tal acontecer.

Kirby Planet Robobot dispensa grandes tramas, cinemáticas e a presença de muitos aliados para voltar a ser o que era originalmente, um jogo imediato e directo ao assunto. Por isso, se gostam de Kirby e precisam de um grande jogo de plataformas à moda antiga, este é o jogo ideal para vocês.

kirby-planet-robobot-analise-review-pn_00004

Positivo:

  • Visual apelativopn-recomendado-2016
  • Níveis com temas variados
  • Armadura/Mech é bem-vindo
  • Muitos power-ups para usar
  • Mini-jogos extra divertidos

Negativo:

  • Poderes devoram bosses
  • Stickers não servem de muito
  • Mundos lineares

pn-muito-bom-2016-3

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x