Análise – Inazuma Eleven GO: Chrono Stones Wildfire / Thunderflash

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-top

Inazuma Eleven é uma série que já tem inúmeros lançamentos no Japão mas que vê alguns desses chegarem ao Ocidente quase a conta-gotas. Não que isso seja um problema, mas eis então que chega uma nova dupla de jogos que traz também o novo protagonista do último jogo lançado em território europeu.

Inazuma Eleven GO: Chrono Stones Wildfire e Thunderflash são os jogos em questão, que tal como acontece com alguns dos jogos anteriores, possui duas versões que diferem em pequenos aspectos da experiência original, sendo praticamente indiferente qual deles comprar. Será que continua com o mesmo calibre.

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-7-pn

Este novo jogo fala sobre o regresso de Arion à escola de Raimon, mas tudo mudou. Desta vez os seus companheiros não fazem parte da equipa de futebol da escola pelo que misteriosamente a modalidade foi erradicada da escola. O que está por trás deste acontecimento é uma associação secreta que pretende erradicar o futebol de uma vez por todas e para isso irá manipular acontecimentos viajando pelo tempo.

A história começa como um completo mas acaba por encaixar muito bem e ser um dos pontos mais fortes do jogo. A Level-5 conseguiu criar uma história muito interessante e capaz de agarrar o jogador. Neste jogo percebemos certos aspectos temporais algo complexos que foram magicados para este jogo, algo que resulta de uma maneira bem positiva.inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-8-pn

Sendo assim, grande parte do jogo iremos navegar pelo tempo e para acontecimentos muito importantes, como a chegada do futebol à escola inaugurada por Mark Evans, até outros acontecimentos de tamanha importância. A curiosidade acaba por ser um ponto bastante divertido e apelativo neste jogo, algo que a Level-5 trabalhou bem.

No que toca à jogabilidade, o jogo mantêm a sua essência de sempre mas alterou e até melhorou outros. Continuamos a ter dois tipos de jogos de futebol, os que fazemos contra jogadores que encontramos na rua e que podem ser considerados num RPG como “inimigos normais” e os jogos 11 contra 11 que são considerados como bosses de um determinado evento.

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-6-pn

O jogo continua a ser primariamente um RPG onde teremos que navegar pelos cenários e falar com NPCs, bem como fazer grind para evoluir as características dos nossos jogadores, comprar melhor equipamento alusivo ao futebol para um melhor desempenho e seguir a narrativa.

Um dos pontos que mudou neste jogo foi o recrutamento de jogadores, que passou para NPCs específicos que estão espalhados pelo jogo e que basicamente nós fornecem cartas com pistas para conseguir trazê-los para a nossa equipa. Agora teremos que apanhar um certo de número de items ou fazer algumas acções para que eles entrem no nosso plantel, e isso dá uma tarefa mais complexa e que não estraga em experiência de qualquer maneira.

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-4-pn

Fazer os combates ou jogos continuam a decorrer da mesma maneira. Ao lutarmos contra NPCs, teremos um objectivo rápido que se centra em marcar um único golo e a equipa que o fizer primeiro ganha, enquanto que no 11 contra 11 ganha a equipa que mais golos marcar. Com o estilete vamos controlar o trajecto dos nossos jogadores e sempre que um jogador se cruza com outra da equipa adversária, um pequeno confronto é desencadeado. Podemos escolher simplesmente fintar o jogador numa outra direcção – e caso não consigamos, teremos que medir forças com ele – ou então executar uma habilidade cheia de efeitos especiais.

Para este jogos somos introduzidos a novas transformações que dão muito mais poder à personagem. Estas transformações irão aumentar exponencialmente os atributos do jogador em questão mas isto terá o seu custo e será por um curto espaço de tempo. Sempre que tivermos alguma dessas transformações activas o jogador conseguirá derrubar todos os adversários que encontrar à frente e executar remates muito mais fortes do que o normal.

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-5-pn

O jogo acaba por se dividir em duas partes, onde numa iremos melhorar o nosso plantel com a recruta de outros jogadores enquanto que metade de nós ficará divida em querer seguir e ver até onde leva a história. É uma conjugação que acaba por ser benéfica e mútua sem qualquer tipo de canibalização entre as duas vertentes.

O estúdio deu também um salto para o 3D na íntegra com o jogo anterior e mantêm esta aposta para esta nova dupla de títulos. A apresentação continua apelativa e bem trabalhada, com efeitos visuais a terem um destaque fantástico e as transformações a darem um nível de espectacularidade ainda maior. Pena que as actuações de voz não consigam acompanhar a banda sonora orquestrada que também está excelente!

inazuma-eleven-go-chrono-stones-thunderflash-wildfire-rev-3-pn

Inazuma Eleven GO: Chrono Stones Wildfire e Thunderflash é uma dupla de jogos que dão um passo em frente nesta fórmula só por si vencedora. Desta vez os jogadores tirarão partido de uma história ainda mais envolvente neste jogo que continua muito bom de ser jogar. A não perder!

Positivo:

  • Mecânica de jogo continua intuitiva
  • Transformações dos jogadores alteram a dinâmica do jogo
  • História interessante
  • Inúmeros jogadores para recrutar
  • Apresentação polida

Negativo

  • Apesar de trazer novidades, continua a parecer muito os jogos originais
  • Os novos jogadores poderão ter dificuldade em acompanha

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x