Análise – Batman Arkham Origins

batman arkham origins capa

Batman está de regresso, depois da excelente estreia em Arkham Asylum e da grande sequela de Arkham City, o herói da DC Comics volta para nos mostrar como tudo começou. Batman Arkham Origins é uma prequela da história o que fará com que desta comecemos do 0, quando Batman se lançou na vida de combate ao crime. A antecipação em torno do jogo da Warner Bros Interactive era imensa e chegou a hora da verdade…

batman arkham origins 4

Batman Arkham Origins demonstra-se com uma apresentação parecida aos jogos anteriores, mantendo os traços gerais a que a série Arkham nos habituou. Os menus mantiveram uma interface semelhante e a jogabilidade também está de certa forma igual, permitindo que o jogador não estranhe a prequela. O modo História conta como Batman se apresentou a Gotham City e a situação em que esta se encontrava. Black Mask entrou na prisão Blackgate e espalhou a desordem pela cidade, Batman entrou em acção tentando pará-lo, mas rapidamente percebe que não irá ser tarefa fácil até porque terá ainda de lidar com outros inimigos como o Pinguim e Enigma e os seus lacaios. O jogo conta com um mundo aberto por explorar à medida que se vai progredindo na história e, tal como o seu antecessor, existem imensas side quests para nos manter ocupados. Arkham Origins aparenta ter corrigido aquilo que Arkham City acabou por falhar, na ligação entre a história principal e as secundárias que estão agora melhor interligadas e não dá tanto a sensação de que esteja tudo muito disperso. Os desafios do Enigma também não estão logo a descoberto, grande parte deles vão aparecendo à medida que se vão completando os restantes.

batman arkham origins 3

Apesar de o modo História ser o modo principal do jogo pode ainda percorrer os modos Challenge e Online. Os Challenges são pequenos desafios de habilidades e de combate onde se tenta fazer a melhor prestação possível, por exemplo ganhar o maior número de XP possível ao derrotar várias vagas de inimigos. Neste modo não só Batman está disponível, também alguns dos vilões do modo história serão jogáveis.

No que toca ao Online, este consiste em mapas com 3 equipas, os heróis, a equipa do Joker e a equipa do Bane. A equipa do Joker e a do Bane é constituída por um grupo de “mauzões” armado que tentarão matar as outras equipas ou segurar os vários objetivos do mapa. A equipa dos heróis conta com Batman e Robin para tentar estragar os planos de ambas as outras equipas. Existe ainda um tutorial no modo Online para aqueles que quiserem aprender como utilizar todo o potencial deste modo de jogo, mas preparem-se para esperar bastante até entrar em jogo.

batman arkham origins 6

Batman Arkham Origins está, também, semelhante aos anteriores na forma de jogar. Os combos, os takedowns e os counters estão muito fluidos e fazem os combates desenrolarem-se com naturalidade. O planar com a capa proporciona que se possa viajar longas distâncias e combinar a deslocação com a entrada em acção. A opção do fast-travel é uma excelente adição, fazendo com que o auxílio da batcave seja mais normal. Os muitos gadgets de Batman irão fazer a diferença não só em zonas de quebra-cabeças e de difícil alcance como durante o combate.

O grafismo apresentado em Arkham Origins está muito bom, mesmo sendo um jogo de open world mantem o nível de detalhe elevado e mesmo as personagens demonstram pormenores muito bons. Mesmo os bandidos mais simples mantêm um óptimo grafismo. A iluminação está muito boa e as texturas parecem responder bem à mesma, a neve também tem um efeito muito realista.

batman arkham origins 1

O jogo apresenta muitos pormenores interessantes em vários níveis, desde as pegadas na neve, o dano no fato e na capa do Batman. O detective mode que permite utilizar visão raio X e analisar zonas de crime volta a ter um papel muito importante na tentativa de travar os vilões, bem como a perceber o que realmente se passa à nossa volta. Sempre que a vida chega ao fim continua a aparecer o vilão responsável a mandar uma posta de pescada, algo que torna a rivalidade um pouco maior.

As vozes são algo bastante bem elaborado e transpiram um ambiente digno de Batman. Tanto a voz de Batman como a dos vilões principais são bastante imponentes. As falas dos bandidos variam entre as mais confiantes e as mais medrosas dependendo do ímpeto de cada bandido, quanto à música ambiente dá um toque sombrio ao ambiente. Tudo isto possibilita uma maior intensidade e imersão no jogo da Warner Bros Interactive.

batman arkham origins 5

Em conclusão estamos perante um jogo que não só transparece bem o mundo da DC em Gotham como faz jus aos seus antecessores da série que já tinham elevado bastante a fasquia. Batman Arkham Origins promete agradar imenso aos fãs da série e aos fãs de jogos de heróis, tem uma jogabilidade muito fluida, uns gráficos excelentes e uma história bem interessante. Esta é uma óptima opção para o final de ano.

Positivo:pn-recomendado-ana

  • Coesão geral entre a história principal e as secundárias
  • Jogabilidade muito fluida
  • Bons gráficos com cutscenes excelentes
  • Imensas coisas pra fazer

Negativo:

  • Muito tempo para começar as rondas no modo Online
  • Alguns bugs

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram