Análise – Fire Emblem The Sacred Stones

fire-emblem-the-sacred-stones-analise-review-pn-n

Sou um grande fã da série Fire Emblem e The Sacred Stones apesar de ser um título com mais de 10 anos despertou-me a curiosidade quando foi lançado na Virtual Console da Wii U. Lançado originalmente no GameBoy Advance, The Sacred Stones foi o segundo jogo da série a chegar ao ocidente.

Sendo um RPG tático, Fire Emblem The Sacred Stones é um jogo feito a pensar nos que gostam de planear todos os movimentos até ao mais ínfimo pormenor. É um jogo onde o mais pequeno erro vos pode custar muito, mas muito caro. Tal como em jogos anteriores da série quando uma personagem é derrotada em combate e o HP chega aos 0, essa personagem fica inutilizável durante o resto do jogo, é um sistema de morte permanente pouco usual noutros jogos. Isto faz com que The Sacred Stones se torne um verdadeiro desafio onde o objetivo é completar a história com todas as unidades vivas. Mas como é óbvio a história contempla algumas personagens essências e como tal quando uma personagem essencial para a história morre o jogo apresenta-vos ao ecrã Game Over.

fire emblem sacred stones 3

A história de Sacred Stones gira em torno da princesa Eirika e do seu irmão gémeo o príncipe Ephraim na sua demanda para descobrir o porquê de um velho aliado começar a atacar o seu reino. A história começa por estar dividida em duas partes onde cada um dos personagens principais tenta encontrar as suas respostas.

A estratégia que o jogo requer é simples o suficiente para um jogador inexperiente e consegue ser aprofundada para os veteranos da série. Escolher as evoluções de cada membro da equipa assim como o equipamento é algo essencial para sobreviver. Como tal existem 3 níveis de dificuldade onde o modo mais complicado requer que sejam verdadeiros estrategas e que utilizem todos os meios ao vosso dispor, pois os inimigos são implacáveis. Se estão interessados em explorar a série Fire Emblem mas ainda não o fizeram este é um excelente título para começar já que a maioria das tácticas presentes são simples de aprender.

fire emblem sacred stones 1

Em combate é necessário empregar técnicas para sobreviver, existem unidades que conseguem absorver dano outras que facilmente morrem com um ataque mas que são muito úteis para outras áreas. Devido aos diferentes tipos de inimigos e aos diferentes mapas cada batalha obriga-nos a pensar de forma diferente. Um dos elementos que eu mais gostei neste jogo foram algumas lutas onde o nevoeiro oculta as unidades inimigas à distância, isto criou-me algumas situações bastante críticas que quase me fizeram arrancar cabelos.

Falando agora desta versão para a Wii U, o meu grande problema é o facto de não existir uma opção para jogar Fire Emblem The Sacred Stones na sua resolução original, em vez disso somos obrigados a jogar uma versão ampliada do jogo o que acaba por não ser benéfico. Apesar de nos habituarmos, jogar um jogo que cabia num ecrã de Game Boy Advance na vossa TV ocupando-a quase por inteiro não é muito agradável. No caso de ligarmos a suavização o jogo fica com um aspeto bastante desfigurado devido á sua arte. A melhor opção é mesmo utilizar o GamePad da Wii U.

fire emblem sacred stones 3

Tal como outros jogos do virtual console, este também dispõem das funções de gravação instantânea a partir do menu do virtual console.

Fire Emblem The Sacred Stones é um jogo muito bom para os amantes da série e que peca apenas pelo aspecto gráfico, pois em termos de jogabilidade principal é muito parecido ao título mais recente, Fire Emblem Awakening. Sem dúvida uma boa escolha para se iniciarem na série a um preço reduzido.

Positivo

  • Desafiante
  • História competente
  • Excelente para jogadores inexperientes se iniciarem na série Fire Emblem

Negativo

  • Apresentação desfigurada

pn-muitobom-ana

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednice

Tenho de voltar a este.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x