Análise – Donkey Kong Country: Tropical Freeze [Switch]

Donkey Kong está de volta com o re-aproveitar da sua mais recente aventura mas agora na Nintendo Switch. Este é o mesmo jogo que vimos na Wii U mas com a adição de Funky Kong como uma personagem jogável, este é indicado para os principiantes no género tendo algumas benesses como flutuar e não ser magoado por espinhos.

Tal como seria de esperar o jogo é extremamente apelativo e imaginativo. Tropical Freeze coloca-nos na pele de Donkey Kong ou Funky Kong e com a ajuda dos restantes primatas teremos que percorrer vários níveis e expulsar os terríveis víquingues que querem fazer da ilha de Donkey Kong a sua nova casa.

Apesar de um início familiar e de estarmos a ser constantemente relembrados das artimanhas que a série utilizou no passado, também existem novidades à mistura. Nem todos os segredos do jogo são fáceis de encontrar e o facto de podermos morrer facilmente faz com que exista sempre algum risco envolvido, o jogo é generoso no número de vidas extra para compensar algumas artimanhas mortais assim como pontos de controlo bem espalhados pelos níveis. Donkey Kong é bastante frágil, qualquer tipo de contacto descuidado com inimigos resulta na perda de um coração, se perderem todos os corações, lá se vai uma vida. Este é um jogo que nos obriga a ser precisos na abordagem e muitas vezes recompensa aqueles com uma maior destreza ao colocar coleccionáveis em locais praticamente inacessíveis numa segunda abordagem ao puzzle.

A jogabilidade é um dos pontos fulcrais deste jogo e é muito satisfatória no momento, aliás o jogo utiliza bastante bem o sistema de vibração dos Joy-Con, que conseguem dar uma sensação bastante credível através da vibração, tendo em conta o que vemos no ecrã. Tanto em modo portátil como no modo TV o jogo corre bastante bem e é um daqueles jogos que não sofre de grandes diferenças entre modos.

Os níveis por sua vez estão bem construídos e para além de guardarem vários segredos existe uma progressão natural na sua dificuldade e originalidade. Existem níveis de plataformas, algumas variantes e também secções em carris que já são clássicos da série. Se simplesmente quiserem passar o jogo, este não é muito complicado, oferecendo um desafio que entretém, por outro lado se quiserem coleccionar tudo, vão ter aqui um jogo que vos vai proporcionar largas horas de entretenimento. Onde o jogo mostra que realmente consegue oferecer um desafio é nos confrontos contras os Bosses do mesmo. Estes conseguem ser complicados e apesar de utilizarem padrões, não é propriamente fácil desviar-mo-nos dos ataques.

Donkey Kong: Tropical Freeze é bastante colorido, utiliza cores garridas e os cenários apesar de não serem extremamente complexos, contêm várias camadas que dão alguma profundidade ao jogo. O jogo é bastante estável, mesmo em momentos em que o cenário resolve ganhar vida e se move descontroladamente a experiência mantém-se com boa qualidade.

Sem dúvida nenhuma que a banda sonora ajuda bastante no que toca a dar vida a esta aventura, existem variadíssimos momentos em que é a banda sonora que dita as regras dos níveis auxiliando os jogadores a acertarem no ritmo.

As personagens que compõem esta aventura são bem-dispostas e no que toca aos nossos amigos primatas Diddy, Dixie e Cranky estes acabam por actuar como habilidades extra para Donkey Kong quando estamos a jogar em formato individual. Se quiserem jogar em formato cooperativo tomam o controlo de um dos Kongs.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é bastante competente, entretém mas não espanta. Acaba por ser uma vantagem ter este título na Switch, uma vez que a sua estrutura por níveis faz com que seja um título fácil de jogar em curtos períodos de tempo enquanto viajamos mas as adições não justificam a compra para quem já o tenha jogado antes.

Positivo

  • Aspecto
  • Níveis interessantes e bem estruturados
  • Lutas contra os Boss são desafiantes
  • Banda sonora
  • É um jogo divertido quer joguem sozinhos ou acompanhados

Negativo

  • Sem grandes razões de compra para quem já jogou o original
  • Por esta altura já vimos vários jogos semelhantes e Tropical Freeze não se destaca

Alexandre Barbosa
Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram