Análise – Cooking Mama: Bon Appétit!

Ana_CM_BA1

Se há franquia que posso considerar como o derradeiro guilty pleasure será sempre a saga Cooking Mama. Por que razão gosto desta série de uma maneira não irónica? Pela simples razão de que para ela eu sou o maior Deus da culinária. Eu sou o melhor cozinheiro que este mundo já viu e tenho a Cooking Mama para o provar.

Cooking Mama: Bon Appétit é já o quinto jogo da série que mais fez pelos egos das pessoas que já o jogaram. Tal como os seus antecessores, o jogo está divido em várias secções de mini-jogos, sendo que a principal se chama “Let’s Cook”, o mais conhecido da série onde confeccionamos uma vasta panóplia de pratos de todos os cantos do mundo.

Ana_CM_BA3

As mecânicas deste modo estão assentes nos vários passos que são necessários para a confecção da refeição. Descascar, cortar, cozer, mexer, fritar são apenas alguns dos passos que exigem a vossa precisão por vezes mais do que correcta. Muitas das vezes o jogo não explica bem o que têm de fazer ou então lê mal o vosso movimento por mais preciso que ele seja.

Entre cada passo e ida ao menu (e vice-versa) que fazem, o jogo faz loading o que torna o ritmo do demasiado lento, sobretudo quando muitos dos passos poderiam estar interligados entre eles. Muitos dos pratos têm etapas excessivas que me fizeram deixar de jogar durante alguns períodos de tempo enquanto tentava acabar um prato.

Ana_CM_BA4

Os outros mini-jogos não passam dessas mesmas etapas mas com uma pequena versão de score attack, que a não ser que sejam fãs de cortar cebolas, vão jogar uma vez e depois nunca mais lhes tocar.

Visualmente Cooking Mama: Bon Appétit não alterou muito o estilo artístico que usava anteriormente. Os sprites são agora mais aprimorados e com algumas imagens e modelos melhor delineados. No entanto o jogo apresenta um 3D deplorável.

Ana_CM_BA2

No departamento sonoro, as músicas são do mesmo estilo que o visual aparenta, alegres e melodiosas mas extremamente repetitivas. Além disso a única razão pela qual não mantinha o som desligado era para chatear as outras pessoas em meu redor com o “Wow! Even better than Mama!

Cooking Mama é uma série que sempre me deu alguma alegria infantil jogar, mas que pareceu não querer aparecer com Cooking Mama: Bon Appétit. O excesso de repetição começa a pesar numa outrora excelente franquia.

Positivo:

  • Muitas receitas por onde escolher
  • Visuais melhorados
  • Várias horas de jogo
  • Muitos mini-jogos

Negativo:

  • 3D deplorável
  • Repetitividade tanto na jogabilidade como no som
  • Etapas de confecção em excesso
  • Magia dos mini-jogos acaba depressa

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Correia

*italian accent* Whata do ywu mean, ywu no like cook game? paparapoopi?

Kanudo

Vamos ver se o Gardening Mama consegue ser melhor.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x