Análise – Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!!

arcana1

Desde há uns tempos para cá tem havido uma cada vez maior aposta em trazer fighting games para o mercado dos videojogos para PC. O que outrora era uma clara vantagem no modo multi-jogador com a potencial variação de framerate deu agora azo a uma nova maneira de optimização a que todos têm acesso.

Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! é mais um dos jogos do género de luta que chega ao Steam pela mão da Arc System Works depois de franquias como BlazBlue ou Guilty Gear. E ainda para mais chega com a versão com gameplay melhorado e com até novos modos de jogo.

 

ana_arcana_pn1

 

Um dos pontos de destaque de Arcana Hert 3: Love Max! centra-se principalmente na sua enorme diversificação. Um grande plantel de personagens jogáveis e um igual número de arcanas permitem-nos uma grande variedade de escolhas e maneiras de combater.

Cada combate é composto por duas personagens cada um com uma arcana diferente. Ao contrário de outros jogos do género como Persona 4 Arena, em que cada personagem tem um ajudante pre-designado, em Arcana Heart 3: Love Max podemos escolher qualquer personagem e combiná-la com qualquer arcana sendo que cada oferece uma variedade nova de atributos e de ataques especiais. Mas a verdade é que com tanta variedade haverá sempre combinações que são bastante superiores que outras o que aufere vantagens injustas que são facilmente exploradas tanto por jogadores como pela inteligência artificial do jogo. E normalmente é sempre por esta última.

 

ana_arcana_pn3

 

O modo história descreve uma narrativa algo confusa e apenas vão perceber o contexto total se tiverem jogado os jogos anteriores. Muitos nomes ou acontecimentos são referenciados sem qualquer tipo de ajuda para os jogadores novos.

Para prosseguirmos na nossa aventura com qualquer uma das personagens do jogo teremos de visitar várias cidades japoneses sempre encontrando uma personagem para combater. Os cenários apresentam-se bem trabalhados se bem que poderiam estar mais visíveis se as barras laterais com os estado das personagens fosse retirado visto não estar a fazer grande coisa sem ser distrair o jogador.

 

ana_arcana_pn4

 

Um dos pontos mais fortes do jogo encontra-se no trabalho vocal, totalmente em japonês. Para ser totalmente sincero estava à espera que devido ao número elevado de personagens fossem reutilizar várias vozes para personagens que ocupassem características semelhantes mas a verdade é que as actrizes conseguiram diferenciar cada personagem uma das outras.

Infelizmente, em combate, as personagens repetem quase sempre as mesmas falas o que irá fazer que substituam o som do jogo quando estão em combate pela vossa playlist de eleição.

 

ana_arcana_pn2

 

Arcana Hert 3: Love Max! apresenta aqui a sua melhor versão mas ainda está uns furos abaixo do que o melhor da indústria tem para oferecer. A sua enorme diversificação é a sua melhor arma e os cenários bem trabalhados fazem com que estejamos a fazer uma mini-viagem pelo Japão. Os vários modos de jogo são algo aborrecidos o que os vai fazer prender mais aos modos tradicionais: campanha e versus. É uma verdadeira pena pois aí eu teria aproveitar Arcana Hert 3: Love Max! ao máximo.

 

Positivo:

  • Enorme variedade de personagens e arcanas
  • Trabalho vocal
  • Cenários belíssimos
  • Mecânicas sólidas…

Negativo:

  • … Mas que não trazem nada de novo
  • Combinações substancialmente mais poderosas que outras
  • Inteligência Artificial com certas combinações não tem mesricórdia
  • Personagens repetem demasiadas frases em combate
  • Barras laterais distraem demasiado durante um combate

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram