A série Company of Heroes está de volta com um terceiro jogo e uma mentalidade vincada no trabalho feitos nos dois jogos anteriores. Sendo assim a Relic Entertainment volta à carga com mais um capítulo cheio de guerra e estratégia em tempo real, sendo estes os argumentos para mais um jogo.
Tal como aconteceu com o primeiro jogo, este novo Company of Heroes irá colocar-nos numa das frentes mais importantes da Segunda Guerra Mundial a reconquistar a Itália para os aliados e até iremos ter uma demonstração do que aconteceu na região norte do continente Africano para algo mais diferente.
No que toca à mecânica de jogo, o formato não é de todo revolucionário mas funciona na perfeição para este tema. Generais e os seus exércitos irão conquistar terreno e combater contra outros generais da facção oposta sendo este um dos aspectos mais divertidos de todo o jogo. Os combates são um braço de ferro entre as várias facções que se irão confrontar e que trazem não só combates de força bruta como também alguns objetivos específicos que irão manter a fórmula fresca.
As tarefas e objetivos são bastante dinâmicos e diferentes, mas infelizmente a Inteligência Artificial desempenha um papel demasiado passivo em vários aspectos. A jogabilidade na sua essência rege-se bastante através do manuseamento e constante movimento das nossas unidades, mesmo que estejam fixos numa zona acabam por disparar e olhar para várias posições em grande parte das vezes. A variedade e versatilidade das missões é um dos pontos mais fortes deste jogo, onde a repetição acaba quase por não existir e os mapas bem desenhados irão refrescar a nossa visão e trazer novos desafios.
A nossa progressão pelo modo campanha precisa de evoluir em vários sentidos, seja na conquista de terreno como nas habilidades que iremos desbloquear. Nesse sentido iremos adicionar mais ingredientes ao nosso arsenal de combate, seja através de habilidades passivas como activas no qual podemos dessa forma influenciar o combate a nosso favor seja com melhor artilharia ou uma capacidade maior de reparar equipamentos.
Company of Heroes 3 apresenta dois cenários bastante diversos no que toca à campanha e Existe também o modo de campanha que se centra na região Norte Africana e na maneira como a guerra afectou estas regiões e apesar de nos dá uma perspectiva alternativa do conflito, existem poucos elos de ligação entre os dois cenários.
Com isto tudo em conta, temos também em mãos o Multiplayer que pode variar e 1v1 até 4v4 com vários modos à mistura e a possibilidade de fazerem partidas personalizadas. Aqui o jogo muda de figura completamente isto porque jogar contra outras pessoas implica um desafio completamente diferente. O vosso estilo de jogo e pontos fortes e fracos irão depender da facção que escolherem, sendo que para mim o estilo americano de poderio aéreo cria situações bastante complicadas para o inimigo.
A apresentação deste novo jogo está decente em grande parte com algumas partes pouco trabalhadas. O jogo não deixa de ter modelos e efeitos bastante bem feitos e as movimentações de soldados e veículos cumprem bem a sua função, mas algumas das texturas deixam um pouco a desejar. Tecnicamente este é um jogo que parece sofrer de alguns problemas que por vezes atrapalham a jogabilidade ou então são simplesmente hilariantes. Gostaria também que o jogo desse mais liberdade no que toca à visão do terreno de combate, isto porque a perspectiva é bastante limitante.
Company of Heroes 3 é um jogo que na sua essência é bastante divertido e com um conjunto de missões bastante chamativo, mas peca um pouco pela sua tecnicalidade e apresentação pouco polida. Os momentos mais climáticos das missões poderão ser precedidos de frustração ou risadas devido aos vários bugs que o jogo apresenta.
A Relic Entertainment oferece uma boa continuação a esta série que apesar das suas falhas é um jogo que irá encher as medidas dos fãs do género ou da marca. Os restantes jogadores poderão ser pouco pacientes com o mesmo.
Positivo:
- Mapas bem desenhados
- Jogabilidade refinada e intensa
- Versatilidade das facções
- Ambiente excelente
Negativo:
- Vários bugs
- Apresentação pouco polida
- Modos campanha demasiado distintos
- Diablo IV Beta – O Bom, o Mau e o Excelente - Março 20, 2023
- Antevisão – Exoprimal - Março 17, 2023
- Análise – Company of Heroes 3 - Março 11, 2023