Evil Below é o mais recente jogo português a chegar às consolas da Playstation e PC, vindo do estúdio Fire Raven Studios. Este foi um dos projectos vencedores dos Prémios Playstation e resultou num jogo de acção e terror na primeira pessoa.
Enquanto o Lemos se começou a dedicar à Análise do jogo, de minha parte fui de encontro ao estúdio composto por Fábio Barbosa e José Ortega e coloquei algumas perguntas sobre o desenvolvimento do jogo, inspirações e até sobre o estado da indústria em Portugal.
Fiquem com a entrevista:
PróximoNível – Onde foram encontrar inspiração para o conceito e história do Evil Below?
Fire Raven Studios – Desde que nós nos conhecemos o que mais jogávamos em conjunto eram shooters, jogos de terror (especialmente cooperativos) e Dark Souls, então o nosso sonho era criar uma mistura do que mais gostavamos entre os três. O uso de armas de fogo em 1° pessoa num mundo sombrio e difícil de sobreviver com uma história que pode ser interpretada de forma literal ou simbólica.
PN – Quantas pessoas estiveram envolvidas na criação do projecto?
FRS – Apenas eu e o Fábio. Entre nós dois conseguimos desenvolver este jogo em 1 ano com o investimento da PlayStation Talents. Obviamente houve algum outsourcing em termos de música e algum voice acting, no entanto existem coisas que não conseguimos aperfeiçoar e ficar ao nosso gosto em dias!
PN – Teria sido possível concretizar Evil Below sem os Prémios Playstation Talents?
FRS – Penso que com muita dificuldade, pois só o poderiamos concretizar a trabalhar part-time. Então demorariamos imenso tempo sumando que não teriamos os valiosos e essenciais conselhos e ajuda da PlayStation Talents para o seu lançamento na PS4.
PN – Consideram Portugal um bom país para criar videojogos?
FRS – Uns dos aspectos de criar um jogo em Portugal é que a indústria neste país está ainda pouco explorada. Qualquer projecto, independente da dimensão, que é lançado é muito bem recebido e espalhado pela nossa comunidade portuguesa do qual agradeçemos bastante pois nos incentiva a continuar! De resto, criar uma empresa em Portugal, de qualquer tipo e mantê-la produtiva, é sempre um desafio como todos sabemos.
PN – Se pudessem adicionar algo ao projecto, que coisas gostariam de expandir?
FRS – Definitivamente seria a possibilidade de multiplayer/co-op, era a essência que mais amavamos dos nossos jogos favoritos mas devido a falta de tempo, dinheiro, playtesting e poucos membros na equipa tornou se impossível.
PN – Querem continuar Evil Below ou gostariam de visitar outras histórias/géneros?
FRS – De momento não queremos anunciar nada em relação a uma continuação do Evil Below, temos muitas ideias ainda a implementar e com o feedback que temos vindo a receber pensamos que conseguimos realizar algo mais ambicioso aprendendo com o passado. No entanto também gostaríamos de explorar outro tipo de jogos, por isso o futuro é um mistério!
Evil Below já está disponível na PS4 e PC. Podem ver o trailer de lançamento já de seguida.
- Retro Review – 3D Dot Game Heroes - Outubro 10, 2024
- Nintendo anunciou o relógio Alarmo - Outubro 9, 2024
- Super Mario Party Jamboree e Mario & Luigi Brothership vão ter brindes de pré-venda - Outubro 8, 2024