Xenoblade Chronicles 3 inverteu a tedência dos atrasos

Nos dias que correm, é normal e até expectável que um jogo que seja anunciado com alguns meses de antecedência que acabe por ser adiado por outros tantos. Especialmente com a situação do Covid, esta é uma realidade que ainda nos dias que correm continua a ter efeito.

Apesar de alguns países terem voltado a operações muito próximas do que estavam antes da Pandemia, os fantasmas da mesma deixaram marcas e medos que ainda são fáceis de perceber. Por isso mesmo, muitos dos grandes jogos ainda em produção estão constantemente a ser arrastados, vejam o exemplo recente da Square-Enix para ter uma boa ideia.

Por isso mesmo, o facto de Xenoblade Chronicles 3 ter sido revelado recentemente para Setembro e de um momento para o outro chegar a 29 de Julho é tudo menos normal segundo as tendências actuais. Especialmente por não ter sido adiantado apenas por meia dúzia de dias, mas sim mais de um mês.

Claro que um jogo chegar mais cedo é bom para todos, especialmente para quem estava muito à espera dele e para a equipa de desenvolvimento que não vai ter de se preocupar com jornadas de última hora e horas a mais de trabalho para finalizar o jogo a tempo. Se está feito, está feito. Porém, sou da opinião que Xenoblade Chronicles 3 só devia mesmo ser lançado em Setembro.

Sempre se diz que um jogo adiado pode vir a ser o melhor jogo de sempre, mas um jogo apressado pode nunca vir a ser bom. Neste caso, espero que isso não se aplique, mas ter mais tempo ainda para que a equipa de desenvolvimento pudesse polir outros elementos e fazer mais testes podia acabar por limar e retirar problemas que muitas das vezes precisam de ser corrigidos por patches e updates. Com mais um mês para trabalhar sem mudar a data, ninguém ia sair defraudado e o produto ia ficar ainda mais sólido.

Além do mais, esta mudança de data não deixa de ser estranha. Qual o motivo para adiantar um jogo? A única razão que vejo será uma jogada estratégica. Como se algum grande lançamento estivesse a ser planeado para Setembro e evitar colidir vendas, ou então porque lançar o jogo mais cedo pode colocá-lo em linha para o lançamento de outro produto. Quem sabe, de uma nova revisão da consola?

A Nintendo ainda vai a tempo de revelar uma Nintendo Switch Pro para o Verão, o que iria casar muito bem com este Xenoblade Chronicles 3. Mesmo assim, caso isso acontecesse, não seria mais interessante ter um Nintendo Direct a falar num bundle ou a dizer que os dois saiam pela mesma altura? (Caso fosse real, claro está).

A melhor parte no meio de tudo isto é que aparentemente não houve necessidade de crunch e se há espaço para adiantar, é porque o podem fazer.

Xenoblade Chronicles 3 vai chegar em exclusivo à Nintendo Switch a 29 de Julho. Podem contar com a nossa análise perto do lançamento. Podem até contar com uma edição de coleccionador exclusiva do site da Nintendo.

Podem ler algumas análise de Xenoblade nos links que se seguem:

Análise – Xenoblade Chronicles X
Análise – Xenoblade Chronicles 3D
Análise – Xenoblade Chronicles Definitive Edition
Análise – Xenoblade Chronicles 2

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram