Análise – Xenoblade Chronicles X

xenoblade-chronicles-x-analise-review-top-pn-n

Existem jogos que fazem vender consolas e a Nintendo é um dos casos onde esta tendência é mais notória, seja em Mario, Zelda ou outro jogo de séries principais.

Daí conseguimos perceber o porquê da Nintendo ter adquirido a Monolith Soft, os criadores de Xenoblade Chronicles, afinal, estes criaram um dos grandes marcos da Wii, quando todos os consumidores da consola estavam virados para os jogos mais casuais.

xenoblade-chronicles-x-imagens-coop-pn-n_00011

Este é o principal motivo pelo qual Xenoblade Chronicles X é um dos grandes jogos da Wii U e um dos mais aguardados do ano, pois tudo o que tinha sido mostrado até agora, apontava para que este fosse um dos grandes jogos do ano. Uma tarefa complicada, especialmente num ano em que existem grandes RPG no mercado.

O jogo começa por permitir que criem uma personagem, rapaz ou rapariga, o qual será um dos últimos sobreviventes da queda da White Whale. Embora a personagem não seja chave para a história, é possível escolher algumas opções que fazem pequenas diferenças, embora não mude o rumo da história em si.

xenoblade-chronicles-x-imagens-e3-2015-pn-n_00006

Se achavam que o mundo de Xenoblade Chronicles da Wii e Nintendo 3DS era grande, então preparem-se para Xenoblade Chronicles X, pois o mundo é gigantesco e tem todo o sentimento de escala épica. Sejam as zonas de floresta, planícies ou a própria cidade de New Los Angeles, não se admirem se se sentirem esmagados pela grandiosidade do mundo.

No que toca a combate Xenoblade Chronicles X não foge muito ao antecessor, tendo uma mobilidade bastante boa, seja em que área do mapa estejam. Quando entram em luta com um inimigo, o sistema de combate é aberto e os ataques são apresentados nas bolhas inferiores. Quando atacam com um, este entra em cooldown, por isso é ideal perceber as sequências de ataque, pois muitos dos especiais conferem vantagens se forem usados de forma correcta.

xenoblade-chronicles-x-imagens-e3-2015-pn-n_00008

Depois existem os Skell, os robõs que aparecem um pouco por todo o lado, os quais podem ser usados como método de transporte, ou em combate. Estes são ideais para utilizar em confrontos com inimigos maiores e mais poderosos, criando momentos épicos entre colossos a dadas alturas.

Tal como qualquer outro RPG, Xenoblade Chronicles X também tem alguns momentos cruciais em combates contra bosses, estes são normalmente de grande escala e fazem parte da história. Como seria de esperar, e com um mundo tão grande, vão encontrar várias criaturas especiais para combater e zonas opcionais para visitar, havendo muito para fazer e explorar.

xenoblade-chronicles-x-imagens-coop-pn-n_00006

Claro que também existe muito para recolher e missões secundárias para realizar. Os equipamentos e objectos que apanham servem não só para equipar a personagem, como ainda possibilitam mudar o visual da mesma, pudendo passar de um estilo mais inofensivo para um autêntico soldado/a.

Apesar de não puderem jogar a história com amigos, Xenoblade Chronicles X permite que partilhem a aventura de algumas formas através de funcionalidades online. Podem recrutar ou ser recrutados para outras equipas e ter colegas controlados pelo PC que representam outros jogadores. Existe ainda a hipótese de convidar até 3 amigos, e fazer missões em grupo que envolvem normalmente, dar cabo de algum boss.

xenoblade-chronicles-x-imagens-coop-pn-n_00008

Mesmo que não seja um online tão massivo como seria de esperar, é uma boa forma de passar o tempo e explorar o mundo de formas diversas com outras pessoas.

Em termos visuais, Xenoblade Chronicles X consegue ser um misto estranho entre cenários bonitos, cores e iluminação muito apelativos e modelos de personagens algo estranhos, que parecem quase caricaturas de personagens tipicamente japonesas. De qualquer forma, o mundo acaba por compensar alguns elementos visuais menos conseguidos.

xenoblade-chronicles-x-imagens-coop-pn-n_00013

A música também consegue ter um grande destaque, sendo uma das mais épicas e eclécticas que ouvi este ano em qualquer RPG. As vozes em inglês estão bem conseguidas no geral, embora falte um pouco de variedade aos diálogos durante os combates.

Não existe muito mais para dizer sobre Xenoblade Chronicles X que o aproxime ou afaste de um jogo altamente recomendado. Se são fãs de RPG com exploração, grandes cenários e momentos épicos, joguem este jogo, é mais um grande exemplo da relevância que o Japão continua a ter dentro do género.

xenoblade-chronicles-x-imagens-coop-pn-n_00005

Xenoblade Chronicles X é o Witcher 3 japonês deste ano, como tal, é o melhor RPG que podem comprar para a Wii U e um dos melhores RPG deste ano. O seu estilo muito próprio destaca-o entre a concorrência, o que abona a seu favor em quase todos os aspectos.

Posirtivo:

  • Mundo gigantesco e vivopn-recomendado-ana
  • Exploração recompensadora
  • Combate dinâmico e desafiante
  • Muitas missões para realizar
  • Modo online dá mais alguma longevidade
  • Grande banda sonora

Negativo:

  • Skells fazem o jogo mais fácil
  • Evolução algo confusa a início
  • Arte das personagens demora a interiorizar
  • Online podia abrir o mundo à cooperação

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram