Top 5 – Imprescindíveis no Natal

O Natal é um daqueles temas que por si só dispensa enquadramentos elaborados da história. O cenário está montado e o contexto subjacente, basta apresentar uma árvore de Natal e lá estão, os valores da solidariedade, união, festividade, paz e amor. A família está toda reunida? É o cenário perfeito para um thriller de terror. O pequeno ditador quer um brinquedo? É a oportunidade ideal para uma prova de afecto. Duas pessoas estão sozinhas no Natal? É a conjugação matemática para uma comédia romântica.

Nesta época natalícia, o PróximoNível aproveita para sugerir cinco peças de entretenimento obrigatórias, aconselháveis antes, durante e depois das filhoses.

 

5º Lugar

Sozinho em Casa 2 – Perdido em Nova Iorque.

home-alone-2-lost-in-new-york-natal-pn-img

Os hipsters vêm Sozinho em Casa 3, os clássicos preferem o Sozinho em Casa original, no entanto, o segundo capítulo da saga de Kevin (Macaulay Culkin) é o melhor. Com que atrevimento teço esta afirmação? Bom, é mais divertido, e numa comédia a diversão é uma variável importante. Se no primeiro filme Kevin descobre a importância da família, no segundo capítulo, o popular personagem dos anos 90 descobre a importância de solidariedade, amor ao próximo e respeito pela família… mas numa perspectiva 2.0.

 

4º Lugar

The Little Match Girl

O mundo é um lugar cruel, e esta história é o paradigma da falibilidade da sociedade moderna. Pelas mãos da Disney Pixar, a história clássica da Menina dos Fósforos ganha uma dimensão bela e dramática, que merece reflexão e especial atenção. É triste conceber o conceito de miséria e vulnerabilidade, sobretudo, quem é frágil e inofensivo (nomeadamente as crianças e os idosos). No Parque Jurássico estou sempre a torcer para que os humanos sejam devorados pelos dinossauros, mas na Menina dos Fósforos, peço sempre por um gesto de magia que altere o desenlace trágico num final feliz.

 

3º Lugar

South Park – Woodland Critter Christmas

Woodland-Critter-Christmas-South-Park-natal-pn-img

Mais uma obra-prima de Matt Stone e Trey ParkerWoodland Critter Christmas é aquele especial de Natal que ninguém estava à espera, um carrossel de twists e revelações inesperadas, culminadas num clímax hilariante. Numa entrevista dada pelos criadores de South Park, a dupla confessou que o mecanismo de escrita de um episódio, implica uma linha básica que nunca comtempla a palavra “and”, mas “but” ou “therefore”. A linha de orientação garante o factor surpresa e um ritmo diligente. Em que medida o décimo quarto episódio da oitava temporada encarna o espírito natalício? À moda estranha e sádica de South Park.

 

2º Lugar

Die Hard

die-hard-1-natal-pn-img

Um dos filmes de acção mais espectaculares da história do cinema, e ocorre no Natal. John McClane (interpretado por Bruce Willis) queria apenas uma época natalícia em paz, quando, de repente, é obrigado a enfrentar Hans Gruber (interpretado por Alan Rickman), um dos maiores patifes da história do cinema. Se existem dúvidas sobre o espirito natalício em Die Hard, relembro a última cena, sonorizada com o clássico de Natal: “Let is Snow”.

 

1º Lugar

The Nightmare Before Christmas

Jack-nightmare-before-christmas-natal-pn-img

O filme perfeito de Tim Burton (se bem que foi realizado por Henry Selick). Tal como South ParkThe Nightmare Before Christmas oferece uma perspectiva diferente do Natal, levantando reflexões sobre a importância e origem da quadra, enquadrando a ocasião com as outras épocas festivas. Sub-reptício, inesperado e bizarro, mas ninguém resiste a Jack e à nova noite de Natal. O Estranho Mundo de Jack não é apenas um marco visual, incontornável do cinema moderno, mas uma história que estabelece universalidade o Espírito Natalício.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilhathorn

Por acaso vi o Die Hard 4 a passar na TVI e pensei que faria mais sentido ser o primeiro 😛 O The little Match Girl ainda não vi, terei que tratar disso

Mattblue_PT

Pensei exatamente o mesmo 🙂

André Oliveira

Pois…

Mattblue_PT

Bom top, tenho de ver o the little match girl e o south park- woodland critter christmas.

Nirvanes

Nem sabia que esse Little Match Girls existia 😐

Guilhathorn

Já somos dois…

FoxRS

Três!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
7
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x